Gênio Criador Editora

Livros com curiosidades sobre o português brasileiro

10 livros para conhecer mais a língua portuguesa

Obras investigam as origens, influências e curiosidades do nosso idioma

Por Danilo Moreira

Você já parou para pensar que as palavras que você pronuncia todos os dias são carregadas de séculos de histórias, legados de povos e outras características que as trouxeram até aqui?

Desde 1999, a ONU celebra o Dia Internacional da Língua Materna, comemorada no dia 21 de fevereiro. A iniciativa visa promover e preservar diversidade linguística, além de valorizar a expressão cultural existente por meio dela e a sua multiplicidade.

Aproveitando a data, a Gênio Criador Editora elencou alguns livros de especialistas para conhecer mais sobre a trajetória e a riqueza da nossa língua portuguesa.

O português é a língua oficial de mais de 214 milhões de brasileiros, de acordo com a ONU e, assim como qualquer idioma, possui as suas peculiaridades, influências e variações regionais.

As obras da lista abordam a formação do português brasileiro, as variações regionais, influências de povos como os indígenas e africanos, além de curiosidades. São livros indicados para pesquisadores e entusiastas sobre o tema.

Confira a seguir:

1. Preconceito linguístico, de Marcos Bagno

Antes de iniciarmos a lista, achamos importante trazer um livro que aborda os estigmas e preconceitos associados às variações linguísticas.

Na obra, o linguista discute como certas formas de falar são discriminadas na sociedade, sendo consideradas “erradas” ou “inferiores” em relação ao padrão linguístico oficial.

O livro propõe a reflexão sobre o papel da linguagem na construção de identidades individuais e coletivas. Assim, chama a atenção para a importância de respeitar a pluralidade linguística existente em uma sociedade.

A versão mais recente que costuma estar disponível no varejo é a 56ª, publicada em 2015 pela Editora Parábola.

2. História do português, de Carlos Alberto Faraco

A obra navega pelos aspectos históricos que formaram a língua portuguesa falada atualmente. Para tal, o autor utiliza conceitos da Linguística, Sociolinguística, Antropologia, Sociologia e de História.

Durante os quatro capítulos, temos contato com aspectos históricos da língua portuguesa como um organismo em movimento, que passou por sucessivas mudanças estruturais e lexicais.

Além disso, o livro também traz a relação da língua com as práticas culturais e características sociopolíticas de povos que contribuíram para a estrutura do português atual.

Lançado em 2019, o livro é o terceiro volume da coleção “Linguística para o Ensino Superior”, da Parábola Editorial.

3. Latim em pó: um passeio pela formação do nosso português, de Caetano W. Galindo

O autor é considerado um dos maiores tradutores do país. Na obra, o pesquisador visa instigar o leitor a questionar sobre a história do português que utilizamos no dia a dia, carrega em seu DNA.

Com esse ponto de partida, o autor traça a história desse idioma e lança luz sobre os elementos que moldaram a língua portuguesa, como os provenientes dos povos galegos, árabes, africanos e indígenas.

Galindo analisa as influências do latim, no tempo do Império Romano, passa pela Reconquista (quando países ibéricos expulsaram os mouros que dominavam o local), além do colonialismo na América Latina e na África.

O livro foi lançado em 2023 pela Companhia das Letras.

4. Descrição do português brasileiro, de Renato Miguel Basso

A obra tem como objetivo observar a língua portuguesa por meio de fatos linguísticos “livre de preconceitos prescritivos sobre como ela deveria ser”, conforme explica o texto de divulgação do livro.

Durante o livro, o autor navega pela história, gramática, as diferenças regionais e outros elementos em termos de estrutura.

Além das características, o livro mostra a riqueza cultural e criativa contida na língua portuguesa, como uma forma de redescobrir o português falado no país e compreender o seu valor patrimonial e histórico.

Lançado em 2019, o livro também faz parte da coleção “Linguística para o Ensino Superior”, da Parábola Editorial, sendo o oitavo volume da série.

5. Atlas linguístico do Brasil, de Suzana Alice Marcelino Silva da Cardoso, Jacyra Andrade Mota, Vanderci Andrade de Aguilera, Maria do Socorro Silva de Aragão, Aparecida Negri Isquerdo, Cléo Vilson Altenhofen e Abdelhak Razky

A obra é composta por dois volumes e traz um compilado das características linguísticas do território brasileiro, que são úteis, em especial, para pesquisadores e estudiosos sobre o tema.

O primeiro volume faz uma introdução sobre a história da construção do material. Os pesquisadores compartilham a metodologia aplicada, como os questionários e participantes dos estudos.

O segundo volume traz os resultados de 25 capitais brasileiras analisadas pela pesquisa (Brasília e Palmas, por razões metodológicas, não foram consideradas). São mapas linguísticos com dados fonéticos, morfossintáticos e semântico-lexicais dessas localidades.

O Atlas foi lançado em 2015 pela Editora Eduel.

Foto de dicionário

6. Viva a língua brasileira!, de Sérgio Rodrigues

Com a proposta de ser uma “declaração de amor à língua portuguesa falada no Brasil”, como descreve o texto de divulgação, o livro esclarece dúvidas e traz curiosidades sobre nosso idioma oficial, de forma descolada e bem-humorada.

A obra possui treze categorias temáticas, que abordam dúvidas de escrita, fala, origem de expressões antigas, e modismos (como o “corporativês” e a “importação servil de estrangeirismos”), às vezes condenados pelos mais eruditos e conservadores da língua.

No livro, o autor tenta trazer um equilíbrio entre a variedade culta da língua e as regras que a padronizam, buscando agradar “patrulheiros” e os “liberais”, além de mostrar a beleza da diversidade do idioma, que está em constante mudança.

A obra foi lançada em 2016 pela Companhia das Letras.

7. Dicionário analógico da língua portuguesa: ideias afins/thesaurus, de Francisco Ferreira Azevedo

A obra dispõe palavras com analogias de significado com o objetivo de alimentar o repertório especialmente de quem trabalha com produção de texto.

As palavras e expressões são organizadas de acordo com significados relacionados, de forma que, ao realizar a consulta, o leitor consegue encontrar sinônimos e entender qual termo é mais adequado para empregar no conteúdo.

O dicionário é útil para qualquer pessoa que precisa escrever textos acadêmicos, literários, jornalísticos ou qualquer outro tipo.

A edição mais encontrada para venda é a terceira, lançada pela Editora Lexicon em 2016.

8. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos, por Eduardo De Almeida Navarro

Uma das influências mais conhecidas no português é a do tupi, uma das diversas línguas indígenas existentes no território brasileiro. A obra foca no ensino do tupi antigo, ilustrando a sua importância na construção cultural do país.

A obra retoma os três primeiros séculos da colonização portuguesa, quando o tupi era usado tanto por indígenas quanto por brancos europeus. O autor também adapta a gramática, percorre diversas categorias linguísticas e propõe exercícios.

O livro também mostra a penetração do tupi antigo na língua portuguesa e em nossa literatura.

A edição que costuma aparecer disponível nas livrarias é a terceira, lançada pela Editora Global em 2006.

9. África no Brasil: a formação da língua portuguesa, por José Luiz Fiorin e Margarida Petter (orgs.)

O livro investiga os traços linguísticos do contato do português com as línguas dos povos africanos trazidas para cá durante a colonização.

A obra reúne textos de especialistas que analisam aspectos dessa influência e como ela se configurou culturalmente, inclusive.

São análises da contribuição semântica das línguas africanas no vocabulário, o exame da sintaxe e outros processos linguísticos no passado e no presente.

A segunda edição, lançada em 2008 pela Editora Contexto, é a que costuma ser mais encontrada no varejo.

10. O Guia dos Curiosos — Língua portuguesa, por Marcelo Duarte

O Guia dos Curiosos já é um clássico do autor, e nessa edição, o quinto volume da série, Duarte traz curiosidades focadas em nosso idioma.

De forma descontraída, o autor traz curiosidades como a origem de expressões populares, a maior palavra da língua portuguesa (que não é “anti-inconstitucionalissimamente”), dentre outras.

É um livro indicado tanto para quem tem interesse em aprimorar os conhecimentos sobre a língua portuguesa, especialmente em aspectos de curiosidades linguísticas.

A obra está em sua segunda edição, publicada pela Panda Books em 2003.

Gostou das indicações? Compartilhe!

Com informações de: Nexo Jornal, Museu da Língua Portuguesa, Portal da Secretaria da Educação do Estado de S. Paulo, Conversa de Português

Fotos: 1 (Marcello Sokal/Pexels), Danilo Moreira

Faça a diferença e multiplique!

Busca