Para celebrar um movimento que revolucionou o mundo para sempre, selecionamos alguns livros contanto histórias e curiosidades
Por Danilo Moreira
O rock segue vivo. Mais do que resistente, esse gênero carrega uma história de revolução, comportamento transgressor, momentos e sons icônicos que marcam gerações.
Nascido por volta do final da década de 1940 nos Estados Unidos, com influências do blues, rhythm and blues (R&B) e o gospel. Se fossemos converter a origem em uma pessoa, certamente ela é uma mulher negra: Sister Rosetta Tharpe (1913-1973). A cantora gospel norte-americana gravou o primeiro rock da história, foi pioneira no uso da guitarra, influenciou Elvis Presley e outros grandes nomes que viriam consolidar o estilo nos anos 1950 e 60.
O Dia do Rock é celebrado no dia 13 de julho. A data surgiu após o Festival Live Aid em 1985, que reuniu grandes nomes do rock, como Queen, U2, e David Bowie com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar as pessoas com fome na Etiópia.
Para celebrar esse ritmo, a Gênio Criador Editora selecionou algumas dicas de livros que se aprofundam sobre o tema por vieses históricos, antropológicos, filosóficos, socioculturais, dentre outras perspectivas.
Os livros podem ser utilizados para pesquisas referentes a essa temática, ou apenas para quem quer saber mais sobre seus ídolos.
Veja a seguir:
1. As raízes do rock, de Florent Mazzoleni
O livro aborda a trajetória e o desenvolvimento desse gênero musical, explorando as origens em diferentes contextos sociais, culturais e históricos, além de analisar como o rock se tornou uma das formas de expressão mais revolucionárias.
O autor também explora os gêneros musicais anteriores que contribuíram para o seu surgimento, como o blues, o country, o R&B, as influências afro-americanas e a contribuição dos artistas negros no desenvolvimento do rock, destacando nomes como Chuck Berry, Little Richard e Fats Domino.
Também sabemos mais sobre a evolução do rock nos anos 1960 e 1970, abrangendo a psicodelia, o rock progressivo e outras vertentes, além das diversas correntes culturais e influências pelo mundo. Ele também destaca bandas e artistas emblemáticos dessa época, como The Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd e David Bowie, entre outros.
A obra foi lançada em 2012 pela Companhia Editora Nacional e, atualmente, compensa mais adquirí-la em sebos.
2. Breve história do rock, de Ayrton Mugnaini Jr.
A obra proporciona um panorama conciso e abrangente sobre a história do rock, desde as suas origens até os dias atuais. Por meio de uma linguagem acessível e objetiva, o autor explora as principais características, movimentos e artistas que moldaram o gênero musical ao longo das décadas.
Como na obra anterior o autor cita as raízes do rock por meio do blues, country e rhythm and blues (R&B), culminando na explosão do ritmo nos anos 1950. O autor também percorre as décadas seguintes, como a década de 1960 e a chamada “invasão britânica” com os Beatles e Rolling Stones, passando pelos anos 1970 com o rock progressivo e punk, e os movimentos alternativos dos anos 1980 e 1990.
Mugnaini Jr. aborda também as influências do rock na cultura popular, incluindo o impacto social e político do gênero, bem como as suas relações com outras formas de arte, como o cinema e a moda.
A primeira edição foi lançada pela Editora Claridade em 2007, mas é possível encontrar uma edição mais recente, lançada em 2014 pela Nova Alexandria.
3. Rock and roll: uma história social, de Paul Friedlander
O livro faz uma abordagem sociocultural do rock, analisando como o rock and roll se tornou um importante canal de expressão para as minorias, para os jovens e para aqueles que se sentiam marginalizados pela sociedade.
Friedlander trata sobre temas como raça, gênero, juventude e rebelião, examina o impacto na moda, na cultura popular, na mídia e na indústria do entretenimento.
Ele também discute como o gênero musical e suas vertentes se tornaram um fenômeno global ao longo das décadas, influenciando não apenas a música, mas também a forma como as pessoas se identificam, se vestem e se comportam.
A edição mais encontrada à venda é a 10ª, lançada pela Editora Record em 2022, com tradução de A. Costa.
4. Almanaque do Rock & Filosofia: os ídolos que fizeram história, de Antero Leivas
A obra explora a relação entre o rock e a filosofia, oferecendo uma perspectiva única sobre o gênero musical e suas conexões com questões existenciais, éticas e filosóficas.
O especialista mergulha na análise das letras, músicas e atitudes dos ícones do rock. Assim, ele explora como essas expressões artísticas podem ser interpretadas e relacionadas a conceitos filosóficos.
O livro apresenta uma ampla variedade de artistas e bandas que marcaram a história do rock, desde os pioneiros até os contemporâneos. Cada capítulo é dedicado a um ídolo do rock. Um destaque interessante é o capítulo dedicado a Raul Seixas.
A edição mais encontrada é a lançada pela Discovery Publicações em 2013.
5. Guia de curiosidades do rock: histórias inéditas sobre o gênero musical mais amado do mundo, de Ângelo Cláudio Alvarez Pinto
A obra foca em trazer curiosidades sobre o universo do rock, como as maiores loucuras, o maior show de rock ou o maior vocalista da história. Ele também traz detalhes e episódios pouco conhecidos sobre os artistas, bandas e eventos que marcaram a história desse gênero musical tão amado e importante.
Por meio de uma linguagem divertida, o autor revela segredos dos bastidores de gravações de álbuns icônicos, como situações inusitadas durante as sessões de estúdio e detalhes sobre as inspirações por trás de algumas das músicas mais famosas da história do rock.
Além disso, ele compartilha histórias de amizades e rivalidades entre músicos, bem como curiosidades sobre as excentricidades e peculiaridades de alguns dos maiores nomes do rock. Para além do ritmo, o autor também traz conexões entre os artistas e outros campos artísticos.
O livro foi publicado pela Editora Viés em 2021.
Sister Rosetta Tharpe, considerada a “mãe do rock”
6. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80, de Ricardo Alexandre
A obra mergulha na efervescente cena do rock brasileiro durante a década de 1980. O país era marcado pela ditadura militar e luta pela redemocratização. O autor mostra como o rock tornou-se uma forma de resistência e expressão artística, refletindo as inquietações e anseios de uma juventude que buscava mudanças.
O livro traz uma linha cronológica dos principais eventos e movimentos do rock brasileiro, abordando bandas icônicas como Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, entre outras. Ele analisa os álbuns e canções que se tornaram clássicos do gênero, destacando as influências musicais e as letras que abordavam questões sociais, políticas e existenciais da época.
A obra também aborda as relações entre o rock brasileiro e outros movimentos culturais da década, como o cinema, a literatura e o teatro, mostrando como essas influências se entrelaçaram e contribuíram para a efervescência artística do período.
Lançado inicialmente em 2002, a obra ganhou uma nova edição em 2013 pela Arquipélago Editorial.
7. Contos do rock: Histórias dos bastidores do rock brasileiro contadas por quem estava lá, de Daniel Ferro (org.)
O livro reúne uma coleção de relatos, memórias, curiosidades e histórias inusitadas de diversos artistas e profissionais que vivenciaram os bastidores do rock brasileiro por várias décadas.
Por meio da obra, conhecemos os desafios enfrentados pelos artistas para conseguir espaço e reconhecimento, conexões e amizades, os momentos de superação, os desentendimentos e as parcerias surpreendentes que surgiram ao longo do caminho.
Dentre os famosos presentes no livro estão: Andreas Kisser, Dado Villa-Lobos, Dinho Ouro Preto, Erasmo Carlos, João Barone, Kiko Zambianchi, Paulo Ricardo, Pitty, Nasi, Supla, dentre diversos outros.
A obra foi lançada em 2017 pela Editora Dublinense.
8. 50 fatos que mudaram a história do rock, de Paolo Hewitt
A obra aborda os cinquenta eventos, descobertas, inovações e reviravoltas que tiveram um impacto significativo na evolução e na influência do rock, ajudando a definir esse gênero musical tal qual conhecemos hoje.
São acontecimentos com repercussões como a ascensão dos pioneiros como Elvis e Chuck Berry, o lançamento do disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” pelo The Beatles, o Festival de Woodstock em 1969, os movimentos revolucionários como o punk e o grunge, além de avanços tecnológicos, como a invenção da guitarra elétrica e o nascimento da MTV nos anos 1980.
O autor também analisa fatos sociais e políticos que tornaram o rock uma forma potente de expressão e resistência, tais como protestos, movimentos ativistas, guerras, tensões populares e transformações culturais.
O livro foi lançado pela Editora Verus em 2013.
9. Mulheres do Rock: elas levantaram a voz e conquistaram o mundo, de Laura Gramuglia
O livro celebra as contribuições e o impacto de mais de 50 mulheres no mundo do rock. A autora aborda sobre mulheres que desafiaram os preconceitos e abriram caminho para outras artistas no cenário musical.
A obra traz a trajetória de artistas icônicas como Janis Joplin, Joan Jett, Patti Smith, Debbie Harry, Madonna, Courtney Love, Alanis Morissette e muitas outras. São exploradas suas lutas, conquistas e a influência que tiveram no cenário musical.
A autora também analisa questões como o papel das mulheres na indústria da música, os desafios ainda enfrentados em um ambiente dominado por homens e a representação feminina na cultura popular.
A versão brasileira foi lançada pela Editora Belas-Letras em 2021, com tradução de Tatiana Yoshizumi. Essa edição conta, com exclusividade, com uma parte dedicada à Rita Lee e Pitty.
10. Loucuras do Rock: 191 histórias reais... E absurdas, de Paulão de Carvalho
Nesse livro, Paulão, que é vocalista da banda “Velhas Virgens”, nos leva para uma jornada de 191 histórias curiosas, inusitadas e até bizarras, vivenciadas pelos grandes astros do rock e nos bastidores.
Tem de tudo: fã descuidado que incendiou o espaço de gravação do Deep Purple, e inspirou a clássica “Smoke on the water”; a do guitarrista do Kiss que quase causou acidentes em uma autoestrada ao ser confundido com um ET, por conta da roupa; ou ainda a do Angus Youngs, do AC/DC, que, antes do seu clássico uniforme de estudante, experimentou roupas do Homem-Aranha, Zorro, Gorila e Super-Homem.
O livro também cita momentos épicos da história do gênero, como shows, álbuns icônicos, rivalidades, colaborações memoráveis, amizades e acontecimentos que transformaram o gênero.
O livro foi lançado em 2014 pela Panda Books.
Curtiu as nossas dicas de leitura? Compartilhe!
Com informações de: Rolling Stone Brasil, A Gazeta (ES), LedFM (blog)
Fotos: (1) Pixabay/Harrison Haines | (2) Divulgação