Livros para refletir no Dia Mundial da Educação

11 livros para refletir sobre a Educação

Imprimir

Veja indicações de algumas obras que falam sobre os desafios dos educadores em vários aspectos, além de propor caminhos e inovações na área

Por Danilo Moreira

Quais são os desafios da Educação no Brasil?

A resposta para essa pergunta certamente renderia muitas linhas.

Além das necessidades em termos de políticas públicas, as evoluções tecnológicas transformaram o mundo, as relações humanas e o âmbito educacional.

Assim, além de encarar desafios que às vezes podem envolver itens básicos, os educadores também precisam se adaptar às demandas de uma sociedade em constante transformação e formar cidadãos preparados para viver nesse cenário.

Para reforçar a importância dessas reflexões, a ONU promove o Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril. A data foi estabelecida em 2000 durante o Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e realizado em Dakar (Senegal).

A Declaração de Dakar, firmada naquela data, estabeleceu, entre representantes de centenas de países, um pacto pelo desenvolvimento com a implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tivesse acesso à Educação Básica e Secundária.

Em 2015, um novo Fórum da Educação foi realizado, dessa vez na Coreia do Sul, que atualizou a missão por meio da Declaração de Incheon e em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

A Educação é o 4º dos 17 objetivos, no qual estabelece a necessidade de “assegurar a Educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Aproveitando a data, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros para refletir sobre a Educação de modo geral. São obras que elencam desafios, mas, principalmente, apontam tendências e caminhos para a área.

Confira a seguir:

Livros para refletir sobre os rumos da Educação

1. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática, de Lilian Bacich e José Moran (orgs.)

A obra propõe uma reflexão sobre experiências de aprendizagem a partir da experiência de vários professores.

Entre os temas abordados estão o protagonismo dos estudantes, o compartilhamento de aulas entre professores e como construir o conhecimento por meio do desenvolvimento de competências.

De acordo com o site da autora Lilian Bacich, educadora que organizou o livro ao lado do também educador José Moran, as ideias apresentadas na obra são alinhadas com os conceitos do pedagogo e filósofo norte-americano John Dewey (1859-1952), cujas ideias ajudaram a renovar o ensino com foco na prática.

O livro foi publicado em 2017 pela Editora Penso.

2. Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

De origem pernambucana, Paulo Freire (1921-1997) é considerado o “patrono da Educação brasileira” e um dos mais importantes educadores e pedagogos do século XX.

Em “Pedagogia da Autonomia”, o autor reflete sobre o ato de ensinar, levantando questionamentos sobre os papéis desempenhados por educadores e alunos no processo de aprendizagem.

Freire se baseia em conceitos como ética, autonomia, liberdade, consciência crítica e curiosidade.

Foi o último livro publicado pelo autor em vida, sendo lançado pela primeira vez em 1996. Atualmente, a edição da Paz e Terra, de 2019, é que mais costuma aparecer disponível nas livrarias.

3. A escuta das diferenças, de Carlos Skliar

O ato de educar também envolve um cuidado no que diz respeito à diversidade.

O livro do filósofo argentino Carlos Skliar propõe refletir sobre a Educação, visando despertar a sensibilidade dos docentes em relação às diferenças na escola e sociedade.

Assim, o livro trata dessa questão na rotina do educador, passando por temáticas como ética, inclusão, infância, dentre outros elementos.

No Brasil, o livro foi lançado em 2019 pela Editora Mediação.

4. Escolas criativas: a revolução que está transformando a Educação, de Ken Robinson e Lou Aronica

O livro trabalha com as ideias baseadas na pergunta: “as escolas estão matando a criatividade dos alunos?”

Inspirado na palestra que ministrou no TED Talks em 2006, o consultor em Educação Ken Robinson (1950-2020) reflete sobre a importância de fomentar práticas inovadoras na Educação, além de apresentar bons exemplos e dados.

Escrita em parceria com o escritor Lou Aronica, o livro é recomendado para pais e profissionais em Educação para repensarem o verdadeiro propósito da criatividade, aliado à aprendizagem e o ensino.

No Brasil, encontramos a edição publicada pela Editora Penso, em 2018.

5. A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores, de Marcos Piagers e Gustavo Borba

Como será a escola do futuro?

Para responder a essa e outras perguntas, o jornalista Marcos Piagers e o diretor da unidade de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Gustavo Borba, escreveram esse livro para ajudarem a refletir sobre o futuro da Educação.

A obra reflete sobre o que e como ensinar para crianças e jovens que praticamente “nasceram conectadas”, com informações na palma da mão, bem como o papel de pais e professores nesse cenário.

A publicação é de 2019 e foi feita pela Editora Penso.

6. A alegria do ensinar, de Rubem Alves

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."

Essas palavras do educador, psicanalista e escritor brasileiro Rubem Alves (1933-2014) representam o objetivo desse livro sobre Educação: reforçar a nobreza do ensino.

Com um olhar otimista, o autor proporciona um convite à reflexão sobre a essência da Educação e a nobreza dos profissionais do ensino.

O livro foi publicado pela Papirus Editora, em 2012.

Livros da Gênio Criador Editora para refletir sobre a Educação

Aula remotaPandemia de Covid-19 obrigou muitas escolas a adotarem o ensino remoto

Temos também livros — boa parte de distribuição gratuita — com especialistas renomados e que também discorrem sobre os rumos da Educação, bem como as conquistas e desafios do setor. Confira alguns exemplos a seguir:

7. Avanços na Educação: múltiplo cenário de reflexões e práticas, de Cleusa Sakamoto e Isabel Silveira (orgs.)

Num período em que a Educação ainda sente os impactos provocados pela pandemia de Covid-19, como o uso de recursos tecnológicos para ensino remoto, o livro destaca o esforço de buscar avanços e propor caminhos de reflexão.

Com 12 capítulos, a obra está dividida em três seções, sendo a primeira intitulada como um tributo ao educador Paulo Freire (1921-1997).

Já a segunda discorre sobre o ensino-aprendizagem em diferentes contextos, enquanto a terceira é dedicada às questões presentes e futuras da Educação.

Publicado em 2021, o eBook está disponível gratuitamente na loja da Gênio Criador Editora. Para adquiri-lo, clique aqui.

8. Educação no passado e no presente: saberes, instituições e tecnologias, de Daniela Alves de Alves e Rita de Cássia de Souza (orgs.)

A coletânea é fruto dos estudos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O livro faz um amplo panorama sobre a formação e modo de atuar dos docentes na Educação Superior Pública, com análise de casos e propostas de reflexão.

Um dos capítulos, por exemplo, discorre sobre a Pedagogia da Afiliação, recurso que ajuda alunos ingressantes na adaptação ao novo ambiente de estudos.

A obra apresenta casos da área, como um estudo comparativo das realidades dos estados do Rio de Janeiro e Bahia, uma análise do perfil de egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV, dentre outros exemplos.

Publicada pela Gênio Criador Editora em janeiro de 2021, você pode adquiri-la gratuitamente aqui.

9. Formação humana, políticas e práxis sociais: articulações teórico-metodológicas nas pesquisas em Educação, de Bethania Medeiros Geremias (org.)

O livro propõe reflexões sobre de que forma a área da Educação — seja Básica ou Superior, no campo e na cidade — tem atuado frente à consolidação da hegemonia burguesa, cujas estratégias se assentam em diversas formas educativas.

Os especialistas também utilizam diversos fios condutores e referências teóricas de autores famosos, como Antonio Gramsci, István Mészáros, Paulo Freire, entre outros.

A publicação reúne artigos de pesquisadores do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O livro foi lançado pela Gênio Criador Editora em 2021 e está disponível gratuitamente em nossa loja virtual. Para ler o e-book, clique aqui.

10. Educação pública: sujeitos e práticas, de Wânia Guimarães Lacerda (org.)

A obra traz pesquisas sobre a formação e atuação dos docentes na Educação Superior Pública, apontando desafios, soluções e necessidades no segmento.

Composto por dez capítulos elaborados por especialistas, o livro também apresenta debates sobre o “ofício de estudante”, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Lei de Cotas, além de discorrer sobre o conceito da Pedagogia da Afiliação.

A publicação também traz o perfil de egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa (UFV) dentre outras análises interessantes que ajudam a refletir sobre o cenário da Educação Pública nas universidades brasileiras.

A obra foi publicada pela Gênio Criador Editora em 2021 e foi disponibilizada gratuitamente na loja do site. Você pode acessá-la aqui.  

11. Educação, literatura e linguagem em diálogo, de Eufrida Pereira da Silva, Juliana de Souza Topan e Teresa Helena Martins (orgs.)

O livro propõe a interlocução entre diferentes pesquisadores, tendo a Educação e a Cultura como eixos temáticos unificadores.

A obra nasceu de um diálogo entre especialistas do Grupo de Pesquisas sobre Linguagem, Tecnologia e Cultura (Lintec), formado por docentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo – Pirituba.

A riqueza das abordagens foi ampliada e recebeu contribuições de pesquisadores de outros campi da IFSP e outras instituições de ensino e pesquisa, cujos registros estão nesse livro.

Publicado pela Gênio Criador Editora em 2021, o eBook está disponível para download gratuito aqui.

Veja mais livros referentes à Educação e outras áreas do conhecimento em nossa loja virtual.

Esperamos que essa lista de livros te ajude a refletir sobre a importância da Educação, sendo ela a arma mais poderosa para se construir um país mais justo.

É um valor inegociável e que demanda consciência desde a eleição de representantes até o que se ensina em casa.

O que você tem feito para contribuir?

Gostou? Compartilhe a matéria nas suas mídias sociais nos botões abaixo!

Fontes: Somos Educação, Desafios da Educação, Wakke, Fundação Telefônica Vivo, Lilian Bacich

Fotos: Pexels