Gênio Criador Editora

6 concursos literários com inscrições abertas para novos escritores

Iniciativas premiam romances, contos, crônicas e poemas inéditos e ajudam a projetar os nomes de novos talentos da Literatura

Por Danilo Moreira

Uma boa alternativa para novos escritores que almejam construir seus nomes no mercado editorial é inscrever suas obras em concursos literários, iniciativas que geralmente são organizadas por associações culturais e editoras. Esses eventos têm como objetivo incentivar a produção literária nacional ou em língua portuguesa e projetar novos talentos. Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos que passam principalmente pelo ineditismo, o tamanho e alguns padrões de formatação da obra. As premiações variam entre a comercialização e distribuição do livro, a publicação do texto em uma antologia, até prêmios de incentivo em dinheiro.

Além do reconhecimento do trabalho de novos talentos, algumas organizadoras desses concursos também costumam realizar eventos literários que ajudam a promover os autores premiados no mercado. Sentiu interesse? Então confira alguns concursos para escritores com obras inéditas, que selecionamos abaixo e mãos à obra!

PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2018

Um dos mais conhecidos concursos de literatura do país, o Prêmio SESC de Literatura tem como objetivo revelar e divulgar novos talentos nacionais. Lançado em 2003, o concurso recebe obras em duas categorias: conto e romance. Na primeira, os textos devem conter entre 120 mil e 400 mil caracteres com espaços. Já os romances deverão ter entre 180 mil a 600 mil caracteres com espaços. As inscrições e o envio do conteúdo são feitos exclusivamente pelo site oficial. Até o encerramento das inscrições, é possível acessar a plataforma e fazer ajustes no livro enviado.

As obras vencedoras serão publicadas e comercializadas pela editora Record, além da distribuição em bibliotecas e salas de leitura do SESC de todo o país. Uma característica interessante desse concurso é que sua relevância permite que os autores premiados participem de um circuito respeitável de eventos literários, como a famosa Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), além de serem pauta de publicações especializadas em Literatura. Para saber mais sobre o concurso, confira o regulamento no site do Prêmio.

Prazo para inscrições: até 18 de fevereiro de 2018, até às 18h.

LITERATURA É COISA DE PRETO

Lançado pela Rico Editora, o concurso busca divulgar escritores afrodescendentes com histórias cujos protagonistas também são negros. O concurso aceita romances infantis, juvenis e adultos de escritores brasileiros (nascidos ou naturalizados) que já tenham publicado obras ou não, a partir de 18 anos de idade (ou 16 anos com autorização dos responsáveis). Os candidatos devem se autodeclarar negros (pretos ou pardos). Além da inscrição, o(a) candidato(a) também precisa curtir a página da Rico Editora no Facebook e compartilhar o post de convocatória do Prêmio na página. A obra a ser enviada por e-mail dever ser inédita no meio impresso.

O nome do concurso faz referência ao comentário racista feito pelo jornalista William Waack antes de uma transmissão ao vivo do Jornal da Globo, e que veio a público em dezembro de 2017 por meio do vazamento de uma gravação. O livro vencedor será publicado em um evento de lançamento com sessão de autógrafos na Bienal de São Paulo 2018. Para saber mais, clique aqui.

Prazo para inscrições: até 20 de janeiro de 2018, às 23h59.

14º PRÊMIO BARCO A VAPOR DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Outro concurso literário conhecido no cenário nacional é o Prêmio Barco a Vapor, iniciativa promovida pela fundação SM, em parceria com a Edições SM. Com o intuito de estimular a literatura nacional e aproximar crianças e jovens dos livros, o concurso aceita obras de ficção nos gêneros romance e novela infantis. Podem participar autores brasileiros e estrangeiros residentes no país, e as histórias que serão enviadas devem ser inéditas, ou seja, não podem ter sido publicadas anteriormente por quaisquer meios impressos e digitais.

A obra vencedora será publicada no selo da coleção Barco a Vapor, mediante um contrato firmado entre o autor premiado e a Edições SM, com duração de sete anos. O autor, quando assina o contrato com a editora, recebe um adiantamento em direitos autorais no valor de 40.000 reais. O romance ou novela deve ter entre 11 mil e 210 mil caracteres com espaços. Para se inscrever e consultar o regulamento, clique aqui.

Prazo para inscrições: até 31 de janeiro de 2018.

3º PRÊMIO LITERÁRIO UCCLA

Além de concursos brasileiros, existem também os que contemplam os países que falam o português. Um deles é o prêmio UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, sediado em Portugal. Como aponta o nome, o concurso busca valorizar a produção de obras literárias em língua portuguesa e divulgar novos autores. O concurso, que está em sua terceira edição, é promovido pela União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), a Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

O concurso recebe obras inéditas em prosa de ficção (romance, novela e conto) e poesia, de autores a partir dos 18 anos (ou com 16 anos, mediante autorização de seus responsáveis), que falam o português fluentemente, de qualquer nacionalidade. O livro deve ter, no mínimo, 50 páginas. O vencedor terá sua obra publicada e participará do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, promovido pela UCCLA, em locais associados no Brasil e no exterior.

As obras devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações, clique aqui.

Prazo para inscrições: até 31 de janeiro de 2018.

PRÉMIO LEYA 2018

Criado em 2008 pela Editora LeYa, empresa sediada em Portugal, o concurso premia em até 100 mil euros uma obra inédita em português no gênero romance. O texto precisa ter mais de 200 mil caracteres com espaços.

O livro deve ser enviado para a editora no formato impresso padrão A4, acompanhado de uma versão em formato digital (CD ou pen-drive). A correspondência deve conter os seguintes dados:

Prémio LeYa 2018
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide
Portugal

A editora realiza a edição e também distribui o livro premiado em países de língua portuguesa. A obra não pode ter sido enviada para outros concursos cuja avaliação esteja pendente. Para saber mais, consulte o regulamento do Prêmio.

Prazo para inscrições: até 30 de abril de 2018.

PRÊMIOS LITERÁRIOS 2018 DA FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

Organizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), o concurso recebe obras inéditas em língua portuguesa nas categorias: conto, dramaturgia, ensaio, literatura infanto-juvenil, poesia e romance. Nesta edição, a FCP irá premiar 12 obras na qual cada uma terá uma tiragem de 600 exemplares, sendo:

Conto - 2 (duas) premiações;
Dramaturgia - 2 (duas) premiações;
Ensaio - 2 (duas) premiações;
Literatura Infanto-juvenil - 2 (duas) premiações;
Poesia - 2 (duas) premiações;
Romance - 2 (duas) premiações.

Podem participar do concurso autores com idade mínima de 18 anos residentes em todo o território nacional. Os materiais podem ser entregues diretamente na instituição ou por correio com os seguintes dados:

Fundação Cultural Do Estado do Pará - Edital Prêmios Literários 2018
Av. Gentil Bittencourt, 650, Bairro de Nazaré
CEP 66.035-340 – Belém / Pará
Setor de Protocolo (subsolo).

Para mais informações, acesse ao site oficial da FCP.

Prazo para inscrições: 31 de janeiro de 2018.

12 DICAS PARA QUEM DESEJA PARTICIPAR DE CONCURSOS LITERÁRIOS

concursos-literarios/concursos-literarios-genio-criador-editora-3

1 - Leia com bastante atenção o regulamento de cada concurso, especialmente o(s) gênero(s), temas aceitos e perfis de autores que podem enviar seus trabalhos. Existem concursos que são municipais ou estaduais, ou contemplam faixas etárias específicas ou somente obras já publicadas, como o Prêmio Jabuti.

2 - Seja fiel ao seu estilo. É comum que muitos escritores iniciantes, com a gana de se inserirem no mercado, se inscrevam em concursos de gêneros que não são a sua especialidade. O resultado é o envio de uma obra que não reflete o seu verdadeiro potencial.

3 - Siga rigidamente os padrões solicitados de formatação de texto. Alguns concursos podem eliminar o candidato logo de início caso encontrem irregularidades gráficas e de formatação no material recebido.

4 - Planeje seus gastos, já que alguns concursos exigem que a obra seja enviada no formato impresso e/ou cobram taxa de inscrição.

5 - Existem editoras independentes que também realizam concursos principalmente para antologias. Como necessitam de apoio financeiro, é comum que solicitem aos vencedores uma colaboração em dinheiro para que as publicações sejam feitas.

6 - Para haver maior imparcialidade no julgamento dos trabalhos, é comum que os concursos solicitem que os autores enviem obras com pseudônimos. Escolha um nome que não possibilite em hipótese alguma sua identificação (sob pena de desclassificação), e caso participe de outros concursos literários, sempre utilize pseudônimos completamente diferentes.

7 - Na hora de escolher qual obra irá enviar, não leve em consideração apenas o seu gosto pessoal, mas se ela realmente atende aos critérios que os jurados procuram e se é comercialmente viável.

8 - Revise a gramática e a ortografia, mas procure também revisar a trama, o estilo e outras características que irão compor o livro para torná-lo mais interessante e atrativo. Procure pesquisar estilos e temas semelhantes de sucesso no mercado para se inspirar e aplicar no seu texto, mas de acordo com a proposta do concurso que irá participar.

9 - Ao se inscrever em concursos literários, é comum o(a) candidato(a) sentir insegurança e surgirem dúvidas como, por exemplo, se a obra enviada realmente está à altura do que o concurso exige ou tem chances de competir com as de outros participantes. Não desanime e acredite no seu potencial!

10 - A internet possui um vasto conteúdo com dicas sobre como produzir um bom livro. Leia entrevistas e relatos de escritores que já participaram de grandes concursos literários e absorva as melhores dicas que você pode aplicar em seus textos ou durante o seu processo de inscrição.

11 - Não existe um modelo de sucesso para todos os concursos e você não precisa seguir estilos de vencedores em edições anteriores. Os juízes, de modo geral, prezam pela inovação, então use a sua criatividade, dentro dos requisitos estabelecidos no regulamento!

12 - Não se frustre se você não ganhar. Participar de concursos literários é um exercício de persistência e aprimoramento da própria escrita, além de uma forma interessante de avaliar o impacto das suas histórias para pessoas que não te conhecem. Você sempre poderá participar de outros concursos e produzir conteúdos cada vez mais elaborados.

OUTROS CONCURSOS LITERÁRIOS PARA VOCÊ COLOCAR NO SEU RADAR 

concursos-literarios/concursos-literarios-genio-criador-editora

Além dos concursos que citamos, existem outros prêmios literários para novos autores que tradicionalmente são realizados ao longo do ano. Saiba abaixo sobre alguns deles e fique ligado!

CONCURSO LITERÁRIO MÁRIO QUINTANA

Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS), o prêmio busca incentivar a produção literária nacional e homenagear o poeta gaúcho Mário Quintana (1906-1994). Em 2018, deve realizar sua 13ª edição. O Prêmio contempla obras inéditas nacionais nas categorias “Conto”, “Crônica” e “Poesia”, sendo que os participantes podem inscrever um texto em cada gênero. Os três primeiros lugares em cada segmento irão receber troféus e 20 exemplares da antologia publicada com os textos vencedores (sem fins lucrativos). Além disso, irão participar de um coquetel e uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre (RS).

Previsão de abertura das inscrições: entre maio e julho.

Informações: https://www.sintrajufe.org.br/ 

PRÊMIO GOVERNO DE MINAS GERAIS DE LITERATURA

O concurso reconhece novos autores em três categorias: Poesia, Ficção (romance) e Jovem Escritor Mineiro. As duas primeiras dão premiações de 30 mil reais, enquanto o escritor premiado na última recebe 48 mil, divididos em seis parcelas e destinados à pesquisa e elaboração de um livro. Existe ainda uma quarta categoria, fechada, na qual um escritor brasileiro é escolhido pela comissão julgadora para ser homenageado.

Período de inscrição anual previsto: de março até final de abril.

Informações: www.cultura.mg.gov.br

Gostou? Se você conhece mais concursos, conte para a gente!

E se você é um autor que busca publicar sua produção acadêmica de forma independente, entre em contato com a Gênio Criador Editora!

Com informações de:  Casa das Rosas, Concursos Literários, Diário de Pernambuco, FCP, Loucura por Leituras, Escola de Escrita, Boas Histórias  

Seja um Gênio você também!

Busca