Publicações abordam sobre a evolução do esporte, a sua relação com outros campos do saber e seus impactos nas sociedades
Por Danilo Moreira
Há muitos anos que a paixão do brasileiro pelo futebol não é novidade, mas quando o assunto é livros sobre o esporte, quais vêm à sua cabeça?
Embora o nicho de livros sobre futebol no Brasil ainda não seja explorado à altura da popularidade desse esporte, existem obras primorosas — algumas escritas há mais de cinquenta anos — que trazem conteúdos relevantes de pesquisa e conhecimento.
São livros que refletem sobre a trajetória do futebol, avaliam os seus impactos na sociedade ou trazem elementos pitorescos e até escandalosos de seus bastidores.
No mês em que comemoramos o Dia Nacional do Futebol (19 de julho), a Gênio Criador Editora compartilha uma seleção campeã de livros sobre futebol. Confira a seguir:
1. O negro no futebol brasileiro, de Mário Filho
Publicado pela primeira vez em 1947, esse clássico da literatura esportiva brasileira trata sobre o futebol de uma perspectiva sociológica e antropológica de forma inédita no país até então.
A obra narra desde a chegada do futebol ao Rio de Janeiro (esporte de origem britânica e até então só praticada pela elite branca), a formação de clubes e a todo o preconceito e segregação que negros — torcedores e jogadores — resistiram (e ainda enfrentam) em prol do amor pelo esporte.
O autor Mário Filho (1908-1966), irmão do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), revolucionou o futebol brasileiro e definiu o jornalismo esportivo tal qual conhecemos hoje, além de ajudar a idealizar o Estádio Municipal do Maracanã (que inclusive leva o seu nome), criar o Torneio Rio-São Paulo e o embrião do Campeonato Brasileiro.
O livro conta com prefácio do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), mas as edições mais recentes também possuem bônus de outros especialistas. A edição que atualmente costuma ser mais facilmente encontrada é a lançada pela Editora Mauad X em 2010.
2. Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização, de Franklin Foer
O futebol vai bem além de ser um esporte. Pode envolver interesses a ponto de arruinar regimes políticos, deflagrar movimentos revolucionários e de trazer à tona mazelas sociais e de outras ordens.
O autor viajou o mundo — passando por países como Itália, Irã, Bósnia e Brasil — analisando a relação entre o futebol e a nova economia global, bem como de que forma as populações vivem o esporte.
O resultado é um livro sobre futebol com diversas histórias (engraçadas ou trágicas) e até personagens curiosos como um hooligan inglês, filho de uma judia com um nazista; mulheres corajosas que frequentam os estádios iranianos; os cartolas do futebol brasileiro e uma torcida organizada sérvia que se tornou uma unidade paramilitar.
No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Zahar em 2005, com tradução de Carlos Alberto Medeiros.
3. A Pirâmide Invertida: a história da tática no futebol, de Jonathan Wilson
Aqui o foco é a tática, e o autor britânico investiga mais de 150 anos de história do futebol para destrinchar essa evolução técnica até os dias atuais.
Wilson remonta aos tempos em que o jogo não tinha um padrão ou vivia a “era dos cinco atacantes”, passando pelas transformações e regulamentações no século XX até os dias atuais.
Ao longo dos anos, a tal “pirâmide”, que o autor utiliza para ilustrar suas explicações se inverteu, consagrando os esquemas com o uso da tática de ter apenas um homem na linha de frente.
O livro foi lançado em 2008, mas só chegou ao Brasil em 2016, por meio da Editora Grande Área, com tradução de André Kfouri.
4. Escola Brasileira de Futebol, de Paulo Vinícius Coelho
Assim como “A Pirâmide Invertida”, nesse livro, o jornalista Paulo Vinícius Coelho também foca nas evoluções técnicas e táticas do futebol, mas com foco nos times e jogadores brasileiros.
A obra destrincha as revoluções que aconteceram nos nossos clubes e seleção do país até os anos recentes, além de analisar influências na nossa escola de futebol.
A obra traz histórias interessantes de personagens e acontecimentos emblemáticos de bastidores, como a reunião que decretou a estratégia e escalação do Brasil antes do famigerado 7 a 1 contra a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014.
O livro foi publicado em 2018 pela Editora Objetiva.
5. Grandes árbitros do futebol brasileiro, de Daniel Destro
Vamos mudar o foco dos jogadores e técnicos e focar nos árbitros. O livro faz uma viagem pelo universo da arbitragem brasileira, trazendo suas nuances e características.
Destro biografou 50 dos grandes árbitros e árbitras brasileiras e, por meio da trajetória dessas pessoas, conhecemos mais sobre a profissão e sua relevância no futebol e fora dele.
O autor também destaca os preceitos que regem a carreira e também o que acontece fora do campo, bem como a relação (inclusive conflituosa) que a sociedade possui com esses profissionais.
Com prefácio do jornalista esportivo Milton Neves, o livro é uma publicação independente do autor, lançada em 2018.
6. Entre os vândalos: a multidão e a sedução da violência, de Bill Buford
Infelizmente, há um lado dentro do futebol que sempre recebe destaque nos noticiários: as ações violentas de membros de torcidas.
Para investigar mais sobre esse universo de violência, o jornalista norte-americano Bill Buford conviveu por quatro anos com hooligans — membros de torcidas de futebol inglesas, conhecidas mundialmente por suas práticas agressivas e de selvageria, que ganharam jornais em todo o planeta.
O livro é um registro dessa imersão do autor no universo de torcidas violentas, mostrando os motivos que os levam a acompanhar seus times em todo o canto, a natureza de violência deles e as práticas que fazem parte do grupo.
Lançado pela primeira vez em 1991, você pode encontrar a edição brasileira da Companhia das Letras, publicada em 2010 e com tradução de Júlio Fischer.
7. Para entender a violência no futebol, de Maurício Murad
O foco aqui são os casos de membros violentos em torcidas brasileiras. Para o sociólogo, a violência no esporte reflete a sociedade, os problemas e desafios do país.
Baseando-se em estatísticas e propondo reflexões, o especialista argumenta que o aumento das mortes de integrantes de torcidas está ligado ao envolvimento de integrantes com o crime organizado, além do acesso às drogas, à tecnologia e à internet.
O autor faz um panorama sobre esse problema da violência no futebol, além de apontar caminhos para ajudar na pacificação das torcidas, trazendo bons exemplos de outros países, inclusive.
A obra foi publicada em 2013 pela Editora Benvirá.
8. Jogo sujo — O mundo secreto da FIFA, de Andrew Jennings
Outro lado nada agradável que está presente no futebol é a corrupção. Neste caso, o jornalista escocês Andrew Jennings (1943-2022) realizou uma investigação de escândalos envolvendo a FIFA desde os anos 1970.
Há casos, por exemplo, como a compra de votos para uma edição da Copa do Mundo. O livro também cita escândalos envolvendo nomes emblemáticos como João Havelange e Ricardo Teixeira.
A obra fez tanto barulho que chegou a ser proibida em alguns países. Ainda sim, foi traduzida para 12 idiomas.
No Brasil, foi publicada em 2012 pela Panda Books, com tradução de Renato Marques de Oliveira.
9. Jogo roubado: a caça pelos responsáveis por manipulações dos resultados de futebol, de Brett Forrest
Esse é outro livro que aborda a corrupção no futebol, mas nesse caso, o recorte é sobre apostas.
Em 2013, por exemplo, a polícia europeia (Europol) revelou que mais de 700 partidas internacionais já tinham seus resultados definidos desde 2008. Esses e outros casos são abordados pelo jornalista.
Assim, encontramos suborno de jogadores, árbitros, partidas armadas e outros crimes. Nem a Copa do Mundo escapa.
No Brasil, a obra foi publicada pela editora Pararela em 2015, com tradução de Renata Pucci.
10. O futebol nas Ciências Humanas no Brasil, de Sérgio Settani Giglio e Marcelo Weishaupt Proni (orgs.)
Qual a relação do futebol com outros campos de estudo, como a Política, Antropologia e Economia?
Nesse livro, 42 textos de pesquisadores de diversas áreas expõem análises e reflexões sobre o futebol, relacionando-o com áreas do conhecimento como Política, Sociologia e Antropologia, Geografia, Pedagogia e Economia.
Por meio dessas associações, fomentados debates como a produção de ídolos futebolísticos, a violência entre torcidas, a Copa do Mundo, as questões de gênero e raça, entre outros aspectos, são abordados na obra.
O livro foi publicado pela Editora Unicamp em 2020.
Esperamos que você aprecie bastante essa seleção e conheça as várias nuances que o futebol possui e que, inclusive, nos ajuda a nos entendermos como sociedade.
Você conhece mais livros? Deixe seu comentário!
Compartilhe também nossa matéria nas mídias sociais por meio dos botões abaixo.
Com informações de: Goal, Nexo, Blog da Companhia, Futebol Café (Medium), Ludopédio
Fotos: Pexels