Visitamos a Feira Guia do Estudante e colhemos dicas práticas sobre como escolher um curso e profissão ideais
Por Danilo Moreira
Oportunidades, conhecimento, música e muita informação sobre cursos e profissões agitaram a 12ª Feira Guia do Estudante, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro no Pavilhão Oeste do Anhembi, na zona norte de São Paulo. O evento tem como objetivo divulgar e levar informações sobre cursos superiores no Brasil e exterior, faculdades, profissões, estágios e mercado de trabalho para estudantes do Ensino Médio, vestibulandos e outros públicos interessados em cursar uma graduação e carreiras.
A feira reuniu diversas instituições de Ensino Superior como a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Universidade São Judas, Faculdade das Américas (FAM), Universidade Paulista (Unip), entre outras. Além de material de divulgação, as instituições de ensino ofereceram testes vocacionais, jogos, simulados para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), palestras com profissionais renomados e diversas outras atividades. O encontro foi promovido pela Revista Guia do Estudante (Editora Abril), tradicional publicação especializada em informações de cursos para quem está prestando vestibular e pensa em fazer um curso universitário.
Direto do mercado
Na hora de escolher uma profissão, é importante que a pessoa interessada converse com especialistas e profissionais do setor para saber mais sobre os desafios da carreira e do mercado de trabalho. A Feira Guia do Estudante reuniu especialistas em orientação vocacional, gestão financeira e de carreira para trazer dicas para quem deseja ingressar em um curso superior e está em dúvida sobre qual curso e instituição escolher. O pedagogo e doutor em Educação Silvio Bock abordou sobre as aptidões na palestra “Vamos falar de Vocação?”, enquanto o especialista Alexandre Mori falou sobre as opções e cuidados na hora de bancar um curso superior na palestra “Como financiar a faculdade?”. Já a psicóloga especialista em orientação profissional da Universidade de São Paulo (USP), Maria da Conceição Uvaldo, explicou sobre o planejamento de carreira na palestra “Profissional do Futuro – Como pensar sua escolha e carreira no século 21?”. Maria Stella Leite, coordenadora do curso de Orientadores Profissionais do Instituto Colmeia, ajudou o público a esclarecer à pergunta “É possível fazer uma escolha profissional para o resto da vida?”. O médico psiquiatra Jairo Bauer abordou sobre a tecnologia e seus impactos nas emoções, relacionamentos e sexualidade do jovem.
Além de especialistas em orientação e planejamento da vida acadêmica, o evento recebeu profissionais renomados, como a jornalista Fernanda Gentil, apresentadora do Esporte Espetacular da TV Globo, que contou sobre a sua trajetória profissional no jornalismo esportivo, bem como os desafios da profissão e dicas para quem está interessado em ingressar no Jornalismo. O cardiologista Roberto Kalil, que é professor titular da Faculdade de Medicina da USP, diretor da divisão de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e do Instituto do Coração, também contou sobre sua carreira na área da Saúde. O vencedor do programa MasterChef, Leonardo Young, preparou uma receita especial enquanto batia papo com os participantes da feira sobre a sua área de atuação. Ainda no mesmo segmento, Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição do Masterchef Profissionais, contou sobre os desafios em ser uma chef de cozinha e deu dicas para quem deseja ingressar na profissão. Já a youtuber Débora Aladim fez um bate papo descontraído com os visitantes. Estudante de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a jovem possui um canal no YouTube onde compartilha dicas de estudo em História e Redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
À convite da Fapcom, da qual é egresso em Publicidade e Propaganda, o professor publicitário, designer gráfico e proprietário da Escola Nacional de Tecnologia e Comunicação (Estech), Fernando Ramos, palestrou para quase 200 jovens na Arena e apresentou dicas simples de fotografia e vídeo com materiais como um rolo de papel higiênico, além de fornecer dicas para quem deseja montar um canal no YouTube. “Além de ser um evento que divulga as faculdades e universidades, o que acho interessante é a feira possibilitar a transmissão de conhecimentos das áreas com demonstrações práticas e mostrar também o que o aluno vai encontrar no mercado até em termos de dificuldades”, afirma.
Segundo Nandex, como é conhecido, os jovens foram receptivos e demonstraram curiosidade principalmente na hora de manipular a câmera profissional que o docente apresentou. Durante a palestra, um voluntário participou de experiências com ângulos e posições simples que, se bem trabalhadas podem gerar ótimas imagens. “É claro que cada pessoa que está ali na palestra vai absorver o conteúdo de forma diferente e extrair o que é válido para si, mas o importante é saber que todo conhecimento, mesmo que você não siga aquela área, é sempre relevante“, explica.
Contato com cursos superiores
Além de conhecer profissionais e os mercados, as instituições de ensino superior marcaram presença no evento apresentando algumas características de cursos que oferecem. No estande do curso de Medicina da Faculdade das Américas (FAM), jovens observavam impressionados um corpo humano feito de material sintético e que podia ser desmontado, seus órgãos destacados e analisados. Do outro lado, o corpo de um cão, também feito de material sintético, chamava a atenção de mais olhares curiosos dentro e fora do estande, que se dividiam em tirar fotos ou aguardavam em uma pequena fila para visitar o espaço. Para auxiliá-los, estudantes de Medicina esclareciam dúvidas sobre os materiais, além de contarem mais sobre a rotina e os desafios do curso.
Um dos presentes era o estudante do segundo ano de Medicina Victor Ricardo Canivilo, que afirma ter curtido muito a experiência de compartilhar o seu conhecimento e a rotina do curso para os visitantes interessados em seguir a carreira. “Além de perguntarem sobre as peças anatômicas, elas também querem saber sobre o vestibular, como funciona a faculdade... Tem muita gente que pergunta ‘Ah, tá fazendo Medicina, é como em Greys Anatomy [série norte-americana]?’, e a gente fala ‘Não, não condiz com a realidade’. Estar aqui para mostrar um pouco desse universo para esses jovens está sendo uma experiência muito interativa e estou gostando muito disso!”, afirma Canivilo.
O coordenador do curso de Medicina da FAM, Rodrigo Varotti, destaca que participar da feira representa a grata experiência de compartilhar conhecimento por meio dos itens dos cursos para pessoas que estão começando a pensar agora em seu futuro. “No caso do curso que coordeno, o grande valor da feira é poder trazer um pouquinho da realidade da graduação em Medicina para os alunos que pensam em fazê-lo, e eles entenderem um pouquinho da dinâmica do curso, das atividades e dos recursos que eles têm para formar competências e habilidades”, explica.
Outros estandes apresentaram novidades tecnológicas e curiosidades sobre os cursos e instalações das instituições. O Centro Universitário FEI, por exemplo, colocou visitantes em contato com a tecnologia de realidade virtual por meio de um jogo interativo. A Estácio realizou simulados de vestibular para que os visitantes pudessem testar os seus conhecimentos. No estande da Alpha Channel, quem nunca teve contato com uma impressora 3D conheceu de perto as funcionalidades e a fabricação de pequenos objetos, que foram sorteados entre os participantes.
A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) também marcou presença no evento. A instituição, que é especializada em Comunicação Social, apresentou um switcher com chroma key, que costuma ser utilizado em produções audiovisuais, e mostrou algumas curiosidades com esse recurso e como funciona a interatividade com as imagens durante a realização dos vídeos. “Trouxemos mais para eles verem o que vão encontrar na Fapcom em termos de estrutura, ainda que esta seja uma pequena amostra, mas é também para incentivar as pessoas a irem ao local para conhecer mais, até porque nada melhor do que visitar a instituição para conhecer a estrutura e tudo que pode encontrar por lá. É importante também conversar com alunos da instituição, para ver o que eles mais gostam lá”, afirma a coordenadora de Marketing da Fapcom, Giovana Ganéo. Os interessados que se inscreveram para o próximo processo seletivo da faculdade ganharam uma foto personalizada e divertida.
Como escolher o curso e a carreira?
Quase todo profissional certamente já gastou energia, neurônios e pernas para decidir qual carreira seguir e onde estudar. Esse processo pode ser angustiante e precisa ser suprido com a busca de informação, além de autoconhecimento e habilidades. Perguntamos aos entrevistados o que eles sentiram nessa etapa e quais conselhos forneceriam a quem está passando por essa fase.
“Primeiramente você tem que pensar no que gosta, mas obviamente de olho no mercado, afinal, a gente também tem que pagar as contas”, afirma o publicitário Fernando (Nandex) Ramos. O publicitário contou que na época do colégio tinha muitas dúvidas e até tentou prestar vestibular para Física. A decisão em fazer Publicidade surgiu após cruzar uma série de informações que pesquisou sobre as carreiras, gostos e aptidões que possui. “Eu recomendo fazer uma lista. Como você tem uma dúvida e muitas opções para escolher, seu cérebro está ocupado tentando se lembrar dos prós e contras, e a partir do momento que você coloca tudo no papel, você libera a sua mente e consegue concatenar e associar melhor tudo”, explica.
Giovana reforça a importância do ingressante em participar de palestras com profissionais para esclarecer dúvidas e definir se é aquela profissão que deseja seguir. “É muito comum estarem em dúvida em vários cursos distintos, até porque agora tem uma gama muito grande para escolher”, afirma. A coordenadora de marketing também reforça que é importante pesquisar os cursos e a estrutura das instituições, saber se terá apoio das mesmas para conseguir estágio, e analisar até mesmo a grade curricular para não ter surpresas desagradáveis. “Por exemplo, às vezes o aluno não faz ideia o que há de matemática naquele curso e é uma disciplina que ele não tem qualquer afinidade. Tem gente que quer cursar Comunicação Social, mas não gosta de falar em público. É claro que são competências que podem ser desenvolvidas com o tempo, mas é sempre bom ver se é isso mesmo que deseja, se tudo aquilo que está na grade é o que o interessado está realmente disposto a fazer”, recomenda.
Para Rodrigo, coordenador do curso de Medicina da FAM, outro elemento importante é a confiança no seu potencial. “A fase do vestibulando é de muita angústia e ansiedade. Uma coisa que sempre digo a todos que ingressam é que acreditem em si, acreditem em seu sonho, porque esta é a forma inicial de você realmente conquistar o que deseja”, afirma o especialista.
Já Canivilo, que vem de uma família de médicos, afirma que sempre quis exercer a profissão que está cursando no momento, mas acredita que o primeiro passo é justamente saber o que quer. “No caso de Medicina, como é uma carreira concorrida, você tem muito desgaste psicológico e físico, além de toda a pressão, responsabilidade e toda aquela tensão de passar no vestibular. Então eu recomendo para quem está estudando agora, seja no colégio ou cursinho, que sempre tenha em mente que você vai conseguir aquilo que deseja!”, comenta o jovem. Ele analisa as dificuldades da vida acadêmica, mas afirma viver a melhor época de sua vida “Estou aprendendo muito e convivendo com pessoas diferentes. É uma vida adulta totalmente diferente de colégio e cursinho. É aí que você começa a encarar a vida de fato. Então o negócio é estudo, foco, força e fé”, reflete o universitário.
Como você pode conferir, eventos como esse são importantes para auxiliar interessados em cursar uma faculdade em escolher uma profissão, que envolve não só tempo, mas investimento e diversas habilidades. O evento também é uma ótima oportunidade para as instituições de ensino e acadêmicos divulgarem os seus trabalhos e apresentaram o cotidiano das profissões.
Com informações de: Revista Guia do Estudante
Fotos: Danilo Moreira/Genio Criador Editora