Diretora Editorial e fundadora, Cleusa Sakamoto, comenta sobre algumas curiosidades e traz dicas para autores que desejam publicar um livro
Por Danilo Moreira
Um mês de festa! Em setembro, a Gênio Criador Editora completa 5 anos de existência. A editora especializada em obras de não ficção e publicações acadêmicas já lançou mais de 60 livros em áreas, como Educação, Psicologia, Comunicação, Teologia, Pedagogia, Filosofia, entre diversas outras.
Para celebrar este momento especial, entrevistamos a Diretora Editorial e fundadora da Gênio Criador Editora, Cleusa Sakamoto. Ela contou sobre algumas curiosidades sobre a editora, além de comentar sobre o mercado editorial para livros de pesquisadores e fornecer dicas importantes para autores.
Confira a seguir:
Como surgiu a ideia de criar a Gênio Criador Editora?
Atuando como professora universitária desde 1990, venho publicando livros e participando com capítulos em publicações coletivas. Essa iniciativa de publicar uma pesquisa em livro e incentivar a produção de conhecimento por meio desse formato começou a me fascinar ao longo dos anos. Assim, surgiu a ideia de constituir uma editora. Também pensei que poderia ser um plano B no meu campo de trabalho, pois quando não estamos vinculados a uma universidade pública, a vida universitária gera muita incerteza...
Por que o nome “Gênio Criador”?
Há anos trabalho como pesquisadora em Criatividade e apoio iniciativas que fomentam essa incrível capacidade humana. Gênio Criador é o título do meu primeiro livro, que foi lançado em 2004 (“O Gênio Criador”, Editora Casa do Psicólogo), que aborda a Criatividade de modo simples e com definições básicas.
O Gênio Criador, de Cleusa Sakamoto, livro que inspirou o nome da Editora
Logo depois, lancei um site homônimo, que era um portal de notícias e curiosidades sobre esse assunto. Depois de alguns anos, o site passou a ser um repositório das minhas aulas.
Em 2017, quando coloquei em prática o projeto da editora, decidi utilizar este mesmo nome, pois já detinha o registro e direitos exclusivos. Além disso, a marca Gênio Criador expressa a alma da produção e divulgação das publicações e dos talentosos autores. Do antigo site, continuamos com o blog.
Hoje, cinco anos depois dessa vivência, o que você falaria à Cleusa do início do projeto?
Para a Cleusa daquela época eu diria que a iniciativa de construir a Editora está sendo possível só porque ali, em 2017, houve a coragem de correr riscos!
Cleusa Sakamoto, Diretora Editorial e fundadora da Gênio Criador Editora
Quais foram as principais realizações da Editora nos últimos cinco anos?
Tivemos inúmeras conquistas, a começar pelo prazer de divulgar trabalhos sensacionais, fruto de esforço e tempo dedicado de tantos pesquisadores pelo país e pelo exterior! Também tivemos o prazer de ter publicado obras de autores talentosos de vários campos de atuação.
Post anunciando o lançamento da Editora no Facebook (2017)
Temos orgulho de ter um acervo maravilhoso, com livros muito bem confeccionados, sem exceção, além de disponibilizarmos alguns eBooks gratuitos em uma categoria especial da nossa loja virtual, com múltiplas abordagens e que ajudam a democratizar o acesso ao conhecimento.
Além disso, temos uma equipe que cresce e reúne muitos profissionais comprometidos, que nos ajudam a entregar um trabalho excelente, à altura do que nossos autores e o país merecem.
Tem alguma história inusitada que ilustra o trabalho sério da editora nestes anos, que você gostaria de contar?
Olha... várias histórias... já tivemos autores que publicaram livros juntamente ao nascimento do filho, grupo de pesquisadores que se tornaram muito amigos após o trabalho. Houve um livro que ficou 1 ano para ficar pronto, tamanho perfeccionismo do autor... Já outra obra foi concluída em apenas 40 dias para beneficiar um autor em um processo seletivo.
Ao trabalhar com escritores acadêmicos, quais são as principais dificuldades observadas durante o processo de publicação do livro?
Temos algumas recorrentes. No caso das coletâneas que reúnem artigos de vários pesquisadores, por exemplo, o desafio é manter a uniformidade do conjunto da obra, a padronização de termos e do conteúdo. O uso de normas como as da ABNT e APA também envolve alguns desafios que demandam bastante trabalho no processo de preparação de texto, edição e revisão.
Publicar um livro também envolve prazo e, às vezes, os autores têm dificuldades de cumpri-lo em etapas como o envio do texto final ou o aval das revisões realizadas.
Um dos primeiros lançamentos da Gênio Criador Editora: a obra coletiva “Criatividade e longevidade”, lançada na USP em 2017
Quais dicas você daria para pesquisadores que pensam em publicar a sua pesquisa em livro?
É importante montar uma boa apresentação, que retrate bem a proposta do livro e motive o leitor a conhecer o conteúdo. É claro que não é fácil ser cativante ao divulgar certos temas e estudos, mas o importante é mostrar o valor de sua pesquisa e livro ao seu público-alvo.
Lembre-se que essa é uma oportunidade de eternizar e viralizar o seu estudo e descobertas, contribuindo para a sua área de atuação e também para o conhecimento geral de seus leitores.
Às vezes o conteúdo da pesquisa já foi compartilhado em outro contexto e formatação (como num Mestrado, por exemplo). No caso do livro, é necessário fazer algumas adequações para esse formato, então, aproveite esse momento para atualizar o conteúdo. Não se prenda ao formato da pesquisa. Às vezes, vale a pena trocar até a ordem de trechos, reescrever partes e até reformular conclusões.
Livro “Borboleta Tita”, de Marcelo Guedes (2018), chegou a ser tema de evento educacional com várias escolas de Minas Gerais
Nesses cinco anos, você sentiu mudanças significativas no mercado editorial brasileiro voltado a livros de pesquisa/acadêmicos? Se sim, quais?
Sim, acredito que com a pandemia de Covid-19 a prática da leitura foi estimulada, assim como outros hábitos e que levaram à maior busca de conhecimento sobre temas de interesse.
O período acirrou o debate sobre a contribuição que recebemos da Ciência e, por consequência, a divulgação de livros acadêmicos ganhou ainda mais relevância.
Torço muito para que nosso país aprimore o seu capital intelectual, pois temos diversos pesquisadores incríveis e que precisam ser mais valorizados e seus trabalhos divulgados.
Quais são os planos para a Gênio Criador Editora para os próximos anos?
Além de continuar sendo uma vitrine para obras de não ficção e pesquisadores que desejam compartilhar o seu conhecimento por meio do livro, pretendemos aumentar a nossa equipe de trabalho e, quem sabe, além da nossa loja virtual, criar um espaço físico para que nossos autores possam divulgar e comercializar os seus trabalhos.
Lígia Oizumi com eBook e duas versões de capa impressa do livro “Felicidade na prática” (2021)
Queremos também divulgar ainda mais a existência da Gênio Criador Editora junto aos universitários — docentes e discentes, reforçando as diversas possibilidades existentes na publicação de seus trabalhos científicos em livro.
O que você gostaria de dizer a todos neste momento de celebração de 5 anos da Editora?
Tenho enorme gratidão pelo carinho com que os autores sempre nos tratam, pela confiança que depositam no nosso trabalho e pela parceria em todos os momentos.
Festejamos e sofremos juntos, enfrentamos as dificuldades e conquistamos espaço! Nossa satisfação é ver autores aparecendo no mercado editorial e em suas áreas como referências em conteúdo e pesquisa.
Encontro com autores dos dois volumes de “Ludicidade, Educação e Neurociências”, na 26ª Bienal Internacional do Livro de SP (2022)
É uma honra celebrar 5 anos com mais de 60 obras publicadas. Começamos de forma modesta e continuamos a cada dia aprimorando os nossos processos para levar aos autores e ao público a melhor experiência possível, nessa nobre missão de ajudar a compartilhar conhecimento — tão necessário especialmente nos dias atuais.
Por fim, obrigada a todos que colaboram com a Gênio Criador Editora, que divulgam a nossa marca, que leem os livros que confeccionamos com tanto carinho e que, de alguma forma, tornaram esse sonho possível.
O aniversário é nosso!
Gostou da matéria? Compartilhe nas mídias sociais por meio dos botões abaixo e incentive esse importante projeto de leitura.