São obras que ensinam métodos para gerenciar melhor o dia a dia, além de reflexões sobre uma sociedade com pessoas cada vez mais sobrecarregadas
Por Danilo Moreira
Você sente que os dias têm passado mais rápido? Segundo uma pesquisa divulgada em 2023 pela cervejaria Eisenbahn, em parceria com o Instituto Datafolha, 43% dos brasileiros respondentes se sentem em um ritmo de vida acelerado ou muito acelerado, e 46% afirmam que falta tempo para fazer o que gostam.
Gerenciar as 24 horas do dia é um desafio para muitas pessoas nos dias atuais. Para refletir sobre o assunto, a Gênio Criador Editora selecionou livros sobre gestão do tempo.
São obras que ajudam a refletir sobre a sociedade atual, cada vez mais saturada de informação e multitarefas, e ensinam métodos que podem contribuir para o rendimento e qualidade de vida melhores no dia a dia.
Veja a seguir:
1. Sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han
Iniciamos a lista com um livro consagrado que reflete sobre a relação da sociedade com o tempo. A obra do filósofo sul-coreano-alemão aborda como as dinâmicas contemporâneas de trabalho, desempenho e produtividade estão moldando a sociedade moderna e afetando a saúde mental das pessoas.
Segundo o autor, a sociedade atual nos pressiona constantemente para sermos produtivos, autossuficientes e eficientes. Essa cobrança tem gerado diversos casos de problemas de saúde como esgotamento, ansiedade, depressão e burnout.
O filósofo chama a atenção para a necessidade de valorizar a ampla atenção e contemplação às tarefas e resignificar a relação com o tempo, a existência e o trabalho.
No Brasil, o livro foi publicado em 2015 pela Editora Vozes, com tradução de Pedro Paulo Giachini.
2. Devagar: como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade, de Carl Honoré
O livro também reflete sobre o ritmo de vida contemporâneo. Honoré questiona os efeitos da obsessão moderna com a velocidade e a performance, o que afeta negativamente a saúde, produtividade e bem-estar.
Como uma alternativa a esse ritmo, o jornalista escocês propõe um conceito de vida intitulado “slow living”. Esse momento propõe desacelerar (slow, na tradução do inglês para o português, significa “lento”) e buscar um equilíbrio saudável entre velocidade e qualidade.
Em dez capítulos, Honoré explora a aplicação do movimento “slow” em diversas áreas, como alimentação, trabalho, família, educação, lazer e urbanismo, além de trazer exemplos de pessoas e comunidades. O livro pode servir de inspiração para quem se sente sobrecarregado e deseja desacelerar na vida.
A edição que mais costuma estar disponível à venda nas livrarias é a 8ª, publicada pela Editora Record, em 2019, com tradução de Clóvis Marques.
3. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman
Vencedor do Nobel de Economia, o psicólogo e economista israelense-americano Daniel Kahneman (1934-2024) apresenta, por meio do livro, duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional; e o devagar, lógico e ponderado. Por meio da análise dessa correlação, o especialista traz insumos que ajudam na tomada de decisões, inclusive relacionadas à gestão do tempo.
O autor discorre, em especial, sobre a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões, as armadilhas criadas pela mente e até onde podemos ou não confiar na nossa intuição.
A obra pode ser interessante para quem deseja entender melhor a mente humana, saber como aprimorar seus processos de pensamento e, mediante os recursos oferecidos pelo livro, também organizar melhor o dia a dia.
No Brasil, “Rápido e devagar” foi publicado pela Editora Sextante em 2012, com tradução de Cássio de Arantes Leite.
4. Obrigado pelo atraso: um guia otimista para sobreviver a um mundo cada vez mais veloz, de Thomas L. Friedman
O autor examina como três forças principais — a tecnologia, a globalização e as mudanças climáticas — estão condicionando o mundo a um ritmo sem precedentes.
Ele argumenta que essas forças estão remodelando as sociedades, o mercado de trabalho e até mesmo o planeta, criando desafios significativos, mas também oportunidades extraordinárias.
Com otimismo, Friedman mostra que podemos superar os múltiplos estresses deste tempo se diminuirmos a marcha, se ousarmos simbolicamente nos atrasar e usarmos esse tempo para imaginar e reiventar uma sociedade melhor.
No Brasil, foi publicado em 2017 pela Editora Objetiva, com tradução de Claudio Figueiredo.
5. Faça tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada, de Jake Knapp e John Zeratsky
Quantas vezes adiamos ideias, projetos e desejos por falta de tempo, impactados principalmente pelas demandas constantes, agendas lotadas e até distrações desnecessárias? O livro traz uma proposta para gerenciar melhor o nosso cotidiano.
Os quatro passos são, resumidamente, o destaque (prioridade de cada dia), lentes de foco (minimizar distrações), energia (cultivar hábitos para aumentar a disposição física e mental) e reflexão (analisar o que funcionou e fazer ajustes, inclusive no equilíbrio).
Jake Knapp e John Zeratsky foram criadores do método “Design Sprint” no Google, que visa solucionar problemas, criar protótipos e testar ideias rapidamente, em um período de cinco dias, e foi adotado em diversas empresas pelo mundo. O livro é um exemplo do potencial de organização já trabalhado pelos autores de forma prática e que podem contribuir para o leitor otimizar o tempo.
No Brasil, a obra foi publicada em 2019 pela Editora Intrínseca, com tradução de Jaime Biaggio.
6. A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa
No livro, o renomado especialista brasileiro em produtividade apresenta um método de organização da vida, de forma a aumentar a eficiência e reduzir o estresse. Basicamente, o autor propõe um modelo prático que divide as atividades cotidianas em três esferas: importantes, urgentes e circunstanciais.
Através de técnicas simples, ele ensina como reorganizar o tempo para priorizar o que é importante, e traz ferramentas que possibilitam gerenciar o tempo de forma equilibrada e produtiva.
Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, a obra ensina como equilibrar a vida pessoal e profissional, como aumentar o foco e reduzir a procrastinação, descobrir o seu propósito e atividades relevantes, identificar onde está desperdiçando o tempo, dentre outros atributos de para um melhor planejamento do dia a dia.
O livro foi lançado em 2018 pela Buzz Editora.
7. Produtividade para quem quer tempo: aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais, de Geronimo Theml
No livro, o autor desafia a ideia de que produtividade significa fazer mais em menos tempo. A obra apresenta um guia prático para aquelas pessoas que desejam alcançar seus objetivos sem abrir mão de uma vida equilibrada.
Theml ensina como lidar com a procrastinação, evitar distrações, selecionar o que realmente deve ser prioritário e criar uma rotina que ajude a transformar desejos e sonhos em resultados.
A obra compartilha ferramentas e exercícios práticos para organizar tarefas, gerenciar o tempo e, mais importante, conquistar liberdade para aproveitar os momentos que fazem a vida valer a pena.
O livro foi lançado pela Editora Gente em 2016.
8. O ponto de equilíbrio: como obter o máximo de resultados com o mínimo esforço, de Christine Carter
O livro funciona como um guia prático, com técnicas para quem deseja um cotidiano mais equilibrado, sem deixar de ser produtivo.
A obra aborda temas como: o excesso de trabalho, o acumulo de funções em diferentes áreas da vida, a falta de tempo e a distração causada pelo mundo virtual.
A socióloga defende que uma vida plena não representa estar sempre ocupado ou ter uma rotina de estresse em nome da produtividade. Na verdade, segundo ela, significa descobrir como fazer as escolhas certas para alinhar as suas prioridades.
Com tradução de André Fiker, no Brasil, a obra foi lançada pela Editora Sextante em 2016.
9. A magia do gerenciamento do tempo: como organizar sua vida, definir prioridades e tornar seu dia muito mais produtivo, de Lee Cockerell
O livro apresenta técnicas para organizar melhor o tempo e a produtividade, sem abrir mão da qualidade de vida.
Cockerell compartilha os métodos de organização que aplicou durante o período que foi vice-presidente executivo de operações do Walt Disney World® Resorts, por meio do qual liderou uma equipe de 40 mil funcionários.
Com uma linguagem direta e cheia de exemplos práticos, o autor ensina como se organizar na vida profissional e pessoal, além de fazer o dia render.
No Brasil, a obra foi lançada em 2016 pela Editora Benvirá, com tradução de Cristina Yamagami.
10. Não leia este livro: gestão do tempo para pessoas criativas, de Donald Roos
Você já teve ideias criativas que não foram para frente por conta da falta de tempo? O livro é dedicado a pessoas que trabalham constantemente com a criatividade e precisam gerenciar melhor o dia a dia para se dedicar melhor a ela.
Dividido em três partes, que abordam vida, trabalho e projetos, a obra propõe, de forma bem-humorada, como definir metas até em tarefas simples, como escrever um e-mail, e como deixar de fora tudo que não é necessário.
De modo geral, o autor, que é designer tipográfico e empreendedor criativo, ensina como fazer escolhas por meio do método “do que não fazer”, de forma a poupar tempo, além de dar dicas de como minimizar distrações e fornecer exercícios práticos.
No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Belas-Letras em 2019, com tradução de Débora Reis Tavares
Gostou da indicação de leitura? Compartilhe! E que o novo ano seja repleto de equilíbrio, saúde e criatividade!
Com informações de: Consumidor Moderno, Estante Virtual, Blog da Alelo, Desacelera SP, Operand (blog)
Fotos: (1) Staksnop/Pexels, (2) Ono Kosuki/Pexels