Gênio Criador

 Voltar
Livro filtra água contaminada e a torna potável

Por Danilo Moreira

Uma das grandes causadoras de doenças, especialmente na população que vive abaixo da linha da pobreza, é o consumo de água contaminada decorrente de problemas como a falta de saneamento básico.

A agência DDB, de Nova York (EUA), em uma parceria com a organização Water is Life lançou recentemente o Drinkable Book, ou “Livro Potável”, em português. Trata-se de um manual com dicas e informações sobre a importância do saneamento, mas com um diferencial: suas páginas são capazes de purificar a água e torná-la própria para o consumo. O objetivo é conscientizar e tentar diminuir o número de doenças provocadas pela utilização de água imprópria para o consumo, decorrente da ausência de saneamento em regiões carentes.

Cada uma das páginas do livro é revestida por nanopartículas de prata, que são capazes de reter poluentes da água e agentes causadores de doenças. O material foi desenvolvido pela Carnegie Mellon University em conjunto com a University of Virginia. Além dos elementos filtrantes, o livro também apresenta outra novidade: a tinta é comestível.

Para efetuar o processo de purificação, basta destacar uma das folhas do livro, que já são marcadas para este uso na medida certa, e encaixar a página no recipiente que acompanha o produto, e por último, despejar a água contaminada sobre o papel. O filtro reduz a quantidade de bactérias em 99,99%, e transforma a água na qualidade semelhante a que sai das torneiras. Em publicação no site da DDB, o CCO da empresa, Matt Eastwood afirma que a produção do livro custa apenas alguns centavos, sendo considerado, sem dúvida, a opção mais barata do mercado.

Cada uma das 24 páginas possui dois filtros, o que permite fornecer água potável por 30 dias, ou seja, se uma pessoa utilizar todas as páginas do livro terá o processo de purificação por até quatro anos. Por meio da organização Water Is Life, os fabricantes pretendem distribuir o produto em comunidades sem acesso às redes de saneamento básico e distribuição de água potável, para combater inclusive a contaminação de doenças como a cólera e febre tifoide, que ainda atingem milhões de vítimas em todo o planeta.

Para saber mais, confira abaixo o vídeo (em inglês), contando mais sobre essa importante invenção e também acesse o site da Water Is Life:

Fontes: Ciclo Vivo, Canal Tech, Acontecendo Aqui, Water Is Life

Fotos: Divulgação

Fotos

Livro filtra água contaminada e a torna potável Livro filtra água contaminada e a torna potável Livro filtra água contaminada e a torna potável Livro filtra água contaminada e a torna potável

Vídeos





 Voltar