Gênio Criador Editora

Rosely Perrone lança livro sobre Prematuridade pela Gênio Criador Editora

Obra faz importante contribuição no entendimento de necessidades, avanços e cuidados com bebês prematuros e suas mães

Por Danilo Moreira

De acordo com um relatório publicado em 2018 por uma coalizão global que inclui o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de 30 milhões de bebês nascem prematuros ou com baixo peso. Quem lida diretamente com casos de prematuridade sabe dos desafios e o quanto esses recém-nascidos necessitam de cuidados essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento. Para contribuir com esse assunto, a psicóloga clínica Rosely Perrone lançou, por meio da Gênio Criador Editora, o livro Prematuridade: Aleitamento Materno e Desenvolvimento do Bebê – Estudos, Instrumentos e Avaliações. A obra apresenta estudos e instrumentos para avaliar a evolução do crescimento desses bebês, além de reforçar a importância da relação materna e as vantagens da amamentação de recém-nascidos prematuros para a saúde do bebê e da mãe. 

O livro é indicado tanto para profissionais que trabalham com essas crianças e seus pais, assim como para estudantes e pessoas interessadas pelo tema. De acordo com a autora, a obra tem uma abordagem interdisciplinar que atende à busca de conhecimento de várias áreas, como Psicologia, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. “Além disso, minha experiência como profissional de assistência na área da Saúde mostra que muitos pais, principalmente as mães, buscam informações sobre o nascimento pré-termo na família. Acredito que esse livro possa também servi-los, pois apresenta uma linguagem acessível e uma visão concisa da prematuridade”, comenta.

Rosely é psicóloga com Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente está vinculada à Universidade de Lisboa, em Portugal, onde realiza seu Doutorado. A especialista atua na área Clínica e da Saúde com ênfase em projetos de promoção e prevenção em Saúde, além de lecionar em cursos de Extensão, Pós-Graduação e Especialização. A pesquisadora também possui diversas publicações, como a participação no livro "Avances en Psicología Clínica", de Eva Hita-Yáñez, Amparo Díaz-Román e Maria Teresa Ramiro (organizadores), com o capítulo “A time to play maternal relationship with preterm babies" (com Vera Barros de Oliveira), além de artigos e trabalhos acadêmicos apresentados em universidades brasileiras e europeias.

Pré-termo e cuidados necessários 

A Prematuridade compreende o nascimento do bebê antes das 37 semanas de gestação. Os prematuros demandam cuidados especiais e, conforme a renda de cada país na qual nasceram, integram índices de sobrevivência específicos e até díspares. De acordo com a OMS, em 2017, cerca de 2,5 milhões de recém-nascidos morreram, na maioria dos casos, por causas evitáveis. Quase dois terços desses bebês que não resistiram nasceram prematuramente, e os que sobreviveram, correm o risco de doenças crônicas e atrasos no desenvolvimento.

“Os bebês que sobrevivem aos problemas causados pelo parto pré-termo correm o risco de passar uma vida inteira com muitas dificuldades”, explica. A prematuridade, segundo a especialista, é a segunda causa de mortalidade entre as crianças com menos de cinco anos. “Com o avanço da medicina e a evolução tecnológica, a percentagem de sobrevivência desses bebês aumentou. Entretanto, é necessário conhecê-los mais e melhor, além de manter o acompanhamento do seu desenvolvimento ao longo do tempo”, comenta Rosely.

A ideia de publicar o livro surgiu após os estudos durante o Doutorado em Psicologia Clínica na Universidade de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor João Manuel Rosado de Miranda Justo. “O estudo tem como foco o aleitamento materno em recém-nascidos prematuros. Essa prática é fundamental para a saúde da criança, em função dos benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais, entre outros. Entretanto, a falta de confiança materna na amamentação caracteriza-se como um fator de risco, principalmente para os bebês cujas particularidades maturacionais dificultam o processo de amamentação”, diz.

Livro Prematuridade de Rosely Perrone Livro é resultado de estudo realizado pela psicóloga

Ela complementa que a investigação também irá avaliar o desenvolvimento e os comportamentos lúdicos dos bebês nascidos pré-termo e estabelecer uma relação com a autoeficácia na amamentação percebida pelas mães. O estudo também tem como objetivo contribuir com Escalas que são referências nos estudos da prematuridade. “Serão usados os instrumentos avaliados pela literatura como os mais indicados para o bebê pré-termo, isto é, a Escala de Autoeficácia na Amamentação para Mães de Bebes Doentes e/ou Pré-Termo [tradução de Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form for Mothers of Ill or Preterm Infants – escala desenvolvida no Canadá pelas especialistas Barbara J. Wheeler e Cindy-Lee Dennis] para a população portuguesa, com a avaliação de cada item validado pela própria Dra. Dennis, assim como as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil – Bayley III, originalmente desenvolvida pela psicóloga americana Nancy Bayley e colaboradores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos”, comenta.

O nascimento prematuro é um potencial risco biológico e psicossocial para o desenvolvimento da criança, já que a expõe a eventos adversos, além de ser um risco para a saúde mental materna, o que torna uma questão de saúde pública. Por esse motivo, Rosely acredita que mais estudos sobre o tema são necessários para que se conheça mais e melhores estratégias de assistência, inclusive sobre as vantagens do aleitamento materno. “Passamos 2018 desenvolvendo uma vasta pesquisa da literatura sobre estudos, avaliações e instrumentos relativos a esses assuntos, o que nos levou a decidir divulgar esses dados em livro. A ideia é que os resultados desta investigação que estamos fazendo possam contribuir para o atendimento ao bebê pré-termo e sua família”, explica.

A psicóloga comenta que a pesquisa bibliográfica teve vários desdobramentos e levou cerca de um ano de duração. “Acredito que foi uma tarefa complexa, mas o maior desafio ainda está por vir: avaliar uma amostra de 100 mães e seus bebês e estabelecer qual a relação entre aleitamento materno e o desenvolvimento, bem como os comportamentos lúdicos desses bebês. E, em função desta associação, pensar em novas abordagens de atuação com essa população”, explica.

Um reencontro especial

Rosely conta que conheceu a Gênio Criador Editora por meio de uma pesquisa pela Internet para publicar os dados do projeto em formato de livro. “E qual foi minha surpresa? Encontrar a diretora editorial da Gênio Criador, Cleusa Sakamoto. Fazemos parte de um mesmo grupo de trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, uma organização de cunho científico, onde partilhamos ideais, conceitos e propostas. Não tive dúvidas quanto à realização do livro com a Editora”, conta.

Ela relata a satisfação da experiência em ter publicado pela Editora. “Fui recebida com muita atenção e carinho. Todos os problemas foram resolvidos com tranquilidade e responsabilidade. Se pudesse publicar outro livro, faria novamente com a Gênio Criador”, afirma.

Livro Prematuridade de Rosely PerroneRosely Perrone com um exemplar do livro

A obra já está disponível para compra no site da Editora e os interessados podem acessá-lo por aqui. Em Portugal o livro pode ser adquirido com a própria autora na Universidade de Lisboa.

A psicóloga faz um convite especial aos leitores para conhecer o livro. “Prematuridade: Aleitamento Materno e Desenvolvimento do Bebê – Estudos, Instrumentos e Avaliações é um livro sucinto, porém com uma visão ampla e atual sobre o bebê pré-termo. Além de reunir dados importantes, a obra destaca os principais instrumentos para seguimento desses bebês.”

A diretora editorial da Gênio Criador Editora, Cleusa Sakamoto, comenta sobre a importância da publicação. “A Editora sentiu-se honrada pela oportunidade de publicar a obra da Dra. Rosely e divulgar o seu vasto conhecimento sobre o assunto. Bebês são delicados e frágeis e quando pré-termos demandam mais cuidado ainda. A Prematuridade, a meu ver, é um assunto pouco difundido no País e essa obra traz importante presença para famílias, profissionais e autoridades em Saúde”, destaca.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da psicóloga pode conferir sua participação como especialista nos próximos Congressos internacionais. Confira as datas:

10 e 11 de abril, Lisboa (Portugal) – X Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Tema: “Avaliação e Seguimento do Bebê Pré-Termo”.

De 12 a 15 de junho, Salamanca (Espanha) – XXVI Congreso de Psicología INFAD
Tema: “Ansiedade materna e comportamentos de bebés pré-termo” no Simpósio “Psicologia Clínica da Família nos Cuidados Primários e nos Cuidados Diferenciados de Saúde”.

De 03 a 06 de julho, Paris (França) (a confirmar) – VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê
Tema: “Autoeficácia na Amamentação das Mães de Recém-Nascidos Pré-Termo”

Faça a diferença e multiplique!

Busca