DOI: doi.org/10.57080/egc-978-65-94269-73-7
E-book: Baixe o E-book aqui
Resumo:
O livro está todo centrado na promoção da Saúde Mental nos diversos contextos, focando-se no atendimento psicológico a pessoas e grupos a partir da escuta, uma escuta especializada, humanizada e atenta. As teias que o enlaçam compõem uma rede de cuidado incomparável.
O objetivo da obra é contribuir para a ampliação do debate sobre o(s) espaço(s) que ocupa(m) a Psicologia no âmbito institucional e principalmente, (re)pensar as estratégias já utilizadas para desenvolver atendimentos que visam a promoção da Saúde Mental. Dez capítulos são apresentados, com recortes de experiências desenvolvidas por pesquisadores diversos da área de Psicologia da Saúde. Ganha destaque a importância da escuta a sujeitos e grupos em diferentes vivências, considerando-se na escuta, as questões de gênero, das pessoas privadas de liberdade, do acolhimento a mulheres frente à maternidade e, ainda, o posicionamento e as possíveis técnicas a serem adotadas por psicólogos(as) nas diversas áreas de atendimentos.
A proposta apresentada é sustentada no reconhecimento de que a Promoção de Saúde se faz não apenas no contexto de saúde, mas sim em todos os locos de atuação com seres humanos.