Faça a diferença e multiplique!

livros sobre IA

10 livros para saber mais sobre Inteligência Artificial

Obras abordam as tendências e impactos da IA na sociedade, bem como os desafios éticos e sociais

Por Danilo Moreira

A inteligência artificial (IA) é um assunto em evidência e não é à toa. A tecnologia já está presente em nosso cotidiano por meio dos smartphones, serviços de atendimento e mecanismos de pesquisa, por exemplo.

A ascensão do ChatGPT, que utiliza IA Generativa para criação automática de conteúdos, suscitou discussões e preocupações acerca dos limites e possibilidades dessa tecnologia.

Uma pesquisa recente da plataforma de conhecimento StartSe, realizada em parceria com o Instituto Affare, por exemplo, mostra que 45,4% dos brasileiros entrevistados acreditam que a IA pode proporcionar mais benefícios do que problemas. Já 25,6% acham que ela pode trazer mais problemas.

O mesmo estudo também aponta que 49,4% já usaram a IA em algum momento, e metade dos entrevistados (50,5%) têm medo de perder o emprego para essa tecnologia.

Para te ajudar a ficar ainda mais por dentro sobre a temática da Inteligência Artificial nos dias atuais, a Gênio Criador Editora selecionou algumas dicas de livros que abordam sobre essa tecnologia revolucionária.

As obras abordam sobre as características, possibilidades, dilemas éticos e outras vertentes desse amplo assunto. Confira a seguir:

1. Introdução à Inteligência Artificial: uma abordagem não técnica, por Tom Taulli

De repente, muitas pessoas acordaram em um mundo onde só se fala da IA. O livro ajuda a trazer uma compreensão sobre o que é essa tecnologia, por meio de uma linguagem que busca fugir de tecnicismos rebuscados.

Por meio do livro, o autor faz a introdução de conceitos como machine learning (aprendizagem de máquina), deep learning (aprendizagem profunda), natural language processing (PNL – processamento da linguagem natural), robótica e muito mais.

Além dos conceitos, Taulli também traz estudos de caso e exemplos práticos de uso e implementação, além de abordar tendências sociais, questões éticas e impactos da IA em empresas, governos e na vida cotidiana.

A obra foi lançada pela Novatec Editora em 2020, com tradução de Luciana do Amaral Teixeira.

2. Inteligência Artificial – Do zero ao metaverso, por Martha Gabriel

Aqui a proposta é basicamente a mesma da indicação anterior: explicar de forma simples e didática o que é a IA, sua importância e aplicações. A diferença é que essa abordagem é feita por uma autora brasileira.

Além de abordar os conceitos e exemplos práticos reais, Martha Gabriel também aborda quais são as verdadeiras ameaças e oportunidades que a IA pode proporcionar.

A autora busca responder questionamentos como “as máquinas nos servirão ou vão nos dominar?”, “essa nova forma de inteligência está nos levando para o caminho da redenção ou escravidão?”, dentre outras preocupações e anseios gerais acerca dessa tecnologia.

O livro foi publicado em 2022 pela Editora Atlas.

3. Inteligência Artificial: uma abordagem moderna, de Peter Norvig e Stuart Russell

O livro traz um panorama histórico da IA, o desenvolvimento da tecnologia, conceitos e realizações por meio dela em setenta anos e sua constante evolução.

Alguns exemplos de aplicações tratadas pelo livro são os robôs para exploração interplanetária, prática de reconhecimento de fala, tradução automática; veículos autônomos, robótica para uso doméstico.

O livro já é um clássico da abordagem sobre IA, sendo indicado para cursos de graduação, de pós-graduação ou a estudantes que tenham familiaridade com os conceitos básicos de Ciência da Computação. Segundo a divulgação, seu conteúdo foi adotado por mais de 750 universidades de 85 países.

A obra foi lançada originalmente em 1995, mas é possível encontrar a sua quarta edição revista e atualizada, lançada no Brasil pela Editora Gen em 2022, com tradução de Daniel Vieira.

4. Inteligência Artificial, por Kai-Fu Lee

Na obra, o ex-presidente da Google China, Kai Fu Lee, considerado um dos maiores especialistas em inovação, aborda sobre a evolução da IA tendo como cenários de análise suas aplicações na China e nos EUA, países que costumam sediar as empresas mais relevantes em IA no mundo.

O autor apresenta os recursos, avanços e possibilidades de uso da IA, inclusive como apoio na democratização da Educação e da geração de renda.

O autor também destaca as implicações sociais, as questões éticas e desafios envolvidos no uso dessa tecnologia, como a extinção de profissões e mudanças nas formas de trabalho.

A edição brasileira conta com a tradução de Marcelo Barbão e foi lançada pela Globo Livros em 2019.

5. 2041: como a Inteligência Artificial vai mudar a sua vida nas próximas décadas, de Kai-Fu Lee e Chen Qiufan

Dentro do que já ouviu falar em IA, você já consegue imaginar como seria o futuro com as influências dessa tecnologia? Nesse livro, o especialista Kai-Fu Lee e o escritor e roteirista de ficção científica chinês Chen Qiufan imaginaram por meio de contos.

A obra é uma mistura de ficção com não ficção. A ideia é que, por meio dessas narrativas, a pessoa leitora tenha contato com as concepções, conceitos e tendências em IA de forma divertida e leve, sem a necessidade de rebuscamentos.

As tramas envolvem invenções como carros autônomos, robôs, formatos de educação e de cuidados com pacientes. Cada conto de Chen Qiufan é acompanhado da análise de Lee sobre como a tecnologia apresentada poderá fazer parte do nosso cotidiano.

No Brasil, a obra foi lançada pela Globo Livros em 2022, com tradução de Isadora Sinay.

imagem de braço robótico interagindo com humano para ilustrar interação humano e inteligência artificial

6. IA – Uma abordagem de aprendizado de máquina, de Katti Faceli, Ana Carolina Lorena, João Gama, Tiago Agostinho Almeida e André Carlos Ponce Carvalho

O livro aborda os principais conceitos e algoritmos de aprendizado de máquina, uma das áreas mais importantes da Inteligência Artificial.

Além da parte conceitual, a obra traz aplicações práticas como no auxílio ao diagnóstico de doenças, apoio para tratamentos, prevenção de incêndios e cibersegurança.

O objetivo é mostrar que a IA deixou de ser vista apenas como uma área teórica apenas curiosa, mas tornou-se um campo de pesquisa em busca de soluções de problemas reais da sociedade.

A obra foi vencedora do Prêmio Jabuti 2012, na categoria “Tecnologia e Informática” e em 2021 ganhou uma edição atualizada pela editora LTC.

7. Vida 3.0: O ser humano na era da inteligência artificial, de Max Tegmark

A obra traz os avanços da Inteligência Artificial nos últimos anos, mas foca na relação do ser humano com essa tecnologia e os impactos no seu cotidiano.

Assim, o autor, que é professor e pesquisador do MIT nos Estados Unidos, trata de questões como, por exemplo, se a IA poderá superar a inteligência humana, como ela pode influenciar nos crimes, guerras, justiça, trabalho, sociedade e a própria identidade do ser humano.

O especialista também discorre sobre dilemas acerca da IA, como a extinção de empregos, os riscos em termos de cibersegurança, o receio do “controle da máquina sobre o ser humano” tal qual alguns filmes futuristas, dentre outras questões que costumam intrigar as pessoas.

No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Bemvirá em 2020, com tradução de Petê Rissatti.

8. A Era da Inteligência Artificial: como a transformação digital impõe novos desafios e soluções para os negócios de sucesso, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani

O livro aborda as possibilidades da Inteligência Artificial para impulsionar ou até reinventar os negócios com novos processos mais otimizados, capazes de prever riscos com mais eficiência e potencializar a capacidade produtiva.

Os especialistas também tratam dos conflitos e desafios existentes entre as empresas mais avançadas no uso de tecnologias com as mais tradicionais, com transformações que influenciam cenários econômicos.

Os autores também citam casos sobre os benefícios dos processos baseados em IA, além de trazer suas oportunidades e riscos.

No Brasil, a obra foi publicada em 2021 pela Editora Alfacon.

9. Inteligência Artificial a nosso favor: como manter o controle sobre a tecnologia, de Stuart Russell

O livro foca na relação entre homens e máquinas, num futuro que está chegando antes do previsto. Será que o caminho das evoluções relacionadas à IA podem de fato resultar na perda do controle do ser humano pelas suas criações?

Dessa forma, o físico e cientista da computação examina quais são os riscos e possibilidades de que essa realidade se configure de fato.

De modo geral, a obra visa provocar reflexões sobre como é possível essas ferramentas autônomas coexistirem harmoniosamente com humanos e trabalharem de acordo com nossos objetivos.

A obra foi lançada no Brasil em 2021 pela Companhia das Letras, com tradução de Berilo Vargas.

10. A Inteligência Artificial é Inteligente?, de Lucia Santaella

Nesse livro, Santaella, que é referência no campo de estudo da Semiótica, entra no debate sobre a inteligência das máquinas versus a intelectualidade humana, tendo como ponto de partida a definição da aprendizagem como propulsora da inteligência.

A discussão vem em um momento em que a IA está mais popularizada com o ChatGPT e os chatbots (softwares que simulam conversas naturais e já são comuns em serviços de atendimento ao cliente), dentre tantas outras funcionalidades que já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas.

Com esse cenário, os questionamentos acerca da potência humana e das máquinas se acentuam, assim como as controvérsias e dilemas éticos, mediante as mudanças já sentidas pela sociedade. A obra de Santaella contribui para essas discussões.

O livro foi lançado em 2023 pela Editora Almedina.

Curtiu? Compartilhe nas mídias sociais por meio dos botões abaixo.

Com informações de: Forbes Brasil, Update Or Die, Mundo do Marketing, Adnews

Fotos: Pixabay/Cottombro Studio, Pixabay/Pavel Danilyuk

Faça a diferença e multiplique!

Busca