Gênio Criador Editora

Livros sobre aquecimento global

Publicações alertam para causas, consequências e possíveis soluções em um mundo com fenômenos cada vez mais atípicos e extremos

Por Danilo Moreira

Já não é novidade que o planeta está mais quente e que o clima está mudando. Há anos, pesquisadores têm avisado sobre as consequências de práticas como desmatamento, poluição, parca gestão de resíduos e posturas que passam longe da sustentabilidade.

A tragédia que tem acontecido no Rio Grande do Sul, com enchentes que afetaram mais de 440 municípios, é um exemplo concreto dessas previsões. Mas não é o único. Recentemente, Dubai foi notícia mundial devido a uma forte tempestade que alagou ruas.

Segundo relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) divulgado em 2022 pela World Resources Institute (WRI) Brasil, atualmente, 3,3 bilhões de pessoas vivem em países altamente vulneráveis aos impactos climáticos. São locais como o Sul da Ásia, América Central, América do Sul e em grande parte da África Subsaariana.

Segundo a ONU, na última década (2010–2019), eventos relacionados ao clima provocaram o deslocamento estimado de 23,1 milhões de pessoas por ano, em média, o que deixou muitas famílias mais vulneráveis à pobreza.

Para ajudar a compreender melhor as mudanças climáticas e seus efeitos, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros que abordam sobre essa questão, bem como mostram os desafios e possíveis soluções para atenuar o cenário ou, pelo menos, ajudar a sociedade a se preparar para comportamentos mais atípicos e extremos do clima.

Marca Gênio Criador 20 anos

Saiba mais curiosidades sobre o logo que representa a Editora

Por Danilo Moreira

Quais histórias uma marca pode carregar em seu DNA? Fundada em 2017, a Gênio Criador Editora possui o logotipo caracterizado, em especial, por uma lâmpada, que possui diversas representações: insight, entendimento, consciência, conhecimento, resposta, solução e sabedoria.

No mês em que a marca completa 20 anos, a Gênio Criador Editora abre o seu livro e conta a história do seu logo. Ele simboliza o desejo de uma psicóloga de fomentar uma importante capacidade humana: a Criatividade.

Conversamos com a Diretora Editorial, Cleusa Sakamoto, que aborda como surgiu a ideia do logo, que já representou um projeto social voltado para Criatividade.

Cleusa é psicóloga há mais de quarenta anos e também atua como pesquisadora na área da Criatividade, motivo que a fez se engajar em projetos que incentivassem a capacidade criativa do ser humano. Confira este bate-papo especial abaixo.

Cartas ao desconhecido, de Luan Magustero

Autor paulista lança “Cartas ao desconhecido ou Vida sem palavras a dizer” pela Gênio Criador Editora

Por Danilo Moreira

“(...) tu encontrarás nestas cartas e poemas palavras imanentes e que ainda não se extinguiram com a vida. E as que aqui no encontro, as que resistem, necessitam se copular e prenhar.”

O trecho, extraído da apresentação de Cartas ao desconhecido ou Vida sem palavras a dizer, traz um pouco do espírito da obra, escrita por Luan Magustero e publicado pela Gênio Criador Editora.

Livros que foram proibidos

Romance “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, foi recolhido de escolas de três estados brasileiros; nos EUA, mais de 4 mil livros foram removidos de bibliotecas somente em 2023 

Por Danilo Moreira

Recentemente, autores brasileiros têm sido notícia por conta de tentativas de proibições de seus livros em escolas. Um desses romances é “O avesso da pele”, do escritor carioca Jeferson Tenório, que foi recolhido de uma escola no Rio Grande do Sul e pelos governos do Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, conforme conta o G1.

Os locais que vetaram o livro afirmam, de modo geral, que a obra possui “linguagem imprópria para menores” e “conteúdo sexual”, acusação endossada por deputados conservadores.

Lançada em 2020 e vencedor do Prêmio Jabuti, a obra denuncia o racismo estrutural e, desde 2022, faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

O caso de “O avesso da pele” (Companhia das Letras) é um exemplo de um cenário preocupante que vem se configurando nos últimos anos no universo dos livros. Grupos conservadores, políticos e organizações religiosas têm promovido tentativas cada vez mais organizadas de proibição de obras, especialmente em escolas.

O Brasil não é o único país a ver essas tentativas de censura. Nos Estados Unidos, por exemplo, um levantamento da Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês) aponta que, em 2023, foram removidos 4.240 títulos de bibliotecas no país, quase o dobro do registrado em 2022, em que 2.571 livros foram vetados. É o maior número desde o início do monitoramento, há mais de duas décadas.

Curiosamente, a maior parte das obras debatem questões como racismo, diversidade e denunciam mazelas sociais e violações de direitos humanos. O movimento preocupa editoras, autores, profissionais do livro, associações e demais entusiastas da liberdade de expressão.

Para contribuir com a reflexão sobre esse tema, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros consagrados de autores brasileiros e estrangeiros que já foram vítimas de proibições.

Veja a seguir:

Livros com curiosidades sobre a língua portuguesa

Obras investigam as origens, influências e curiosidades do nosso idioma

Por Danilo Moreira

Você já parou para pensar que as palavras que você pronuncia todos os dias são carregadas de séculos de histórias, legados de povos e outras características que as trouxeram até aqui?

Desde 1999, a ONU celebra o Dia Internacional da Língua Materna, comemorada no dia 21 de fevereiro. A iniciativa visa promover e preservar diversidade linguística, além de valorizar a expressão cultural existente por meio dela e a sua multiplicidade.

Aproveitando a data, a Gênio Criador Editora elencou alguns livros de especialistas para conhecer mais sobre a trajetória e a riqueza da nossa língua portuguesa.

Página 1 de 23

Seja um Gênio você também!

Busca