Cervejaria cria embalagem comestível para proteger vida marinha

Imprimir

Produto biodegradável é feito com resíduos de trigo e cevada, resultantes do processo de fermentação da cerveja

Por Danilo Moreira

Os anéis plásticos que ficam presos no topo das latas de cerveja são uma forma prática de armazenar as bebidas. Além do problema do descarte incorreto das latinhas, boa parte dessas embalagens também deixa de ser reciclada e vai parar nos oceanos. Muitos animais como peixes e tartarugas marinhas se enroscam ou comem estes materiais, que bloqueiam o aparelho digestivo e provocam a morte.

Com o objetivo de reduzir esse problema, a marca de cerveja artesanal norte-americana Saltwater Brewery desenvolveu uma embalagem comestível com capacidade para comportar até seis latas. Feito a partir das sobras de trigo e da cevada resultantes do processo de fabricação das cervejas, o produto é 100% biodegradável e contém resistência necessária para o armazenamento das latas.

Em entrevista ao Bond Street, o fundador da Saltwater, Chris Gove, conta que a ideia de utilizar de resíduos de trigo e cevada na produção das embalagens veio da necessidade de encontrar uma destinação correta para essas sobras, que resultam do processo de fermentação das cervejas. O projeto é uma parceria entre a cervejaria e a agência de criação nova-iorquina We Believer’s, com apoio da empresa de engenharia sustentável Entelequia. Foram utilizados moldes gerados por impressoras 3D para fabricar o primeiro lote de 500 protótipos do produto, chamado “Edible Six Pack Rings” (embalagem com seus anéis comestíveis, em tradução literal para o português). Esse processo de testes foi realizado em abril deste ano e as novas embalagens foram introduzidas em eventos e locais turísticos da região.

O objetivo atual é de produzir 400 mil itens por mês. A previsão é que este lote custe entre 10 e 15 centavos por cerveja. A empresa está estudando a viabilidade de utilizar a embalagem sustentável em 100% do que fabrica, mas Gove faz mais planos. “Tudo está funcionando de maneira incrível! Temos o potencial para movimentar até 10 milhões de unidades por ano no próximo ano”, comenta. Ele também destaca a relevância que o projeto tem ganhado no mundo. “Estamos no Cannes Lion Festival e ganhamos um ouro na categoria Inovação.”

Localizada no município de Delray Beach, na Flórida (EUA), a Saltwater Brewery (ou Cervejaria Água Salgada, em tradução literal para o português) foi fundada em 2013 por Chris Gove, que deixou sua carreira no setor imobiliário de finanças e desenvolvimento em San Diego (Califórnia) e foi para a cidade praiana abrir uma cerveja artesanal com amigos surfistas. Nascia uma paixão que une a arte de fazer a bebida e o mar. Engajada em causas ambientais, a empresa costuma colaborar com instituições de caridade e também com organizações que atuam na preservação de oceanos e fauna marinha. Você pode saber mais sobre a história da empresa por meio da entrevista de Gove ao Bond Street (em inglês).

Os aros comestíveis são mais um projeto que vai de encontro com a linha de pensamento da companhia. "É um grande investimento para uma pequena cervejaria criado por pescadores, surfistas e pessoas que amam o mar", afirma o chefe da marca Saltwater Brewery, Peter Agardy, de acordo com o portal Craftbeer. “Se a maioria das cervejarias artesanais e grandes empresas investirem nesta tecnologia, o custo de produção vai cair, serão mais competitivas em comparação com a solução plástica atual, e por fim, e mais importante, salvarão centenas de milhares de vidas marinhas”, disse Gustavo Lauria, fundador e CCO do We Believer’s, parceira do projeto.

De acordo com a organização internacional Greenpeace, cerca de 100 milhões de toneladas de plástico são produzidos mundialmente a cada ano, das quais cerca de 10 milhões de toneladas acaba no mar. Somente nos Estados Unidos são consumidos por ano 6,3 bilhões de litros de cerveja, sendo que metade é vendida em latas embaladas nos aros plásticos. Se imaginarmos que boa parte destes materiais são descartados incorretamente, é possível ter uma noção da ameaça que os oceanos e a vida marinha sofrem. A embalagem comestível da Saltwater Brewery é uma solução interessante para tentar diminuir parte dos efeitos desta poluição. A repercussão mundial desta iniciativa estimula mais ações em prol da vida marinha e sustentabilidade, além de ser um bom exemplo para as futuras gerações.

Gostou? Saiba mais sobre a embalagem comestível neste vídeo (em inglês).

Fontes: Razões para acreditar, Bond Street, Craftbeer, Saltwater Brewery, Dezeen Magazine
Fotos: Divulgação