Gênio Criador Editora

Booktokers para ler livros e estudar para o Enem, vestibulares e concursos

10 perfis do TikTok para amantes de livros ou ajudar nos estudos

Perfis trazem resenhas de obras, curiosidades e outras novidades que integram o universo dos livros e do conhecimento

Por Danilo Moreira

Lançado em 2016, o aplicativo de vídeos chinês TikTok possui quase 100 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo levantamento do DataReportal, divulgado início deste ano. O país é o terceiro do ranking mundial e fica atrás apenas da Indonésia, com 123,8 milhões e dos Estados Unidos, com 140 milhões.

O app tem se popularizado ano a ano com as famosas dancinhas, desafios e tags que viralizam para além da mídia social. Mas você sabia que lá também existem canais que são bastante úteis tanto para fomentar o hábito da leitura como para auxiliar nos estudos?

O blog da Gênio Criador Editora selecionou dez perfis do TikTok para pessoas apaixonadas por livros e para quem deseja se preparar para vestibulares e concursos.

Para facilitar, a lista foi dividida em duas partes: a primeira é focada nos booktokers, ou seja, especializados em livros; a segunda é dedicada a profissionais focados no ensino de disciplinas específicas.

Veja a seguir:

TIKTOKERS PARA GOSTAR DE LIVROS

 Tiago ValenteTiago Valente, do canal homônimo

1. Tiago Valente (@otiagovalente)

Tiago é um dos influenciadores literários mais famosos do país, com cerca de 525 mil seguidores somente no TikTok. Em seu perfil, costuma publicar resenhas, dicas de leitura, curiosidades literárias e outros conteúdos relacionados, geralmente com humor e muita simpatia.

O jovem é Mestre em Letras e também escritor, sendo uma presença constante e popular em eventos literários pelo país. Também traz conteúdos de engajamento da população LGBTQIAPN+ e assuntos em evidência na internet que são relacionados a livros.

2. Patrick Torres (@patzzic)

Com quase 400 mil seguidores, Patrick aborda diversos assuntos, especialmente literatura, de um jeito bastante peculiar. Ele comenta obras e autores de forma leve e descontraída. Chama a atenção a maneira descolada e divertida que usa para ensinar sobre escritores e obras relevantes.

Patrick também traz curiosidades, unboxings (quando o influencer mostra, ou seja, tira da caixa, itens que comprou ou ganhou de presente), resenhas e interações com leitores. Médico e escritor, o booktokter piauiense, que mora em Belo Horizonte, também usa o canal para fomentar representatividade e empoderamento negro por meio dos livros.

3. Karine Leôncio (@kabooktv)

Mais conhecida na rede como Kabook, Karine Leôncio tem mais de 200 mil seguidores atualmente na plataforma chinesa. Costuma postar resenhas, listas engraçadas, unboxings, promoções de livros e diversos conteúdos interativos.

Carioca, Karine é publicitária e chegou a ganhar o prêmio Microinfluenciadores Digitais 2022 e foi indicada pela revista Toda Teen como Influencer Literária do Ano.

4. Pam Gonçalves (@pamgoncalves)

A catatinense usa a internet há quase 15 anos para falar de seus livros e o gosto pela leitura, sendo o YouTube o principal canal. No TikTok, com 585 mil seguidores, costuma trazer pílulas de recomendações de obras e outros conteúdos literários.

No canal, também compartilha algumas ilustrações que costuma fazer, além de fazer listas de leitura, séries, filmes e outras curiosidades. A influencer é graduada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Branding e Criação Publicitária.

5. Debook (@debook_)

A influenciadora baiana e professora compartilha o seu gosto pela leitura com olhar crítico e antenado com a realidade atual. Seu canal no TikTok possui 31 mil seguidores.

Lá, costuma trazer resenhas e curiosidades, traz assuntos relevantes como pautas antirracistas, o protagonismo negro na literatura e o empoderamento feminino.

TIKTOKERS PARA AJUDAR NOS ESTUDOS

Elza LacerdaCom 4 milhões de seguidores, a professora Elza Lacerda ensina inglês

6. Redação Online (@redacaonline)

O canal costuma trazer dicas de redação e esclarece dúvidas de língua portuguesa. Com quase 405 mil seguidores, costuma ser focado para estudantes de vestibulares como o Enem.

O perfil faz parte da plataforma Redação Online, em que estudantes contratam um plano em que podem enviar uma avaliação com pontuação, comentários com detalhes sobre a correção e dicas para aperfeiçoar a escrita.

7. Alexandre Domingues (@alexandredomingues)

Professor de Língua Portuguesa, Alexandre costuma divulgar conteúdos sobre a disciplina. Ele costuma utilizar papeis coloridos para esclarecer dúvidas de gramática, ortografia e outras questões de forma didática e clara.

Além de desfazer as principais confusões do idioma, o docente também compartilha, de forma bem-humorada, o dia a dia da profissão. O perfil conta com cerca de 203 mil visitantes.

8. Débora Aladim (@dedaaladim)

Aqui tem História, literalmente. Por meio de conteúdos bem-humorados, a professora aborda assuntos históricos com diversas curiosidades tanto do Brasil quanto do mundo, além de fatos marcantes da humanidade.

Mas não pense que o canal, que tem 2,2 milhões de seguidores, se limita a fatos históricos sociopolíticos e geográficos, há também cultura pop e até temáticas curiosas que podem incrementa os conhecimentos gerais.

9. Sandro Curió (@sandrocuriodicasdemat)

Você tem, digamos assim, pavor-pânico-ranço de matemática? O professor Sandro pode te ajudar a superá-los. Por meio do seu canal no TikTok, que conta com 1,7 milhões de seguidores, o docente tira dúvidas sobre a disciplina.

Nos vídeos Sandro traz diversos conceitos de forma dinâmica, aplicando, inclusive, a matemática em situações do dia a dia, inclusive com humor.

10. Teacher Elza (@teacherelza)

Como o nome do perfil indica, a professora Elza Lacerda ensina língua inglesa de forma prática e dinâmica, além de trazer dicas de pronúncia, escrita e escuta. Ela também lança alguns desafios para os usuários praticarem o idioma.

A professora possui mais de 20 anos de ensino de inglês e seu canal no TikTok possui mais de 4 milhões de seguidores.

Gostou das indicações? Compartilhe!

Com informações de: Guia do Estudante, Conteúdo Aberto, G1, Correio do Povo

Fotos: (1) Divulgação, (2) Reprodução/YouTube

Faça a diferença e multiplique!

Busca