Faça a diferença e multiplique!

Veja 10 livros sobre estresse

Para celebrar o Dia Mundial do Combate ao Estresse, selecionamos alguns livros para você saber mais sobre como se prevenir ou tratar os sintomas

Por Danilo Moreira

Você sente que seu nível de estresse está muito alto?

O estresse é um mecanismo de defesa natural do nosso organismo que age ao detectarmos situações de perigo ou ameaça. O problema é quando o seu nível se torna elevado ao ponto de prejudicar a nossa saúde mental e física.

De acordo uma publicação recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse.

O Brasil tem um cenário preocupante. O país ocupa segundo lugar no ranking mundial da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA). Já um estudo do Instituto de Psicologia e Controle do Estresse (IPCS), feita em 2020, já na pandemia de Covid-19, mostra que 60% dos entrevistados indicavam alto índice de estresse.

De modo geral, o tratamento para estresse elevado envolve mudanças no estilo de vida, ajustes na alimentação, boa qualidade de sono e hábitos saudáveis. É essencial procurar um profissional de saúde especializado para fornecer as orientações adequadas para cada indivíduo.

Em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Estresse (23/8) e por acreditarmos que a leitura é uma grande aliada nessa luta, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros que ajudam a conhecer mais sobre as causas e tratamentos dessa doença. São obras voltadas para profissionais de Saúde, pacientes e demais interessados.

Vamos lá? Veja a seguir:

livros sobre estresse

1. Relacionamentos interpessoais no século XXI e o stress emocional, de Marilda Lipp e Valquiria Tricoli (Orgs.)

As relações interpessoais no século XXI receberam diversas transformações, ao mesmo tempo em que a capacidade da tolerância se diminui.

Dirigido especialmente aos profissionais de saúde mental, a obra reúne textos de especialistas que tratam sobre os principais temas causadores do estresse emocional.

Dentre essas abordagens estão os relacionamentos sociais, virtuais, amorosos, corporativos, além da influência deles no nosso estilo de vida. Por fim, a obra conta com um capítulo que entrelaça a temática das relações interpessoais no século atual, e o combate ao estresse.

A publicação foi lançada em 2014 pela Editora Sinopsys.

2. Sentimentos que causam stress: como lidar com eles, de Marilda Lipp

Diversos sentimentos negativos como ciúme, raiva, inveja e medo estão presentes no dia a dia e podem gerar situações de estresse.

Por meio do livro, a psicóloga Marilda Lipp, referência no estudo sobre estresse no Brasil, aborda sobre como lidar com esse e outros problemas como ansiedade, melancolia, baixa autoestima e sintomas pós-traumáticos. Assim, a publicação visa ensinar como lidar com essas questões e ter mais bem-estar.

A autora faz análises a partir da infância, fase em que se originam alguns desses sentimentos e as formas de reação que podem gerar consequências na vida adulta.

A obra foi lançada pela Papirus Editora em 2015.

3. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática, por Ana Cristina Limongi França e Avelino Luiz Rodrigues

Estar em um ambiente corporativo envolve o desafio de conviver com diversos tipos de pessoas e situações. Além disso, os colaboradores precisam alcançar metas, trabalhar com objetivos e se enquadrar em políticas da organização.

Sabendo o quanto tudo isso pode resultar em situações de estresse, o livro auxilia na reflexão sobre esse desafio, fornecendo contribuições para um ambiente mais saudável e o bem-estar dos colaboradores.

Dentre os temas tratados na obra estão os mecanismos de formação de sintomas e doenças, qualidade de vida, novas abordagens sobre stress e síndrome de burnout (distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, geralmente em decorrência de uma rotina de trabalho intensa).

A edição que costuma ser mais facilmente encontrada é a 4ª, lançada em 2005 pela Editora Atlas.

4. O stress no meio ambiente de trabalho, de Maria José Giannella Cataldi

Essa é outra obra que tem como foco o combate ao estresse no ambiente corporativo. Nesse caso, a autora, que é advogada, trata de temas que envolvem relações de trabalho, assédios e as consequências do estresse na saúde física e mental.

A obra discorre sobre os temas com base na legislação trabalhista mais recente, incluindo as normas estabelecidas a partir de 2020 com a pandemia.

A quarta edição, lançada em 2021, também traz abordagens sobre novas formas de trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19, como o home-office, implementados pela necessidade do distanciamento social.

A obra foi publicada pela Editora Revista dos Tribunais.

5. Eliminando o estresse, de Brian L. Weiss

Nessa publicação, o psiquiatra norte-americano Brian Weiss compartilha a sua experiência para ajudar pessoas a combaterem os efeitos físicos e mentais do estresse.

De forma simples, o autor explica como devemos cuidar do corpo e da alma para evitarmos que a tensão e a ansiedade atrapalhem o nosso cotidiano. O especialista traz descobertas recentes da Ciência acerca do tema, além de alinhar técnicas da Medicina convencional e alternativa.

O CD que acompanha o livro traz uma técnica de relaxamento para equilibrar a mente e o corpo.

No Brasil a obra foi publicada em 2016 pela Editora Sextante.

livros sobre estresse

6. Estresse — Como lidar com as emoções que tiram você do sério, de Jan Bruce, Andrew Shatté e Adam Perlman

Nesse trabalho, o psicólogo Andrew Shatté, o médico Adam Perlman e a CEO da plataforma de coaching meQuilibrium, Jan Bruce, reuniram 24 fatores que geram estresse, desenvolvendo um sistema prático para trabalhá-los.

Dessa forma, o livro traz propostas para ajudar a identificar armadilhas comuns do pensamento, manter a calma quando estiver sob pressão, dormir melhor e ter mais disposição, aprimorar os hábitos alimentares, dentre outras ações para ajudar a combater e prevenir o estresse.

Problemas como engarrafamentos, cobranças do trabalho, a falta de tempo e os conflitos não deixarão de existir, mas segundo os autores norte-americanos, quando você muda a maneira de enfrentá-los, eles perdem o efeito tóxico sua a sua saúde e bem-estar.

No Brasil, o livro foi lançado em 2015 pela Editora Sextante, com tradução de Simone Lemberg.

7. Transtornos de ansiedade, estresse e depressões: conhecer e tratar, de Breno Serson

O estresse pode levar à ansiedade e depressão, doenças que atingem cada vez mais indivíduos nos tempos atuais.

Neste livro, o psiquiatra brasileiro Breno Serson aborda sobre os sintomas físicos dessas doenças e os tipos de tratamento disponíveis para elas.

O autor também aborda sobre a integração de tratamentos convencionais e medidas gerais complementares.

A obra foi lançada em 2016 pela MG Editores.

8. O estresse da escolha profissional dos estudantes, de Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Marilda Lipp

É comum que estudantes, no início da idade adulta, se deparem com um dos dilemas mais importantes de suas vidas: a escolha da profissão para o qual irão se qualificar.

Porém, normalmente esse momento vem carregado de um bombardeio de informações e a pressão pela aproximação do vestibular — o que pode acarretar sintomas de estresse.

O livro propõe discutir as relações entre vocação, escolha profissional e estresse, tratando também de estratégias para lidar com essa importante fase de nossas vidas. Dessa forma, o livro traz subsídios científicos ao trabalho de Orientação Profissional.

A obra foi publicada pela Paco Editorial em 2015.

9. Estresse e ansiedade: encarando a epidemia nas garotas, de Lisa Damour

Estudos têm apontado para o crescente aumento dos casos de ansiedade e estresse entre jovens meninas em todo o mundo.

Na obra, a psicóloga clínica norte-americana Lisa Damour compartilha, de forma leve e direta, soluções práticas para auxiliar garotas com diálogos construtivos, ajudando-as enfrentar seus medos.

O livro é dividido em cinco áreas: Lidando com o estresse e a ansiedade; Garotas em casa; Garotas com garotas; Garotas com garotos; Garotas na escola e Garotas em nossa cultura.

No Brasil, a obra foi lançada em 2019 pela Primavera Editorial, com tradução de Mabi Costa.

10. Felicidade na Prática, de Lygia Oizumi

Às vezes, a origem do estresse pode estar atrelada a sensações de incompletude ou infelicidade.

Após superar uma depressão profunda aos 25 anos, Lygia Oizumi decidiu colocar em pratica a realização de alguns sonhos antigos, que vão desde a fazer uma tatuagem a criar um projeto social de Cultura de Paz.

A obra é um exemplo de quem conseguiu obter melhor qualidade de vida e saúde mental após conseguir fazer um intenso processo de ressignificação. A autora também compartilha algumas filosofias que conheceu durante suas viagens pelo mundo, trazendo dicas de como encarar desafios.

O livro foi lançado em 2020 pela Gênio Criador Editora.

Gostou das sugestões? Compartilhe-as nas suas mídias sociais por meio dos botões abaixo!

Com informações de: Alto Astral, Instituto de Psicologia e Controle do Estresse (IPCS), Universia, Agora S. Paulo

Seja um Gênio você também!

Busca