Faça a diferença e multiplique!

Livros sobre cidades

Obras refletem sobre os bons e maus caminhos da urbanização, as boas práticas e a responsabilidade socioambiental dos agentes transformadores

Por Danilo Moreira

Quais desafios a sua cidade enfrenta atualmente? E quais ela já superou?

Muito se tem a discutir sobre os rumos das cidades e a eficiência de modelos de urbanização – bem como a busca de novos paradigmas para atender às demandas atuais (como as mudanças climáticas mais aceleradas) ou tentar resolver mazelas às vezes seculares, como a desigualdade social.

Ciente da importância sobre o tema, em 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 31 de outubro como o Dia Mundial das Cidades. O objetivo é chamar a atenção para a importância do fomento ao desenvolvimento urbano sustentável e a cooperação internacional.

Como o conhecimento é uma ferramenta poderosa de transformação, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros sobre cidades, que ajudam a despertar essa responsabilidade que é de todos.

Escritas por pesquisadores especialmente das áreas de Arquitetura e Urbanismo, as obras abordam sobre os desafios de cidades pelo mundo e também no Brasil, bem como aponta possíveis caminhos para modelos mais sustentáveis, humanizados e igualitários.

Confira a seguir:

Livros sobre tradução e interpretação

Obras abordam a história, características, teorias e técnicas importantes para quem atua nessas áreas

Por Danilo Moreira

As profissões de tradutor e interprete são de enorme importância em um mundo cada vez mais globalizado e conectado. Enquanto o primeiro atua com a linguagem escrita, o segundo é focado na oralidade ou língua de sinais.

Segundo levantamento da Secretaria da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), divulgada em 2023, existem no Brasil cerca de 2.419 tradutores e intérpretes públicos.

Em 30 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Tradutor, em alusão ao dia em que São Jerônimo faleceu. Ele é conhecido por traduzir a Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim, além de ser lembrado como santo padroeiro dos tradutores, na tradição católica. A data foi estabelecida em 1991 pela Federação Internacional de Tradutores (FIT).

Para celebrar esse dia, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros considerados por especialistas como essenciais para tradutores e intérpretes.

As obras selecionadas mostram que a arte da tradução e interpretação são mais do que simplesmente converter palavras, mas um universo que leva em consideração fatores culturais e diversos conhecimentos necessários.

Veja a seguir:

Livros para se comunicar melhor

Obras investigam nuances e ensinam técnicas para aprimorar a comunicação verbal e não verbal

Por Danilo Moreira

A maneira como nos expressamos, ouvimos e nos conectamos com os outros pode fazer uma diferença significativa na construção de relacionamentos sólidos e na capacidade de influenciar positivamente. Melhorar as habilidades de comunicação é essencial tanto para o sucesso pessoal quanto profissional.

Fácil, não é. Mas o que não faltam são livros para auxiliar no aprimoramento dessas competências. A Gênio Criador Editora selecionou algumas obras para aprimorar a comunicação, sejam para conversas mais reservadas, sejam em falas para públicos amplos.

Os livros são de autores brasileiros e estrangeiros consagrados e que exploram as fascinantes nuances da arte de comunicar na esfera profissional e pessoal.

Confira a seguir:

Capa do livro Campo de Estrelas, lançado pela Gênio Criador Editora

Lançamento da Gênio Criador Editora, obra mostra curiosidades da Catedral e conta com depoimento de Sonia, peregrina do Caminho de Santiago, uma das maiores rotas católicas do mundo

Por Danilo Moreira

Situada na cidade que leva o seu nome, na Espanha, a Catedral de Santiago de Compostela começou a ser construída no ano de 1.075. Ao longo dos séculos, ganhou novas características e tornou-se um imponente templo católico, um dos mais belos e conhecidos do mundo.

O local, onde estão enterrados os restos mortais do apóstolo Tiago, um dos discípulos de Jesus, segundo a tradição cristã, é o destino final dos Caminhos de Santiago, um conjunto de rotas de peregrinação cristã. São cerca de sete rotas históricas: o Caminho Francês, o Caminho do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítimo fluvial, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo e o Caminho Português.

É claro que uma catedral imponente e uma série de rotas de peregrinações milenares são carregadas de histórias interessantes e, certamente, devem marcar para sempre quem viveu essas experiências. É o caso da escritora e educadora baiana Conceição Barros que, fascinada com a história do local, reuniu sua vivência e pesquisa no livro Campo das Estrelas — história, arte e fé, lançamento pela Gênio Criador Editora. A obra, a autora revela curiosidades culturais, religiosas e arquitetônicas sobre o local, além de trazer suas impressões como visitante.

Além do seu relato, Conceição traz a contribuição da jornalista e coautora Sonia Di Rebouças, que fez os trajetos dos caminhos francês (cerca de 800 km) e português (270 km) até a Catedral e, em uma carta, dedicada à amiga, compartilha com os leitores do livro a sua valiosa experiência como peregrina até o local.

A obra também conta com prefácio do Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva.

Para falar de um tema tão especial, o blog da Gênio Criador Editora convidou a autora Conceição Barros e a coautora Sonia Di Rebouças para falarem sobre o livro e a vivência que tiveram com o local.

Booktokers para ler livros e estudar

Perfis trazem resenhas de obras, curiosidades e outras novidades que integram o universo dos livros e do conhecimento

Por Danilo Moreira

Lançado em 2016, o aplicativo de vídeos chinês TikTok possui quase 100 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo levantamento do DataReportal, divulgado início deste ano. O país é o terceiro do ranking mundial e fica atrás apenas da Indonésia, com 123,8 milhões e dos Estados Unidos, com 140 milhões.

O app tem se popularizado ano a ano com as famosas dancinhas, desafios e tags que viralizam para além da mídia social. Mas você sabia que lá também existem canais que são bastante úteis tanto para fomentar o hábito da leitura como para auxiliar nos estudos?

O blog da Gênio Criador Editora selecionou dez perfis do TikTok para pessoas apaixonadas por livros e para quem deseja se preparar para vestibulares e concursos.

Para facilitar, a lista foi dividida em duas partes: a primeira é focada nos booktokers, ou seja, especializados em livros; a segunda é dedicada a profissionais focados no ensino de disciplinas específicas.

Veja a seguir:

Página 1 de 24

Seja um Gênio você também!

Busca