Ano teve lançamentos de versões impressas e publicações digitais em Educação, Nutrição, Gestão, Criatividade, Psicologia, entre outras
Por Danilo Moreira
Divulgar a criatividade e a pesquisa acadêmica é o objetivo da Gênio Criador Editora e em 2022, ano em que a empresa completou 5 anos, não foi diferente. Diversos conteúdos de pesquisas, histórias e debates teóricos nasceram por meio do nosso processo editorial, contribuindo para a divulgação e democratização do conhecimento.
O ano foi marcado pelo lançamento de versões impressas de alguns livros publicados inicialmente em eBook em anos anteriores, bem como publicações de obras inéditas nos formatos impresso e digital.
"Em 2022, comemoramos 5 anos com mais de 60 livros publicados desde a nossa fundação. A cada novo ano, celebramos uma ampliação em nossas publicações, sejam em temas e novos autores, que trazem contribuições ao horizonte de conhecimento oferecido por meio do nosso catálogo. Acreditamos no livro como agente transformador da sociedade e sentimos muito orgulho dos trabalhos que publicamos. Agradecemos de coração a todos que fazem parte dessa história e que confiam no nosso trabalho", afirma a Diretora Editorial, Cleusa Sakamoto.
Veja a seguir:
1. Saúde mental e trabalho na pandemia de Covid-19, de Cristiano de Jesus Andrade (org.)
Organizada durante o cenário mais crítico da pandemia de Covid-19, a coletânea tem como objetivo promover a reflexão sobre saúde mental dos que atuam em diversos segmentos.
Em outras palavras, assim como a pandemia não se findou, cada trabalhador continua a imprimir sua contribuição social por meio de suas práticas trabalhistas. Como fica a saúde mental no meio disso tudo?
A obra reúne textos de diversos autores num enfoque multidisciplinar, abrangendo variadas temáticas que podem servir de apoio na aplicação em diversas práticas clínicas, além de ser útil para estudantes, docentes, pesquisadores e demais interessados em ler sobre saúde mental no trabalho.
O livro foi lançado em janeiro de 2022 e está disponível gratuitamente na versão eBook em nossa loja.
2. Obediência, magia e crimes no romance ‘Artemis Fowl’, de Eoin Colfer, de Alexandre Carvalho
A série infantojuvenil Artemis Fowl, do escritor irlandês Eoin Colfer, foi publicada entre 2001 e 2012. A trama, de modo geral, conta sobre a história de um adolescente de doze anos que entra para o mundo do crime organizado e, como primeiro ato, sequestra uma criatura do Povo das Fadas por uma soma em ouro.
O livro analisa o percurso realizado pelas personagens secundárias Domovoi Butler, Holly Short e Palha Escavator, abordadas no primeiro volume da saga.
Dessa forma, o pesquisador analisa as ricas nuances dessas coadjuvantes, mostrando que nesse emaranhado de humanos, fadas, magia e tecnologia, há aspectos relacionados à importância de personagens coadjuvantes que merecem ser analisados.
Fruto da tese de Mestrado em Letras do autor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a obra teve o seu lançamento impresso em março e está disponível à venda sob demanda.
3. Estresse individual e nas organizações, de Aidyl de Queiroz Perez-Ramos (org.)
Outro lançamento em março é um legado do economista e Doutor em Psicologia Juan Perez Ramos (falecido em 2006), organizado por sua esposa.
O autor, com larga experiência como psicólogo de grandes empresas inclusive internacionais, traça características que podem servir de rico material de estudo para pesquisadores e interessados no assunto.
O livro impresso encontra-se disponível na Academia Paulista de Psicologia. Para obter o livro, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
4. Da alma ao direito: a dignidade da pessoa humana, de Moacir Ferreira Filho
Por meio do livro, o autor, que é pesquisador nas áreas de Filosofia, Ciências da Religião e Direito, procura destacar a relevância e o legado dos estudos medievais para os dias de hoje.
Dessa forma, a obra analisa a relação alma-corpo, descreve de que forma ocorre o processo de apreensão de um objeto a partir das potências da alma e como ocorre o processo do conhecimento.
O trabalho também conceitua sobre a potência intelectiva e trata da racionalidade como base para a dignidade do ser humano, fundamental para o Direito Contemporâneo no que diz respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira de 1988.
A edição impressa foi lançada em abril e está disponível sob demanda. Moacir Ferreira também é autor do livro Justiça e Religião: de Tomás de Aquino aos dias de hoje, publicado em 2021 pela Gênio Criador.
5. Ludicidade, educação e neurociências – Volumes I e II, de Beatriz Picolo Gimenes e Rosely Perrone (orgs.)
Os dois volumes, que foram lançados inicialmente no formato eBook em 2021, ganharam edições impressas em junho de 2022.
Os pesquisadores participantes trazem diferentes visões teóricas e práticas em que estabelecem conexões entre o Brincar, a Educação e a Neurociências, analisando o potencial dessas aplicações no desenvolvimento da identidade individual e profissional, bem como a consciência cidadã.
Enquanto o Volume I traz abordagens sobre os processos da infância e projetos interventivos, o Volume II faz uma retrospectiva da vivência infantil aos artigos científicos relacionados à temática.
Os livros também passeiam por iniciativas, reflexões e efeitos no desenvolvimento humano, na saúde e na cognição.
Você pode adquirir os livros impressos e os eBooks na Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) no site oficial (brinquedoteca.org.br)
6. Criatividade: nuances teóricas na perspectiva da Filosofia e da Psicologia, de Cleusa Kazue Sakamoto e Marcos Aurélio Trindade (orgs.)
O trabalho é focado em ampliar as reflexões e possibilidades dos estudos de Criatividade, elencando contribuições oriundas de pesquisas nos campos da Filosofia e Psicologia.
A primeira parte do livro contém cinco artigos com perspectivas da criatividade na ótica da Filosofia, passando pela abordagem de teóricos como Hannah Arendt, Michel Foucault e São Tomás de Aquino.
Já a segunda parte discute a criatividade pelo viés da Psicologia, abordando teorias como a Gestalt, Psicanálise, o Método Tinkering, além de debater as perspectivas de especialistas consagrados como Sigmund Freud, Melanie Klein e Donald Woods Winnicott.
Também são explanadas vivências como o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos e o ensino por meio das Artes.
A obra foi lançada em 2021 na versão eBook e, em junho 2022, ganhou uma edição impressa, disponível sob demanda. O eBook pode ser obtido gratuitamente na loja da Gênio Criador Editora.
7. Criatividade: novas nuances teóricas na perspectiva da Filosofia e da Psicologia, de Cleusa Kazue Sakamoto e Marcos Aurélio Trindade (orgs.)
Continuação de “Criatividade: nuances teóricas...”, a obra é resultado de uma proposta aos autores do primeiro livro de estudarem novas propostas, ângulos, correntes teóricas e novas nuances acerca da capacidade criativa nas perspectivas da Filosofia e da Psicologia, com textos mais provocativos.
Assim como a primeira coletânea, o livro também se divide em uma primeira parte, cujos artigos tratam sobre a criatividade por meio das contribuições teóricas da Filosofia e uma segunda parte, focada na abordagem criativa por meio da Psicologia, ainda que, nessa obra, essas separações sejam menos rígidas.
O livro traz reflexões como a capacidade criativa como caminho para a verdade, manifestação de felicidade e humanização. Também discorre sobre a imersão no mundo digital imposta pela pandemia de Covid-19 e os impactos na saúde mental, as relações humanas, dentre outros temas atuais, além de citar teóricos como Paulo Freire e Donald Woods Winnicott.
A primeira edição da obra foi lançada em eBook em janeiro de 2022 e, assim como sua antecessora, também ganhou uma versão impressa em junho de 2022. O livro digital está disponível para aquisição na loja da Gênio Criador Editora. O formato impresso pode ser adquirido sob demanda.
8. Brincar no jardim, tocar na natureza..., de Enéias Murilo Cerqueira-da-Silva, Iani Dias Lauer-Leite e Jaílson Santos de Novais
O livro infantil, desenvolvido em parceria de autores e universidades, tem como objetivo estudar as conexões das crianças com a natureza.
Para isso, os autores entrevistaram 21 crianças com idades entre 8 e 11 anos, durante a pandemia de Covid-19, que responderam a algumas perguntas sobre como se sentem e se relacionam com elementos da natureza.
As respostas interessantes estão ilustradas com desenhos autorais das crianças entrevistadas ao longo do livro.
O livro impresso foi lançado pela Gênio Criador Editora em setembro e está disponível para aquisição sob demanda.
9. Histórias de um time campeão: para divertir, inspirar e emocionar, de Marta Camargo Matos (org.)
Durante a pandemia de Covid-19, um grupo de antigos profissionais da Reuters Brasil, filial da famosa agência internacional de notícias com sede no Reino Unido, decidiram compartilhar suas experiências, de forma a inspirar empreendedores e jovens profissionais.
Dessa forma, nasceu esse livro, que reúne histórias sobre o desenvolvimento da Reuters no país. São visões e vivências diferentes que compartilham boas práticas de gestão, trabalho em equipe, resiliência e outros aspectos que são lições para a vida toda.
A obra é dividida em quatro partes: Histórias para divertir, Histórias para inspirar, Histórias para emocionar e Participações especiais, inclusive com depoimento de Tom Glocer, CEO da Reuters.
O livro impresso foi lançado em outubro pela Gênio Criador Editora e está disponível para aquisição sob demanda.
10. Linguagem fotográfica: um guia para quem trabalha com fotografia, de Mauricio Simonetti
Fotógrafo há mais de 40 anos, Simonetti, cuja trajetória já abordamos em entrevista exclusiva com o autor aqui no blog, decidiu reunir nesse livro a sua vasta experiência.
Por meio da obra, o especialista ensina como criar as melhores imagens por meio da técnica fotográfica, além de abordar sobre o processo criativo embutido em casa foto, bem como treinar o olhar poético para captar imagens impactantes.
Na obra, o fotógrafo traz orientações sobre luz, composição, contraste, cor, foco, momento e movimento. O autor também discorre sobre o papel da fotografia e traz reflexões acerca da profissão.
A obra impressa foi lançada em outubro e está disponível à venda sob demanda.
11. Educ_ação em debate, Volumes 1 e 2, de Isabel Orestes Silveira e Cleusa Kazue Sakamoto (orgs.)
Um dos diferenciais da Gênio Criador Editora é disponibilizar alguns materiais gratuitos, produzidos por especialistas renomados e que contribuem com reflexões e diálogos importantes para a sociedade. Os dois eBooks de Educ_ação em debate são exemplos dessa iniciativa de democratização do conhecimento.
Os artigos do primeiro volume trazem os fundamentos históricos da prática educativa e pedagógica que ocorreram no passado e influenciam o contexto brasileiro no presente, fomentando um futuro ainda mais inclusivo. Também são abordados temas e analisadas experiências como as de ensino no espaço digital e em bairros periféricos.
Já os capítulos do segundo volume tratam sobre a natureza do desenvolvimento humano em relação à aprendizagem, problematizando o papel que a Educação escolar desempenha, especificamente, na transmissão dos conhecimentos historicamente sistematizados e em suas formas mais desenvolvidas. O livro conta com assuntos como oralidade em sala de aula, interdisciplinaridade, ensino inclusivo, combate ao cyberbullying, dentre outros temas relevantes.
Os eBooks foram lançados em dezembro e estão disponíveis para download gratuito na loja da Gênio Criador Editora.
12. O que tem no prato da grávida, de Eliane Cristina Rocha de Pádua e Albertina Duarte Takiuti
O livro é um guia prático de nutrição para as futuras mães, visando trazer segurança e bem-estar para a experiência da gestação.
A nutrição é um dos fatores mais relevantes na gravidez e que influenciam a mãe e o bebê. O que é consumido durante os nove meses de gravidez determina de modo significativo o peso e estado de saúde do bebê, no nascimento e na vida futura.
A obra traz diversas dicas, receitas, orientações e informações para uma alimentação saudável durante a gestação.
O livro, publicado em dezembro, contará com um evento de lançamento oficial no mês de março e estará à venda em livrarias.
Novidade: código DOI
A partir de janeiro deste ano, os eBooks publicados pela Gênio Criador Editora passarão a contar com o DOI (Digital Object Identifier).
O código é um registro para qualquer tipo de arquivo digital, possibilitando que qualquer pessoa no mundo possa consultar as informações bibliográficas do conteúdo e ter acesso a ele, mesmo que se altere a URL do material.
No Brasil, a Plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) utiliza o DOI para certificar digitalmente as produções registradas no Currículo Lattes. Nesse sentido, a Gênio Criador facilitará a presença e consulta das produções bibliográficas de seus autores com o DOI nas publicações.
“A inclusão do DOI significa para nós mais um diferencial que passaremos a oferecer aos nossos autores, mostrando também que estamos nos alinhando com as mais recentes tecnologias relacionadas ao produto livro. É uma maneira de valorizar nossas publicações e darmos ainda mais apoio e reverberação a tantos talentos que temos o privilégio de divulgar!”, destaca a Diretora Editorial da Gênio Criador.
Conheça mais do catálogo da Gênio Criador Editora acessando a nossa loja virtual.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas mídias sociais através dos botões abaixo.