Aulas on-line gratuitas abordam conteúdos de forma criativa, fornecendo embasamento e auxílio na preparação para as provas
Por Danilo Moreira
Prestar o exame vestibular é um momento especial. É um investimento que demanda tempo e principalmente uma boa preparação. É hora de se dedicar à leitura e prática de conteúdos que você viu (ou não) no Ensino Médio. Mas, para alguns, o desafio de ficar horas debruçados sobre livros pode ser um tanto maçante, inclusive pela falta de um dinamismo que pode ser muito útil no aprendizado e tornar esta fase intensa de estudos mais divertida e produtiva.
Nos últimos anos, professores têm buscado romper com o modelo de escola tradicional e apostado em novas tecnologias. Encontraram na internet uma ferramenta que possibilita formas inovadoras de transmissão de conhecimento, sendo o YouTube a plataforma mais representativa desse novo formato de ensino. O resultado é um grande cenário de videoaulas divertidas, criativas e com interessantes abordagens alinhadas com questões atuais. O formato se consolidou entre estudantes e, atualmente, é possível encontrar canais com milhões de seguidores e visualizações.
Para ajudar você que está neste período de estudos, o Gênio reuniu 10 canais de videoaulas que podem te dar aquela força – todos gratuitos. Aproveite!
Me Salva!
As videoaulas contêm exercícios resolvidos de Lógica, Matemática, Física, Bioquímica, Português, História, entre outras disciplinas, para te dar aquele socorro nos estudos. O projeto Me Salva! foi lançado oficialmente pelo empreendedor gaúcho Miguel Andorffy em 2012, quando era estudante de Engenharia Elétrica e, simultaneamente, dava aulas de reforço para ganhar uma grana extra. O canal reúne universitários que oferecem conteúdo para alunos de nível médio e superior. Além disso, a equipe criou a plataforma “Me Salva! para Escolas”, na qual professores e instituições de ensino podem criar turmas online e fornecer material de apoio. Atualmente, o Me Salva! conta com quase 1 milhão de inscritos e mais de 115 milhões de visualizações. Também é possível baixar o aplicativo para os dispositivos móveis Android e iOS.
Descomplica
Criado em 2009 pelo engenheiro de produção e professor de Física Marco Fisbhen, o Descomplica possui videoaulas, áudios, testes e outros materiais para esclarecer dúvidas e auxiliar no aprendizado de conteúdos de Ensino Médio e para vestibulares. Um destaque interessante é que o canal também produz aulas ao vivo.
YouTube Educação
O Google sabe que o formato de videoaula tem conquistado milhões de estudantes em todo o país. Visando aprimorar este segmento, a empresa lançou seu próprio canal em parceria com a Fundação Lemann. A plataforma funciona como uma espécie de guia com uma seleção dos melhores vídeos educacionais produzidos por diversos professores e também de canais famosos – tudo publicado após a avaliação de uma equipe docente. Por meio de um menu, é possível escolher os conteúdos que deseja estudar, incluindo Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e Sociologia. Também é possível visualizar materiais para provas específicas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Física Total
O canal aborda diversos conteúdos de Física que comuns nos exames vestibulares e ENEM. Você também pode conferir dicas rápidas para as provas. O projeto foi criado em 2010 pelo professor Ivys Urquiza, que tem mais de 20 anos de experiência na área da Educação. O docente viu na popularização das mídias sociais uma oportunidade para transmitir o ensino mais acessível e inovador para os estudantes. O canal no YouTube surgiu como uma extensão de seu blog Física para o Novo ENEM, e atualmente possui mais de 200 mil inscritos e ultrapassou 6,2 milhões de visualizações. O trabalho de Urquiza é tão reconhecido que o Google, dono do YouTube, nomeou o docente como embaixador do YouTube Educação no Brasil.
Química em Ação
O Química em Ação foi criado pelo também Embaixador do YouTube Educação no Brasil, o professor de Química Paulo Valim. O canal possui diversos materiais de estudo voltados para o ENEM e outros vestibulares, inclusive com questões resolvidas e comentadas. São quase 300 mil inscritos e quase 21 milhões de visualizações.
Matemática Rio
Você não gosta de Matemática? O canal Matemática Rio é um exemplo de como aprender esta disciplina pode ser uma experiência criativa e divertida. São videoaulas com desafios, curiosidades e temas cotidianos que envolvem a matéria. Criado em 2010 pelo professor carioca Rafael Procópio, é o mais reconhecido do país nesta disciplina e possui atualmente quase 500 mil inscritos.
Inglês Winner
Alguns vestibulares também exigem conhecimentos em Língua Inglesa. Criado em 2008 pelo professor Paulo Barros, o Inglês Winner possui conteúdos de nível básico e intermediário que podem ajudar quem precisa aprender ou relembrar algumas noções de inglês. São temáticas cotidianas como aprender a pedir informações, dicas de intercâmbio, além de esclarecer dúvidas de pronúncia, escrita e leitura. Barros também recorre a músicas e séries norte-americanas famosas para estudar os temas e tornar as aulas ainda mais interessantes. Atualmente o canal conta com mais de 500 mil seguidores.
Se Liga Nessa História
O projeto conduzido pelo professor de História Walter Solla e pelo produtor Ary Neto, o Se Liga Nessa História é uma das referências de ensino no YoutTube e possui mais de 210.000 inscritos. Por meio do canal é possível conhecer diversos elementos interessantes da História do Brasil e do Mundo, por meio de uma narrativa descolada, com muito conhecimento e criatividade. O Gênio Criador, em parceria com a Estech, conversou com os dois fundadores na cerimônia de premiação do concurso BIC Talentos que Educam. A dupla foi uma das finalistas com o vídeo “O vilão do Brasil”. Na ocasião, ambos reforçaram o potencial inovador de ensino por meio das videoaulas.
Biologia Total
Com o lema “conhecimento ao alcance de todos”, o professor de Biologia Paulo Jubilut criou o Biologia Total, que possui temas variados. Há também uma preocupação em relacionar a disciplina com atualidades e assuntos curiosos, como os males que o excesso de sódio provoca no organismo, e as consequências da tragédia ambiental em Mariana (MG). O canal possui mais de 820 mil seguidores e mais de 22 milhões de visualizações.
E-aulas USP
Além do YouTube, existem outras plataformas próprias de ensino gratuitas que possuem conteúdos em vídeo. Um exemplo é o e-Aulas da Universidade de São Paulo (USP), que reúne aulas ministradas na instituição nas áreas de Exatas, Humanas, Biológicas e Idiomas. Quem se interessar, é só se cadastrar no site e escolher qual disciplina deseja acompanhar. Alunos da USP também podem acessar o canal para complementar seu curso.
Gostou? Então, aproveite e boa sorte nos exames!
Fontes: Guia do Estudante, Seja Bixo!, Terra