Histórias abordam sobre a importância da data tradicional e/ou analisam elementos socioculturais
Por Danilo Moreira
Tradicional feriado cristão comemorado no mundo todo, o Natal é uma data que busca fomentar sentimentos nobres como o amor e a compaixão pelo próximo. Nesse período, é comum que as pessoas – seja por incentivos internos ou externos – busquem refletir sobre o espírito do momento. Além disso, essa época também reúne histórias interessantes e que são verdadeiras inspirações para muitos escritores.
A Gênio Criador Editora fez uma seleção de livros que têm a data como motivo especial e seus símbolos como pano de fundo. Sejam clássicos ou obras menos conhecidas, o Natal gera reflexões, curiosidades e momentos inusitados. Veja a seguir:
1 – Um conto de natal, de Charles Dickens
Publicada em 1843 pelo escritor britânico Charles Dickens (1812-1870), “Um Conto de Natal” é uma das histórias natalinas mais conhecidas na literatura ocidental. Enquanto todos em Londres se preparam para a celebração da data, o protagonista Ebenezer Scrooge, um homem avarento, rabugento e solitário, é obcecado pelos negócios e não permite que ninguém se aproxime. Durante a noite natalina, recebe a visita inusitada do espírito de Jacob Marley, seu antigo sócio morto há sete anos, que anuncia que seu passado, presente e futuro irão lhe visitar também, obrigando-o a rever questões da sua vida e personalidade. A obra já rendeu adaptações para o cinema, rádio, teatro e até paródias. Scrooge, inclusive, serviu de inspiração para o cartunista Carl Banks criar o famoso Tio Patinhas.
2 – Cartas ao Pai Natal, de J.R.R. Tolkien
J.R.R. Tolkien, conhecido mundialmente pela saga “O Senhor dos Anéis”, revela outra faceta sua neste belo livro. Em todo mês de dezembro, seus filhos recebiam envelopes com um selo do Polo Norte. Dentro das embalagens, as crianças se deparavam com “causos” contados pelo Papai Noel sobre o cotidiano dele, que envolviam aventuras, cenas engraçadas, aprendizados, momentos inusitados e mágicos, como o dia que o velhinho dividiu a lua em quatro pedaços e fez o “Homem da Lua” cair no quintal dele. Na verdade, era o próprio escritor que elaborava essas cartas e os desenhos aos filhos. Anos depois, o autor decidiu reunir essas produções em livro, desde a primeira carta ao filho mais velho, em 1920, até a última à caçula, em 1943.
3 – Milagre na Rua 34, de Valentine Davies
A obra conta a história de Susan, uma garota que foi criada para não acreditar em milagres. Essa mentalidade pode mudar quando chega na cidade um velhinho alegre e espirituoso, que jura ser o Papai Noel e vai trabalhar na mesma loja que a mãe de Susan. O livro foi adaptado para filme em 1994 nos EUA, com direção de Les Mayfield e tendo Mara Wilson (mais conhecida por estrelar o sucesso “Matilda”) no papel da menina protagonista.
4 – O presente do meu grande amor, organização de Stephanie Perkins
A obra é um mosaico de temas relacionados à comemoração do Natal. São 12 contos natalinos de escritores consagrados mundialmente, feitos para quem gosta do clima de fim de ano. São textos de fácil leitura, que se passam entre o Natal e o Ano Novo, com tramas que falam sobre amor, amizade, esperança, vida, entre outros elementos que envolvem esse período. A obra também provoca reflexões sobre o respeito, o preconceito, as mudanças que enfrentamos na vida, entre outros temas relevantes.
5 – Esquecer o Natal, de John Grisham
O livro é uma fábula moderna e bem humorada sobre o Natal. Nora e Luther Krunk planejavam fazer um cruzeiro ao Caribe e fugir de qualquer emoção natalina, além de evitar situações comuns da época, como shoppings lotados, cartões com mensagens positivas e despesas descontroladas. Mas seus planos vão por água abaixo quando a filha do casal volta do Peru e obriga-os a improvisar uma festa para recebê-la, gerando momentos curiosos. A obra mostra que o Natal, apesar de incluir situações típicas que podem não agradar a todos, é uma data que merece ser comemorada.
6 – Como o Grinch roubou o Natal, de Dr. Seuss
Se ao ler esse nome você se lembrou do famoso filme estrelado por Jim Carey, acertou. O longa-metragem foi inspirado na consagrada obra do escritor norte-americano de literatura infantil Dr. Seuss (1904-1991). O personagem rabugento e temperamental sempre odiou as celebrações natalinas. Por isso, quer fazer de tudo para acabar com o clima e os preparativos das festas de fim de ano dos moradores de Quem-lândia. Mas será que seus planos darão certo? É um livro divertido, que mostra que sentimentos amargos são bobagem.
7 – Uma pequena história de Natal, de Júlio Emilio Braz
Aqui temos um belo representante brasileiro na nossa lista. De autoria do escritor mineiro Júlio Emilio Braz, essa linda história apresenta seu Afonso, um senhor de idade que possui um sebo falido, e é dotado de uma incrível capacidade de contar histórias, tendo como grandes fãs um grupo de garotos que, em troca, lhe ajudam a voltar a ter a capacidade de sonhar. Além de ser uma grande lição de solidariedade, amor e compaixão, o livro também tem como objetivo resgatar os tradicionais contos de Natal.
8 – Dom de Natal, de Nora Roberts
O livro da escritora norte-americana Nora Roberts possui dois contos bem-humorados e emocionantes, que mostram o poder do espirito de Natal na vida das pessoas. No primeiro conto, o jornalista Jason Law resolve voltar para New Hampshire dez anos depois com um objetivo na bagagem: reencontrar seu primeiro amor, Faith Kirkpatrick, cujo romance gerou uma grande decepção ao rapaz no passado. Será que ele vai conseguir reencontrar sua grande paixão e resolver essa história? Já o segundo conto mostra os gêmeos Zeke e Zach, que pediram ao Papai Noel uma nova mãe. Os garotos conhecem a senhorita Dayse, a nova professora de música e, fascinados, acreditam que ela é a mulher ideal para o pai, Mac. Só que convencê-lo disso pode não ser uma tarefa fácil.
9 – Deixe a neve cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Na noite de Natal, uma nevasca inesperada transforma uma pequena cidade em um delicioso refúgio para encontros românticos. Os autores John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle – escritores de grande sucesso entre jovens – se reuniram e criaram três contos de amor, com situações inusitadas, armadilhas do destino e elementos de comedia romântica. As três histórias são diferentes, mas possuem conexão, sendo o espirito natalino um dos elos da trama. O livro mostra que o amor pode acontecer nos momentos mais inesperados.
10 – O Mistério de Natal, de Jostein Gaarder
Durante 24 dias antes do Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que fazem uma viagem no tempo até a cidade bíblica de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Durante o trajeto, fazem diversas paradas em locais simbólicos, como a cidade de Mira, onde nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história, ou Antióquia (Síria), onde se usou pela primeira vez a palavra “cristão”. O livro tem uma característica predominante nos trabalhos do autor e muito interessante: os personagens sempre buscam o saber. No caso dessa obra, o protagonista faz um curioso roteiro histórico do cristianismo.
11 – O Natal do pequeno Nicolau, de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé
Sexto livro da série clássica infantil francesa “O pequeno Nicolau”, a obra mostra o personagem do título, um garoto esperto e levado, que aproveita a chegada do Natal para aprontar diversas confusões. O pequeno recebe como conselho dos pais de que precisava ser generoso e, ao invés de querer presentes do Papai Noel para si próprio, deveria pedir a ele que entregasse aos seus amigos e pessoas que ama. Convencido dessa importância, o menino decide criar uma lista de presentes bem inusitada para o bom velhinho.
12 – O Natal do Carteiro, de Allan Ahlberg
O livro infantil é uma interessante história de Natal sob o ponto de vista de um personagem importante: o Carteiro. O período natalino está chegando e o Papai Noel está recebendo pedidos das crianças de todo o mundo por meio de cartas. Mas, ele não é o único a quase arrancar os cabelos com tantas tarefas. Para garantir que os envelopes cheguem ao seu destino, além dos presentes, o Carteiro trabalha bastante para garantir que as correspondências sejam entregues. O profissional também visita alguns personagens famosos de contos de fadas, como a Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau.
13 – O Natal de Charlie Brown, de Charles M. Schulz
Edição de luxo baseada no especial feito para a televisão norte-americana, o livro é uma história emocionante, que promove importantes reflexões sobre a importância e o valor do Natal. Na história, as famílias já se preparam para o período natalino, enfeitando árvores, comprando presentes e definindo como irão celebrar esse momento tão especial do ano. Mas, para Charlie Brown, essa data tornou um mero evento comercial. Sua turma, incluindo seu cão, Snoopy, tentam animá-lo, mas sem sucesso. Mas o menino terá uma surpresa, que irá fazê-lo entender qual o verdadeiro significado do momento.
14 – Papai Noel, uma biografia, de Gerry Bowler
Diferente dos livros anteriores indicados, que abordam sobre o espírito natalino ou compartilham lições utilizando a figura do Papai Noel no imaginário infantil e popular, esse livro se propõe ser uma biografia do “bom velhinho”. A obra procura relatar sobre como ele se tornou tão popular e conhecido em todo o mundo. Bowler investiga a origem como descendente de São Nicolau até a transformação da figura conhecida até hoje. O autor também aborda sobre a relação da Coca-Cola na disseminação do personagem, além de usos curiosos da figura dele por empresas como fabricantes de armas e companhias de seguros.
15 – O Suplício do Papai Noel, de Claude Lévi-Strauss
Ensaio publicado em 1952 pelo antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009), pega como gancho um episódio curioso: em 1951, autoridades eclesiásticas e pastores protestantes queimaram um boneco de Papai Noel na cidade de Dijon (França), alegando que o Natal estava se tornado uma data pagã e perdendo seu sentido religioso original. O pensador utiliza desse fato para analisar o significado desse símbolo natalino, das festas de fim de ano, o uso comercial de datas tradicionais e a influência norte-americana nesse processo. O texto foi publicado em poucos países, mas em 2008 a obra foi lançada no Brasil em comemoração ao centenário de nascimento do especialista.
Essas foram algumas dicas de livros que refletem sobre o significado do Natal, uma data especial não só do ponto de vista religioso, mas um importante momento para celebrar o amor ao próximo, valorizar as pessoas que amamos e colocar em prática a compaixão e a solidariedade.
A Gênio Criador Editora aproveita para agradecer a todos os leitores que apreciam nossos conteúdos, prestigiam nossos lançamentos, curtem as dicas de livros e curiosidades gerais, além do apoio recebido durante este ano.
Desejamos um Natal maravilhoso e um Ano Novo repleto de novos livros, paz, amor, conhecimento, conquistas e realizações.
Com informações de: Galileu, Livro e Café, Leitura