Obram abordam sobre a importância do voluntariado, bem como seus impactos sociais e subjetivos, além de aspectos relacionados à gestão de ONGs
Por Danilo Moreira
Ser voluntário é uma atividade transformadora que gera benefícios para toda a sociedade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em 2018, 7,2 milhões de pessoas fizeram algum trabalho voluntário no Brasil, com duração média de 6,5 horas por semana, sendo que 48,4% desses participantes se dedicaram quatro ou mais vezes por semana.
De acordo com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, o voluntário é “um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, que realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político e emocional.”
Em 5 de dezembro, é celebrado internacionalmente o Dia do Voluntariado, cuja data foi estabelecida pela ONU em 1985 com o objetivo de fomentar ações desse tipo em todo o mundo. Além de um gesto nobre, participar de um trabalho voluntário é uma oportunidade de desenvolver o senso de empatia, comprometimento, confiança e sensibilidade, além de criar bons relacionamentos e aprender novas habilidades.
E você, trabalha ou já pensou em trabalhar com voluntariado? Para te auxiliar nesse objetivo, separamos alguns livros sobre o assunto. Confira a seguir:
1. A Revolução do Voluntariado – Liberando o Poder de Cada Um de Nós, de Bill Hybels
Bill Hybels é um autor norte-americano, fundador e pastor titular da Igreja Willow Creek, em South Barrington (EUA). Associando religião com solidariedade, o autor apresenta histórias de transformação por meio do voluntariado a fim de incentivar uma vocação em servir os outros por meio desse trabalho, além de reforçar a importância de como as igrejas locais podem assumir um papel importante no apoio ao atendimento de necessidades das comunidades onde estão situadas. No Brasil, o livro foi lançado em 2013 pela Editora Vida.
2. Motivação de Voluntários - Teoria e Prática, de Carlos Eduardo Cavalcante
De acordo com a ONU, mais de um bilhão de pessoas no planeta se dedicam ao voluntariado. O autor discute sobre o que motiva esses voluntários a dedicarem seu tempo e conhecimento para ajudar ao próximo, sendo que esse esforço não é remunerado e pode ter custos emocionais, sociais e até financeiros – e tudo isso em uma sociedade individualista. O livro pode auxiliar gestores de ONGs e estudiosos da área a entenderem, gerenciarem melhor a motivação dessas pessoas e combater a rotatividade, considerada um dos maiores problemas nessa área. Já para quem atua, é um importante exercício de autoconhecimento. A publicação possui um questionário que pode ser utilizado pelos leitores para mensurar essa disposição. O livro foi lançado em 2016 pela Editora Appris.
3. O Trabalho Voluntário – Uma Questão Contemporânea e um Espaço para o Aposentado, de Maria Cristina Dal Rio
O livro é resultado da pesquisa de mestrado da autora no Programa de Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A autora aborda como o trabalho voluntário colabora para dar sentido à existência de pessoas aposentadas já que, segundo ela, “aposentar e envelhecer significa voltar para o mundo privado, não ter visibilidade e ficar com a sociabilidade restrita.” Nesse sentido, o voluntariado se mostra como um caminho importante para repensar quaisquer preconceitos e estereótipos relacionados à condição do idoso aposentado. Os entrevistados mostram como continuaram ativos por meio do trabalho voluntário, desenvolvendo possibilidades, competências e valores. A obra foi lançada em 2004 pela Editora Senac.
4. Os Andaimes do Novo Voluntariado, de Márcia Pereira Cunha
A obra aborda sobre o chamado novo voluntariado, que passa a aparecer no cenário público a partir da segunda metade da década de 1990. A socióloga apresenta o tipo de atividade como uma construção e não um resultado da soma de iniciativas pessoais espontâneas e sentimentos cívicos individuais. Essa construção é calcada em dois sentidos. O primeiro envolve a relação entre atores sociais que lhe deram sustentação e visibilidade; já o segundo está relacionado aos fatores que tornam a sua aparência uma novidade. O livro foi lançado em 2010 pela Cortez Editora e atualmente é mais encontrado em sebos e sites como o Estante Virtual.
5. Africanamente – O Que Vivi E Aprendi Como Voluntário na África, de Gustavo Leutwiler Fernandez
Nesta obra, lançada em 2017 pela editora Autografia, o comunicador Gustavo Leutwiler Fernandez compartilha sua experiência ao trabalhar como voluntário no continente africano, cuja trajetória percorreu por comunidades na África do Sul, Zimbábue, Etiópia e Ruanda. O autor relata o que viu e aprendeu nesses locais, numa dinâmica que tenta romper com estereótipos e preconceitos que existem referentes a essas regiões. Para quem está pensando em trabalhar com voluntariado especificamente nessas localidades, o livro pode contribuir com algumas visões, considerações e vivências.
6. Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor – Criação de ONGs e Estratégias de Atuação, de Takeshy Tachizawa
A paixão pelo trabalho voluntário pode evoluir para projetos maiores, como a criação de uma Organização Não Governamental (ONG). O livro aborda sobre técnicas relacionadas à gestão dessas entidades e outros tipos de instituições sociais do Terceiro Setor. A obra propõe um roteiro sobre como criar uma organização focada em atividades de interesse público, bem como seus trâmites legais e burocráticos necessários. Além disso, analisam estratégias e projetos sociais de empresas do Segundo Setor (iniciativa privada), que possuem impacto nas comunidades e que muitas vezes atuam em parceria com organizações do Terceiro Setor e buscam complementação da atuação governamental (Primeiro Setor). O autor também traz referências interessantes como filmes que resumem a importância das estratégias de atuação, da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. A sexta edição foi publicada em 2014 pela editora Atlas.
7. S.O.S. da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor, de José Alberto Tozzi
Especialista em Terceiro Setor, José Alberto Tozzi destaca neste livro quais são os pontos fundamentais para um planejamento eficiente para concretizar objetivos de uma ONG, com orientações sobre como captar recursos para seus projetos, quais são e de que forma obter parcerias essenciais, as práticas sustentáveis recomendadas, os quesitos para uma prestação de contas com clareza e transparência, entre outras dicas importantes para quem deseja investir nesse caminho. A obra foi publicada pela Editora Gente, em 2015.
8. Marketing para o Terceiro Setor, de Sydney Manzione
O livro traz, de forma didática, uma proposta de adaptação dos conceitos de marketing clássico para as organizações do Terceiro Setor, que nem sempre têm acesso a ferramentas desse tipo seja por falta de conhecimento ou estrutura inadequada. O especialista traz diversos procedimentos e exemplos que podem ser aplicados sem altos investimentos. Lançado pela Editora Novatec em 2006, o livro é indicado para gestores de ONGs e entidades sociais, mas também pode ser de grande valia para estudantes, professores e pessoas que realizam trabalhos voluntários.
Dicas para iniciar em um trabalho voluntário
Quer iniciar em um projeto voluntário? Reunimos algumas orientações simples abaixo para te ajudar nesse trabalho:
1 – Defina qual seu objetivo final com a atividade voluntária;
2 – Escolha uma habilidade sua que deseja desenvolver;
3 – Faça um balanço do seu tempo disponível, habilidades e recursos financeiros disponíveis;
5 – Escolha qual local deseja atuar, se no País ou no exterior;
6 – Pesquise por sites e projetos especializados em trabalho voluntário, bem como a reputação dessas iniciativas;
7 – Ao escolher uma relação de ONGs, veja avaliações e relatos da experiência de outros voluntários;
8 – Entre em contato com os projetos escolhidos;
9 – Faça algumas visitas para conhecer melhor o ambiente e conferir sua identificação com a causa e o trabalho desenvolvido no local;
10 – Inicie uma atividade em caráter experimental. É importante conhecê-la bem para se engajar e se dedicar. Doe seu tempo e amor com clara consciência da sua escolha.
Em alguns blogs especializados, como o The Body Shop, existem mais dicas importantes para você poder se engajar em um trabalho voluntário sério e de forma eficaz.
Plataformas de apoio
Existem diversos locais para voluntariado, como associações de moradores, asilos e igrejas. Com a Internet, hoje é possível contar com plataformas que reúnem voluntários e fazem a ponte com as instituições nacionais e internacionais. Confira abaixo algumas delas:
Atados – Plataforma que conecta pessoas e organizações, onde é possível pesquisar vagas e diversas áreas de atuação;
ONU – As Nações Unidas possuem um site que recebe inscrições de voluntários em projetos sociais no Brasil. Para vagas nos programas de voluntariado internacionais, você pode clicar aqui.
Quero na Escola – O projeto que busca reunir alunos de escolas públicas interessados em aprender sobre um assunto a voluntários especializados, que possuem disponibilidade para lhes ensinar sobre o tema desejado;
Sociomotiva – Rede que concentra pessoas e instituições e empresas dispostas a participar ou promover ações de impacto social;
Voluntários – Plataforma permite selecionar diversas áreas de atuação, como direitos a mulher, sustentabilidade e assistência a idosos;
WWF – Focada em causas ambientais, a World Wide Fund For Nature (WWF) é uma das ONGs mais conhecidas do mundo e presente em diversos países, inclusive no Brasil.
Worldpackers – Plataforma conecta pessoas a hostels, pousadas, ONGs, comunidades e projetos ecológicos em mais de 170 países, na qual é possível contribuir em troca de hospedagem gratuita, alimentação e outros benefícios.
Existem outras diversas iniciativas de trabalho voluntário nos mais variados segmentos. O Natal é uma oportunidade interessante para se engajar em programas voluntários voltados especialmente para doações, como o projeto Entregas por SP. O importante é poder colaborar com o próximo e para um mundo menos injusto, mais sustentável e humanizado.
Aproveitando o encerramento do ano, Gênio Criador Editora gostaria de agradecer mais uma vez a todos os leitores que apreciaram nossos conteúdos, prestigiaram nossos lançamentos e curtiram as dicas de livros e curiosidades gerais. Também dedicamos nossa gratidão a todos participantes das matérias que dispuseram do seu tempo para compartilhar informações dos seus trabalhos e projetos.
Desejamos um Natal iluminado e um Ano Novo repleto de paz, amor, conhecimento, conquistas e realizações e, claro, de livros que enriqueçam o seu viver.
Com informações de: Voluntários, Uol Educação, Worldpackers, Uol Notícias, Montepio