Gênio Criador Editora

Livros para se comunicar melhor

10 livros para melhorar a comunicação

Obras investigam nuances e ensinam técnicas para aprimorar a comunicação verbal e não verbal

Por Danilo Moreira

A maneira como nos expressamos, ouvimos e nos conectamos com os outros pode fazer uma diferença significativa na construção de relacionamentos sólidos e na capacidade de influenciar positivamente. Melhorar as habilidades de comunicação é essencial tanto para o sucesso pessoal quanto profissional.

Fácil, não é. Mas o que não faltam são livros para auxiliar no aprimoramento dessas competências. A Gênio Criador Editora selecionou algumas obras para aprimorar a comunicação, sejam para conversas mais reservadas, sejam em falas para públicos amplos.

Os livros são de autores brasileiros e estrangeiros consagrados e que exploram as fascinantes nuances da arte de comunicar na esfera profissional e pessoal.

Confira a seguir:

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Iniciamos a lista com um clássico da literatura sobre desenvolvimento pessoal e habilidades sociais. Publicado pela primeira vez em 1936, o livro oferece princípios e técnicas práticas para melhorar a comunicação e interações humanas e construir relacionamentos mais eficazes.

O livro explora os princípios fundamentais das relações humanas, como fazer com que as pessoas simpatizem com você, como persuadir os outros a concordarem com seu ponto de vista, e como ser um líder que inspira e motiva com argumentos e afetividade.

Carnegie usa uma série de exemplos para ilustrar suas técnicas, que incluem elogiar sinceramente, demonstrar interesse genuíno pelos outros, evitar críticas diretas e procurar sempre entender o ponto de vista alheio. O livro ajuda o leitor a desenvolver empatia, melhorar suas habilidades de comunicação e construir relacionamentos mais positivos, seja no trabalho ou na vida pessoal.

A edição atualmente mais encontrada à venda nas livrarias foi lançada pela Editora Sextante em 2019, com tradução de Livia de Almeida.

2. Falar bem é fácil, de Eunice Mendes, Lena Almeida e Marco Polo Henriques

A obra funciona como um guia prático voltado para o desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal.

Com uma linguagem acessível e direta, os autores exploram temas como a importância da preparação, a organização das ideias, a construção de um discurso cativante e o controle do nervosismo.

Além disso, o livro oferece dicas sobre como utilizar a voz de maneira eficaz, a postura corporal adequada e como adaptar a comunicação ao público-alvo, além de trazer experiências e exemplos práticos,

O livro foi lançado em 2007 pela AGWM Editora.

3. Fale menos, comunique mais, de Carla Furtado

A obra oferece dicas e estratégias para aprimorar a comunicação em diferentes ambientes. O livro aborda temas como a linguagem corporal, a empatia, a escuta ativa e a assertividade.

A autora foca na qualidade da mensagem ao invés da quantidade de palavras. Ela oferece insights e técnicas para que os leitores possam aprimorar sua capacidade de transmitir ideias de forma clara, objetiva e impactante.

O livro também explora como evitar excessos verbais, eliminar ruídos na comunicação e manter o foco na mensagem essencial, além de trazer exemplos práticos e exercícios.

O livro foi publicado em 2016 pela Manuscrito Editora.

4. TED: Falar, convencer, emocionar, de Carmine Gallo

O especialista analisa as características comuns das apresentações mais bem-sucedidas do TED (Technology, Entertainment and Design), a famosa conferência que reúne personalidades mundiais de diversas áreas para compartilhar ideias e vivências poderosas.

O livro explora técnicas que ajudam um falante a criar um impacto emocional no público, como o uso de histórias pessoais, a importância de ser autêntico e a capacidade de simplificar ideias complexas.

Gallo também traz dicas de preparação, explica como construir um roteiro envolvente e de que forma utilizar elementos visuais para complementar a fala.

No Brasil, a obra foi lançada pela Editora Benvirá em 2014, com tradução de Cristina Yamagami.

5. Obrigado pelo feedback, de Sheila Heen e Douglas Stone

O livro explica como as pessoas podem aprender a receber feedbacks de forma que leve ao crescimento e à melhoria contínua, e reforça sua importância no crescimento pessoal e profissional.

O livro oferece estratégias para superar as barreiras emocionais e psicológicas que frequentemente tornam o feedback difícil de ser recebido, não só na esfera profissional, mas em outras áreas da vida como na família, entre amigos etc.

A obra examina por que o feedback é tão relevante, os tipos diferentes (elogios, críticas e sugestões), como distinguir a crítica e a pessoa que a fornece e ainda, as formas de evitar reações defensivas.

No Brasil, foi publicada pela Portfolio, selo da Penguin Editora em 2016, com tradução de Renata Guerra.

Foto de pessoas se comunicando, para matéria sobre livros para se comunicar melhor

6. Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan Pease e Barbara Pease

Na obra, os autores australianos oferecem uma análise detalhada de como as pessoas se comunicam de maneira não verbal e como esses sinais muitas vezes revelam pensamentos e emoções que as palavras não expressam. O livro é especialmente útil para quem deseja melhorar suas relações interpessoais, negociar melhor e interpretar corretamente as intenções dos outros.

Apoiados em pesquisas, os especialistas explicam o significado de gestos como o aperto de mãos, cruzar os braços, o contato visual e até mesmo a forma como as pessoas se sentam.

Eles também ensinam como os sinais podem ser interpretados para entender melhor as intenções e sentimentos dos outros, além de ensinar como ajustar a própria linguagem corporal para transmitir confiança, empatia e autoridade.

No Brasil, a obra foi lançada em 2005 pela Editora Sextante, com tradução de Pedro Jorgensen Junior.

7. Comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar, de Débora Brum

A especialista, que é fonoaudióloga empresarial, explora os princípios da comunicação assertiva, por meio de uma abordagem que permite expressar e ouvir opiniões, sentimentos e necessidades de maneira clara, direta e respeitosa e com empatia.

O livro ensina como equilibrar firmeza e empatia ao se comunicar, ajudando o leitor a evitar conflitos e a construir relacionamentos mais saudáveis e produtivos. Como explica o texto de divulgação, “tão importante quanto saber o que falar, é como falar”.

A publicação é fruto de pesquisas em mais de 17 anos de treinamentos e palestras que a autora ministrou sobre Comunicação Humana em empresas de todo o país.

O livro foi lançado pela Literare Books International em 2021.

8. Todos se comunicam, poucos se conectam, de Johan C. Maxwell

No livro, o autor norte-americano apresenta princípios práticos que ajudam a transformar a comunicação em uma ferramenta poderosa para influenciar, inspirar e liderar.

A obra é recomendada para líderes, profissionais de diversas áreas e qualquer pessoa que deseja melhorar suas relações e aumentar seu impacto por meio de uma comunicação mais profunda e significativa.

Maxwell aborda como a conexão vai além das palavras ditas e envolve fatores como empatia e a habilidade de entender as necessidades e desejos dos outros. Ele compartilha estratégias para criar um ambiente de confiança, adaptar a comunicação a diferentes públicos e contextos, e usar histórias e exemplos pessoais para engajar e motivar.

No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Thomas Nelson Brasil, com tradução de Bárbara Coutinho e Leonardo Barroso.

9. Como falar de improviso, de Reinaldo Polito

Falar de improviso é um desafio, mas uma habilidade cada vez mais valorizada tanto em contextos profissionais quanto pessoais. A obra oferece recursos para quem deseja se comunicar de forma mais natural e eficaz, mesmo quando pego de surpresa.

O livro apresenta estratégias para superar o medo e a insegurança ao falar sem preparação prévia. Polito explora técnicas como o uso de estruturas mentais, além de trazer dicas de como evitar os erros mais comuns ao improvisar, como divagações, repetições e falta de clareza.

Com exemplos práticos e exercícios, o autor ajuda o leitor a se preparar para situações em que é necessário falar de forma espontânea, como reuniões, entrevistas, apresentações e conversas informais.

A obra foi lançada pela Editora Benvirá, em 2018.

10. Supere o não: como negociar com pessoas difíceis, de William Ury

O autor apresenta técnicas eficazes para superar os obstáculos comuns que surgem em negociações com perfis como um chefe teimoso, um cliente irritado ou um colega difícil.

Focado em situações onde o "não" parece ser a resposta final, Ury ensina como manter a calma, evitar confrontos e encontrar soluções que beneficiem ambas as partes.

A obra é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar suas habilidades de negociação e alcançar acordos mais eficazes e satisfatórios.

No Brasil, foi publicada pela Editora Benvirá em 2019, com tradução de Cristina Yamagami.

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Com informações de: Livro Bingo, Nube e Bienal dos Livros
Fotos: Pexels

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