Obras conceituam as dietas vegetariana e vegana, denunciam as crueldades contra animais em prol do consumo e ensinam diversas receitas para uma alimentação mais consciente e saudável
Por Danilo Moreira
O vegetarianismo e o veganismo têm ganhado cada vez mais adeptos no mundo.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), aponta que, em 2018, 30 milhões de brasileiros (14% da população) se declararam vegetarianos, ou seja, não consomem carne.
Desses, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população), ou seja, não consomem nenhum produto que tenha origem ou que foi testado em animais.
O vegetarianismo e veganismo ainda possuem diversos estereótipos e mitos, como opções escassas e alimentação restrita. Para ajudar a entender melhor sobre esses estilos de vida, a Gênio Criador Editora fez uma seleção de livros que explica esses conceitos, denuncia as crueldades contra animais na indústria e traz diversas receitas para o dia a dia.
Confira a seguir:
1. Libertação animal, de Peter Singer
O livro foi lançado em 1975 e é considerado um clássico dos livros voltados à defesa dos animais.
Na obra, o filósofo Peter Singer denuncia a realidade da indústria pecuária e dos testes de laboratório com animais.
Por meio do livro, o autor busca destruir as justificativas dessas práticas e propor alternativas a esses hábitos, trazendo também questões relacionadas à ética e consciência ambiental.
No Brasil, é possível encontrar a edição publicada pela WMF Martins Fontes em 2010, com tradução de Marly Winckler.
2. Introdução aos direitos animais, de Gary L. Francione
Outro clássico em prol à defesa dos animais, a obra contesta o utilitarismo de Peter Singer proposto em Libertação Animal.
O autor propõe regras absolutas para a defesa dos direitos dos animais baseadas no princípio da igual consideração de interesses semelhantes.
Francione também faz provocações ao modo de uso e tratamento dos animais e estimula a desfazer-nos de desculpas confortáveis que dão a aparência de compromisso humanitário e compassivo com os animais.
Lançado originalmente em 2000, no Brasil, é possível encontrar a edição lançada em 2013 pela Editora da Unicamp, com tradução de Regina Rheda.
3. Comendo o planeta: impactos ambientais da criação e consumo de animais, de Cynthia Schuck e Raquel Ribeiro
As autoras são pesquisadoras integrantes da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), ONG que desde 2003 promove a alimentação como escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.
A obra aborda os impactos ambientais da criação e consumo de animais, trazendo dados científicos e oficiais.
Um dos fatos levantados que chamam a atenção é que, por exemplo, quase 70% da área desmatada da Amazônia é utilizada como pasto e parte dos 30% que restou é usado para produzir ração.
Outra informação preocupante é que o setor agropecuário consome mais de 90% da água do mundo, sendo que ⅓ é usada para irrigar e cultivar ração.
A obra, que está em sua 3ª edição, lançada em 2015, está disponível para download gratuito no site da instituição.
4. Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas: uma introdução ao carnismo, de Melanie Joy
Com este livro provocativo, Melanie Joy analisa por que estamos dispostos a comer certos animais e outros não colocaríamos no prato de forma alguma.
Assim, a obra mostra que essa diferenciação só existe porque há uma negação da realidade por trás da produção de alimentos de origem animal, ignorando, inclusive, que os animais tem consciência.
A pesquisadora também explica por que a carne é tratada como alimento necessário e oferece alternativas mais conscientes de consumo.
Publicado pela primeira em 2009, no Brasil, foi comercializado pela primeira vez em 2014 pela Ed. Cultrix, com tradução de Mário Molina.
5. Alimentação sem carne, de Eric Slywitch
No livro, o médico nutrólogo paulista explica todos os cuidados necessários ao fazer uma dieta sem carne.
O autor aborda os nutrientes necessários ao organismo e que precisam ser buscados nas alimentações alternativas, como ferro, zinco, cálcio, ômega-3, vitamina D e a tão falada B12, além de desfazer mitos relacionados à proteína da carne.
O especialista traz diversas orientações para manter uma dieta vegetariana segura, mostrando que é possível não comer carne e manter-se saudável.
A edição que se encontra mais disponível é a 2ª, lançada em 2015 pela Editora Alaúde.
6. Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética, de Robson Fernando de Souza
A obra contextualiza o que é o veganismo e o que leva milhões de adeptos pelo mundo a defenderem esse estilo de vida, que dispensa produtos e alimentos de origem animal.
O autor, que é vegano e blogueiro desde 2008, reuniu 40 artigos nesse livro em que explica e esclarece diversas dúvidas referentes ao veganismo.
Dentre os temas, ele aborda como funciona os aspectos cruéis no uso de animais para a produção de carnes, laticínios, ovos, mel, sego, couro e outros itens.
O livro está em sua segunda edição, lançada de forma independente pelo autor em 2018 por meio do Clube de Autores.
7. Diário de uma vegana, de Alana Rox
Nesse livro, a chef de cozinha vegana catarinense compartilha a sua história dentro do veganismo e sua culinária.
Nascida em Joinville (SC) e fruto de uma família não vegetariana, desde bebê, Alana não aceitava alimentos de origem animal.
Além de contar sobre a sua trajetória e como descobriu o veganismo, a autora ensina diversas receitas para todas as refeições do dia, além de trazer receitas de produtos de beleza e limpeza que podem ser preparados em casa.
O livro foi publicado em 2016 pela Globo Estilo.
8. Cozinha vegana para o dia a dia, de Gabriela Oliveira
A publicação traz mais de 100 receitas sem ingredientes de origem animal, com opções de refeições rápidas ou maiores.
Além dos quitutes, a autora também traz receitas de doces como bolos, cupcakes e muffins.
O livro é da jornalista portuguesa Gabriela Oliveira, que costuma escrever sobre alimentação e chegou a lançar uma marca de produtos veganos.
No Brasil, é possível encontrar disponível a edição lançada em 2016 pela Editora Alaúde.
9. 50 doces veganos: delícias fáceis e práticas para todos os dias, de Katia Cardoso
Aqui é para as pessoas aficionadas em doces, mas que desejam seguir o estilo de vida vegano.
A jornalista, com o apoio da culinarista Zulmira Fátima, ensina desde tradicionais receitas como biscoitos, cookies, bolos e pavês a sobremesas mais requintadas como semifreddo de chocolate e nozes e naked cake.
A obra visa desmistificar que a dieta vegana é restritiva, trazendo diversas opções orgânicas, não refinadas e, de maneira geral, sem soja.
O livro foi publicado em 2015 pela Editora Alaúde.
10. O dilema do vegano: crônicas, viagens e receitas, de Roberto Juliano
Aqui temos um livro que vai além da abordagem sobre os direitos dos animais, os bastidores da indústria da carne ou receitas veganas.
Na obra, o professor de Literatura e vegano Roberto Juliano reúne crônicas para contar um pouco mais sobre como é a rotina de um adepto do veganismo, além de trazer todas as questões do parágrafo anterior.
Por meio das histórias abordadas — alegres e tristes — o autor compartilha experiências e diversas informações para quem está no período de transição para a dieta vegana, como lidar com mitos e estereótipos, dentre outras informações importantes sobre alimentação.
O livro foi lançado em 2013 pela Editora Tapioca.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas mídias sociais!
Com informações de: Vegpedia, EBC, Vegan Business, SportBuzz (UOL), Guia da Semana
Foto da capa: Pexels