Autores / Organizadores: Renato Bulcão de Moares
DOI: doi.org/10.57080/egc-978-85-94269-63-8
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Resumo: O Segundo Tratado da Má Educação deixa clara a tese de que no Brasil, mas também em
muitos outros países da América Latina e de outros continentes, a Educação é feita para criar
uma distância funcional entre ricos e pobres, dominadores e dominados. E isso independe de
ideologia política de direita ou de esquerda, ou da religião dominante na nação. Os sistemas
de ensino sabem que todas as sociedades precisam de trabalhadores, de planejadores e de
controle administrativo. Também precisam de justiça para que todos consigam se manter
convivendo em sociedade. Para que isso seja alcançado, é necessário que uma sociedade,
nação ou país, compartilhe os conhecimentos básicos que permitam que todos entendam a
realidade do mundo em que vivemos. Pelo menos, que entendam uma narrativa com algum
sentido que explique essa realidade. O livro aborda o capital simbólico, as estratégias de
provas, a formação de professores, os conselhos de classe e o fracasso escolar e outros
assuntos, numa atmosfera de observação e busca de soluções. É um conteúdo que estimula a
reflexão sobre as bases da Educação falha.
- Flávia
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