Gênio Criador Editora

Livros que falam da Copa do Mundo

10 livros sobre a Copa do Mundo

Publicações contam sobre o que há por trás de um dos maiores espetáculos esportivos mundiais

Por Danilo Moreira

Ano de Copa do Mundo da Fifa certamente é um momento que mexe com boa parte do planeta. Mas, já parou para pensar como começou essa fama e quão profundas são as suas influencias na vida econômica, política e social dos países?

Para abordar sobre esses e outros temas relacionados, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros sobre Copa do Mundo. São obras que exploram as nuances do evento, curiosidades, histórias inusitadas, bem como os seus impactos na sociedade e no próprio futebol, sendo interessante para pesquisadores e entusiastas sobre a competição.

Veja a seguir:

1. Enciclopédia das Copas do Mundo, de Luiz Fernando Baggio

A obra traz um punhado de informações históricas sobre o evento, sendo dividido em três partes.

Na primeira, o autor traça um paralelo entre os acontecimentos mundiais e o evento dentro de campo. A segunda traz um compilado de resultados estatísticos sobre as Copas e desempenho das seleções e outros profissionais em campo. A última parte apresenta curiosidades, entrevistas com jogadores e um rico acervo fotográfico.

O livro também conta com um apêndice sobre as cidades-sede escolhidas e a tabela completa da Copa do Mundo da Fifa de 2014, que aconteceu no Brasil. A edição mais recente da obra possui informações até o Mundial de 2018, na Rússia.

Com mais de 700 páginas, sua edição mais comum a ser encontrada nas livrarias é a segunda, lançada em 2013, pela Editora Novaterra.

2. Uma história das Copas do Mundo: futebol e sociedade (Volumes 1 e 2), de Airton de Farias

O pesquisador reuniu em dois volumes um conjunto de informações preciosas, que mostram as diversas conexões entre o futebol e fatos históricos.

A obra apresenta contextualizações políticas, econômicas e sociais do mundo pré-Copa, passando por acontecimentos como a Segunda Grande Guerra (1939-1945) e diversos outros acontecimentos marcantes e atreladas à competição, que abrangem o século XIX, XX e início do XXI.

Assim, temos contato com fatos como países que entraram em confronto em nome da bola, caso de Honduras e El Salvador (1969), ou quando o jogador argentino Maradona ajudou a seleção de seu país a vencer os ingleses e aumentou a autoestima da torcida, trazendo à tona a lembrança do guerra entre os dois países na pela posse das Ilhas Maldivas, nos anos 1980, que terminou com a Inglaterra vencedora.

Lançados em 2014 pela Editora Armazém da Cultura e somando cerca de 1.000 páginas, ambos os volumes contam com prefácio do jornalista esportivo Juca Kfouri e ilustrações de Daniel Brandão.

3. O Livro de Ouro das Copas, de Lycio Vellozo Ribas

Imagina um tempo em que um país inteiro só conseguia assistir a um jogo da Copa horas ou até dias depois de ter acontecido por não existir transmissão ao vivo, já que as vantagens da internet só começaram a ser de fato mais aplicadas a partir da edição de 1998.

Ou ainda, pense que análises estatísticas especializadas fora da cobertura jornalística atual, só entraram de fato nesse circuito a partir da Copa de 1990. E o replay instantâneo e a transmissão em cores, que foi considerada uma grande novidade no Mundial de 1970.

Essas e outras curiosidades ilustram a obra do jornalista esportivo curitibano, que faz uma boa viagem pelas edições da Copa, trazendo detalhes sobre mais de 700 jogos em quase nove décadas de competição, até 2014. Além da parte tecnológica, também conhecemos mais sobre os personagens, dos heroicos aos mais polêmicos.

A obra foi lançada em 2018 pela Faro Editorial, mas, neste ano, em virtude da Copa do Qatar, ganhou uma nova edição com tiragem limitada, atualizada com informações do Mundial da Rússia (2018).

4. Os 55 maiores jogos das Copas do Mundo, de Paulo Vinícius Coelho

Nesse livro, o jornalista esportivo Paulo Vinícius Coelho, que tem mais de vinte anos de cobertura da editoria de esportes, elenca os 55 jogos de maior destaque dentre as edições da Copa do Mundo da Fifa.

As competições listadas contam com diversos dados estatísticos e detalhes que explanam seus principais destaques, que ajudam a explicar o motivo desse grande evento ser mundialmente consagrado.

Além das informações relacionadas às partidas, PVC, como é conhecido o autor, também trouxe fatos relevantes relacionados aos jogos, como cenários políticos, ditaduras, manifestações de torcidas e depoimentos até de times que perderam.

A obra foi lançada em 2010 pela Panda Books, contemplando as edições da Copa até aquele momento.

5. Glória roubada: o outro lado das Copas, de Edgardo Martolio

Já é conhecida a face festeira e heroica do Mundial, composta da imagem dos estádios lotados, o sofrimento dos torcedores até o último minuto e todas as emoções que uma competição desse porte provoca.

Mas aqui, nessa obra, vamos conhecer um outro lado: quando a Copa do Mundo vira instrumento de manipulação e poder.

Assim, o pesquisador nos apresenta vários casos em que o evento acabou ligado, direta ou indiretamente, a regimes tiranos que, na prática escondiam situações antiéticas e de violação dos direitos humanos.

A obra foi publicada em 2014 pela Editora Figurati.

Estádio lotado
6. Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina, de Lívia Gonçalves Magalhães

O livro traça a relação entre edições da Copa do Mundo com as ditaduras brasileira (1964-1985) e argentina (1976-1983).

Em meio às euforias dos campeonatos, partidas e conquistas dentro de campo, havia uma série de repressões e torturas acontecendo nos dois países. Assim, a historiadora analisa os processos históricos e traça comparações, buscando explicações sobre os períodos.

A pesquisadora propõe ir além da dicotomia apoio x resistência durante esses regimes ditatoriais, propondo novas interpretações.

O livro foi publicado em 2014 pela Editora Lamparina.

7. 100 camisas que contam as histórias de todas as Copas, de Marcelo Duarte

Há quem enxergue os uniformes de seleções como meros itens de vestuário, mas para o jornalista, são importantes registros históricos.

Por meio dessa visão, o autor traz curiosidades sobre 100 camisas usadas por seleções e árbitros em vinte edições de Copas do Mundo, até 2014.

Duarte escolheu as histórias mais emocionantes e curiosas para traçar uma linha cronológica para simbolizar tudo que representa estar em campo vestindo os uniformes.

A obra foi publicada em 2018 pela Panda Books.

8. Deuses da Bola: 100 anos da seleção brasileira, Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção

O livro conta sobre a trajetória da seleção brasileira de 1914, quando futebol era chamado de foot-ball até 2014, quando a seleção já era pentacampeã do mundo (e antes do 7 a 1).

Os pesquisadores resgataram diversas histórias e curiosidades desde os primórdios, passando inclusive por elementos inusitados e divertidos.

Dessa forma, a obra passa pela primeira seleção, a rixa entre paulistas e cariocas pelo poder, a consolidação da “seleção canarinho”, além das vitórias e outros fatos marcantes.

A versão mais comum encontrada nas livrarias é a 2ª edição, lançada em 2014 pela Editora DSOP.

9. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país, de Marcos Guterman

Entender o futebol brasileiro é também analisar a história do país, seja sua chegada ao Brasil como esporte de elite a um grande entretenimento de massas, do amadorismo ao profissionalismo, dos salários modestos à exportação de jogadores para grandes clubes mundiais, até a relação política x esporte.

Assim, o jornalista e historiador apresenta a trajetória do futebol brasileiro, desde sua chegada da Inglaterra à consolidação de nossa fama mundial como “o país do futebol”.

Junto ao futebol, leitores terão contato com diversos fatos em especial do século XX, compreendendo a intrínseca relação entre fatos históricos, políticos, econômicos, sociais e, claro o futebol, o que, de acordo com o autor, explicam o Brasil.

O livro foi publicado em 2009 pela Contexto.

Essa foi a nossa lista de livros sobre Copa do Mundo para você fazer um golaço em termos de conhecimento sobre o assunto. Boa leitura!

Gostou da matéria? Compartilhe nas mídias sociais por meio dos botões abaixo.

Com informações de: TecMundo, Uol, Revista Galileu, Árvore, Nostalgia Cinza

Fotos: Pixabay

Seja um Gênio você também!

Busca