Obras sobre Educação Financeira abordam as armadilhas com gastos e trazem dicas de como gerenciar seu dinheiro, aumentar a renda e investir de forma inteligente
Por Danilo Moreira
De acordo com Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de família endividadas no país é de 77,4% em setembro.
Segundo o estudo, apesar da estabilidade no endividamento, a taxa de inadimplência entre os mais pobres é a maior em 12 meses, atingindo, 38,6% no período.
O estudo é um exemplo de como há milhões de brasileiros com problemas financeiros. As causas podem ser diversas, mas será que é possível sair dessa situação?
Para te ajudar nessa questão, o blog da Gênio Criador Editora elencou livros com dicas para ajudar a organizar as finanças, entender e identificar armadilhas para o bolso e de que forma fazer o dinheiro render mais. Veja a seguir:
1. Educação Financeira ao alcance de todos, de José Pio Martins
A obra é um guia acessível de orientações e princípios de Educação Financeira, independentemente do nível de conhecimento prévio do leitor sobre o assunto.
No livro, o professor José Pio Martins aborda tópicos essenciais como orçamento pessoal, economia, investimentos, impostos, planejamento financeiro e gestão de dívidas, com exemplos do dia a dia.
A publicação enfatiza a importância de tomar decisões financeiras com conhecimento, e oferece dicas para melhorar a saúde financeira, atingir metas e construir um futuro economicamente mais seguro.
O livro foi publicado em 2014 pela Editora Fundamento.
2. O homem mais rico da Babilônia, de George Samuel Clason
Publicado pela primeira vez em 1926, por meio de panfletos distribuídos em bancos, companhias de seguros e para empregadores, a obra é considerada por muitos como o livro de finanças consagrado mais antigo, sendo referência no tema até os dias atuais.
A obra reúne um conjunto de parábolas e histórias situadas na antiga cidade da Babilônia, fundada em 2.300 a.C. e que foi uma grande potência na Antiguidade.
A trama central gira em torno de Arkad, o homem mais rico da região, que compartilha sua sabedoria financeira com Bansir, um amigo de infância que, mesmo sendo bem-sucedido nos negócios, não conseguia enriquecer. Ao longo do livro, Arkad revela os princípios-chave para ter controle financeiro e prosperar financeiramente.
A edição mais comum a ser encontrada em livrarias é a lançada pela Editora HarperCollins em 2014.
3. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam aos seus filhos sobre dinheiro, de Robert Kiyosaki
Lançado em 1997, esse best-seller aborda a importância de ensinar sobre finanças desde cedo.
No livro, Kiyosaki compara e contrasta as lições financeiras aprendidas com seu "Pai Pobre", que é seu pai biológico, funcionário público inteligente e honesto, mas sem independência financeira, com os ensinamentos de seu "Pai Rico", o pai de seu melhor amigo e um humilde comerciante com mentalidade empreendedora, que ascendeu economicamente.
Assim, por meio do relato de sua própria experiência, o autor reforça a importância de os pais ensinarem e estimularem seus filhos a aprenderem sobre Educação Financeira.
Em 2018, o Brasil ganhou a edição comemorativa de 20 anos, revista e atualizada, publicada pela Editora Alta Books.
4. O poder da Educação Financeira: lições sobre dinheiro que não se aprendem na escola, de Robert Kiyosaki
O sucesso de “Pai rico, pai pobre” foi tanto que o autor havaiano publicou mais livros nessa linha, sendo “O poder da Educação Financeira” um deles.
De forma objetiva e assertiva, Kiyosaki ensina como o conhecimento financeiro pode ajudar a mudar nossa vida, ainda que tenhamos nascido em condições desfavoráveis.
O autor busca, por meio dos conceitos explanados no livro, valorizar a Educação Financeira como um meio de transformação social, não se intimidando com as limitações.
No Brasil, a edição mais comum disponível no mercado é a lançada em 2017 pela Alta Books.
5. Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi
O livro é um guia prático de Educação Financeira, com orientações para quem deseja aprender a organizar e equilibrar o orçamento.
Além de trazer ferramentas que ajudam a fazer um diagnóstico da situação financeira atual e perfil de consumo, o livro ensina como controlar as despesas, fazer o dinheiro render mais e construir um futuro economicamente mais sólido.
O autor também aborda questões que perpassam a vida financeira, como a Declaração de Imposto de Renda, planejamento para aposentadoria, seguros e opções de investimentos.
A obra foi lançada em pela Editora Sextante em 2015.
6. A mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira, de Ted Klontz e Brad Klontz
Nesse livro, os autores unem conceitos das áreas de Finanças e Psicologia para explorar a relação entre as emoções e decisões financeiras.
Em outras palavras, a obra explica como nossas atitudes, crenças e comportamentos emocionais podem impactar nas finanças pessoais, podendo ser, inclusive, fonte de estresse, ansiedade e até gerar conflitos familiares.
Além de expor os problemas relacionados à vida financeira, os autores ensinam como é possível identificá-los e contorná-los.
A edição que costuma ser mais encontrada nas livrarias brasileiras é a segunda, lançada em 2017 pela Editora Figurati.
7. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri
Aos 30 anos, Nathalia Arcuri deixou seu emprego como repórter de TV para montar o canal de consultoria financeira “Me Poupe!”, no YouTube, que conquistou milhões de seguidores.
Com uma linguagem descolada e sincera, que marca a didática da especialista, o livro é um guia para ajudar a organizar a vida financeira e evitar problemas com dinheiro.
A autora reuniu exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios em 10 passos simples para quem deseja buscar a liberdade financeira e evitar hábitos que prejudicam o bolso.
O livro foi lançado em 2018 pela Editora Sextante.
8. Casais inteligentes enriquecem juntos: finanças para casais, de Gustavo Cerbasi
Anos antes de lançar “Como organizar a sua vida financeira”, Gustavo Cerbasi publicou essa obra, focada em abordar a dinâmica financeira dentro dos relacionamentos.
Por meio de exemplos práticos, o consultor aborda sobre como o entendimento mútuo das finanças pode fortalecer a união e a prosperidade em conjunto, podendo alcançar objetivos conjuntos, tais como comprar uma casa, criar filhos e planejar a aposentadoria.
Esse best-seller é uma leitura recomendada para casais que desejam aprimorar sua gestão financeira conjunta e construir uma vida financeira saudável e próspera juntos.
O livro foi lançado em 2014 pela Editora Sextante.
9. O investidor inteligente: o guia clássico para ganhar dinheiro na bolsa, de Benjamin Graham
A obra é focada em quem trabalha ou pensa em trabalhar com investimentos. Publicado pela primeira vez em 1949, o livro é considerado um clássico da literatura de investimento e finanças.
A obra traz princípios fundamentais da análise de investimentos e conceitos aplicáveis para atuação no mercado de ações. O autor analisa casos práticos e traz preceitos que ajudam a compor o perfil de um investidor inteligente.
Apesar de ser uma obra dos anos 1940, seus conceitos e teorias continuam a influenciar investidores e profissionais de finanças até os dias atuais.
No Brasil, a edição lançada em 2017 pela Editora HarperCollins é a mais comum a ser encontrada nas livrarias virtuais.
10. A cabeça do investidor: conheça suas emoções para investir melhor, de Vera Rita de Mello Ferreira
Diferente da maioria dos livros citados anteriormente na lista, este foi escrito por uma psicanalista, que se especializou em psicologia financeira.
A obra foca em como funciona a cabeça das pessoas na hora de decidir onde investir dinheiro, com dicas de como conhecer e administrar suas emoções nesse momento.
Por meio de uma linguagem simples, a especialista traz diversos estudos que unem economia, neurociência e psicologia e, assim, analisa os principais erros que podem levar investidores a tomarem decisões equivocadas.
A obra foi publicada em 2011 pela Editora Évora.
Gostou das dicas de livros? Compartilhe!
Com informações de: Valor Econômico, E-investidor, Nubank (Blog), Genial Investimentos (Blog), Mobilis (blog), iDinheiro
Fotos: Divulgação/Pixabay