Gênio Criador Editora

Livro 'A Borboleta Tita' faz a alegria de crianças e escolas em MG

Publicada pela Gênio Criador Editora, obra do professor Marcelo Guedes ganha repercussão em escolas e eventos educativos mineiros

Por Danilo Moreira

Lançado em 2018 pela Gênio Criador Editora, o livro infantil A Borboleta Tita, de autoria do professor Marcelo Guedes e com ilustrações de Natalia Lira, é uma dessas obras que trazem importantes ensinamentos sobre valores humanos para as crianças. Os frutos desse trabalho encantador estão sendo colhidos por meio da boa repercussão em instituições de ensino, eventos temáticos e homenagens ao autor.

O livro conta a história da simpática borboleta Tita, que possui acromatopsia – característica genética que afeta a capacidade do indivíduo na percepção de cores, tornando a visão monocromática. A protagonista possui três amigas, Dudu, Lalá e Rafa, que, juntas, vivem uma história repleta de ensinamentos sobre convivência social, respeito às diferenças, amizade, entre outros elementos importantes.

Gratidão da terra natal

Com o objetivo de divulgar o livro para seus conterrâneos, Guedes conta que, em julho deste ano, procurou a Secretaria Municipal de Educação de Itambacuri, sua cidade natal, localizada no leste do Estado de Minas Gerais. A ideia era utilizar o espaço da Casa de Cultura da cidade para fazer um evento de lançamento do livro. “Fui muito bem recebido pela pasta e o espaço foi prontamente disponibilizado. No dia 26 de julho ocorreu o lançamento do livro e, após fazer os devidos agradecimentos, fiz uma doação de livros para aquela Secretaria”, comenta o autor.

De acordo com a chefe de seção da Casa da Cultura Serafim Ângelo da Silva Pereira, Mara Lúcia Alves Pereira, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade, ofertou às escolas do município um exemplar da obra. Mara conta que o tema foi bem avaliado para ser trabalhado com os estudantes. “No encontro pedagógico realizado com os profissionais foi proposta a utilização da temática do livro. Com texto envolvente e ilustrações interessantes, a obra aborda assuntos que são discutidos na atualidade brasileira, contribuindo para o conhecimento sobre respeito às diferenças, do preconceito à aceitação”, destaca.

Esse voo gerou novas oportunidades para Guedes. Cerca de um mês depois, o autor foi surpreendido por um convite da Secretaria de Educação da cidade para participar da 13ª Primavera dos Museus, evento voltado para incentivar às novas gerações a preservarem os espaços que existem no local, como o Museu Regional Frei Agostinho e o Sacro.

Realizado anualmente, a edição 2019 aconteceu entre os dias 23 a 27 de setembro, tendo como tema “Museu por dentro, por dentro dos museus”, e a programação contou com apresentações de teatro, danças e poesias baseadas na história da Borboleta Tita. As crianças utilizaram fantasias inspiradas na personagem e cantaram uma música feita pela professora Fátima Souza (conhecida como Fatinha), inspirada no livro. 

A borboleta tita itambacuriMarcelo Guedes com alunos e professoras

A borboleta tita itambacuri
Estudantes de escolas locais participaram do evento
A borboleta tita itambacuri
Crianças se fantasiaram de borboleta Tita
A borboleta tita itambacuri
Uma das apresentações baseadas no livro

A borboleta tita itambacuriEvento educativo e cultural agitou Itambacuri

Guedes relata a satisfação de ver as crianças se apresentando em uma peça teatral baseada no seu livro. “Olha... a emoção que senti foi uma coisa indescritível. Imagina estar em sua terra natal e ver tanta beleza, ternura, poesia, alegria e disposição em um evento que teve que ser levado para a rua por não caber em espaço fechado”, destaca. O encontro contou com mais de cem crianças de escolas da região, que participaram de atividades em torno da Casa de Cultura e museus.

O livro, segundo o autor, também foi tema de apresentações em escolas da zona rural da cidade, levando as lições da obra para locais mais afastados. Vendo todo o reconhecimento que recebeu, por meio das crianças fantasiadas com as características da personagem que criou, além de todo o trabalho e empenho realizado pelos professores e diretores nas apresentações, o autor reforça sua gratidão. “Fiquei absolutamente lisonjeado e muito honrado por ver um evento de proporções tão significativas baseado numa obra de minha autoria, um trabalho apresentado àquele povo tão generoso, que reconhece o trabalho de seus filhos. O encontro não se efetivaria sem a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Itambacuri e da Professora Maria Selma Moreira Guedes, a quem dedico especificamente os meus agradecimentos pelo empenho para a realização do evento” destacou.

Representando a instituição, Mara também retribui a gratidão a Guedes pelo projeto. “Gostaríamos de agradecer ao autor pela obra, que foi bem aceita nas escolas, entre os professores e as crianças, proporcionando uma leitura agradável sobre um tema muito discutido na atualidade. É um livro educativo de grande valia social, pois enriquece mais o saber dos alunos como integrantes desse meio”, reforça.

Reconhecimento em Belo Horizonte

Além do festival, o livro “A Borboleta Tita” também marcou presença na capital mineira por meio da Semana da Educação – BH Educa, realizada entre os dias 16 e 23 de setembro pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e da qual participaram profissionais da Educação e escolas. A programação contou com palestras, seminários, lançamentos de livros, exposições e apresentações culturais.

Marcelo Guedes BH Educa
Marcelo durante o BH Educa

Dentre as atrações promovidas esteve o lançamento do Coletivo de Livros da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, que aconteceu no dia 18 de setembro no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde todos os servidores da Educação Municipal tiveram oportunidade de mostrarem seus trabalhos. Na ocasião, Guedes, que é professor concursado da Rede Municipal de Ensino, apresentou "A Borboleta Tita". “Foi um evento extraordinário e gratificante”, afirma.

Compartilhando boas lições

Além dos eventos citados acima, Guedes também doou livros para a escola onde leciona, na capital mineira. Segundo ele, o motivo para esse reconhecimento envolve o conteúdo que remete à situação de inclusão da qual a publicação trata. “As colegas da Tita não enxergam a acromatopsia como um problema. O livro mostra a importância do respeito e convivência com as diferenças, além da aceitação, da amizade e solidariedade. Isso, principalmente, é o que espero que todas as crianças que tiverem acesso ao livro entendam, até porque elas são as grandes divulgadoras dessas lições”, destaca.

De acordo com a diretora editorial da Gênio Criador, Cleusa Sakamoto, quando a Editora decidiu apoiar a publicação de “A Borboleta Tita”, já tinha a expectativa que a obra seria um sucesso. “Marcelo foi muito feliz em abordar as diferenças individuais de modo natural e afetivo. A história transmite de modo sensacional como o relacionamento humano pode existir em qualquer circunstância. Tita oferece uma lição de vida! Neste sentido, é um livro paradidático de grande valor para enriquecer o acervo na Educação Básica”, destaca Cleusa.

Com informações de: Prefeitura de Itambacuri (Facebook), Prefeitura de Belo Horizonte
Fotos: Marcelo Guedes (acervo pessoal) / Mara Lúcia Alves Pereira

Seja um Gênio você também!

Busca