Gênio Criador

15 aplicativos gratuitos para ajudar nos seus estudos

Fique por Dentro

 Voltar 15 aplicativos gratuitos para ajudar nos seus estudos

 

Aplicativos oferecem mecanismos e ferramentas para auxiliar quem está se preparando para vestibulares e concursos

Por Danilo Moreira

Em um mundo onde os smartphones e outros dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no cotidiano, os aplicativos oferecem diversas facilidades surpreendentes e que ajudam em diversas tarefas do dia a dia. E isso não poderia ser diferente quando o assunto envolve os estudos. Existe uma série de apps que auxiliam no aprendizado e desempenho de diversas disciplinas, além de disponibilizar simulados dos principais vestibulares do país e edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se você está se preparando para as provas e vestibulares de fim de ano, confira as dicas de aplicativos que reunimos e irão te ajudar nas avaliações.

1. Easy Study

Você pretende estudar para os vestibulares e não sabe por onde começar? O Easy Study é um aplicativo que pode te ajudar nesta tarefa. Por meio dele, você pode montar um plano completo de estudos em três passos. É só informar quais e quantas matérias você pretende estudar, a frequência de dias e o roteiro. A rotina de estudos é dividida em ciclos para que você possa estudar e rever as matérias, além de ter à disposição um banco de dados com informações das horas estudadas. O app também te notifica sobre quais matérias você precisa estudar na data programada e exibe um resumo do que foi estudado no dia.

Easy Study2

O Easy Study está disponível para Android e iOS.

2. Concursos de Bolso

Considerado um dos melhores aplicativos para concurseiros, o Concursos de Bolso possui uma interface amigável e de fácil navegação. O app conta com questões comentadas que costumam cair nos principais concursos brasileiros, além de resumos, simulados, videoaulas e dicas. O app também permite o acesso off-line.

Concursos de Bolso

O Concursos de Bolso está disponível para Android e iOS.

3. Passei! Enem

Focado para estudantes que irão fazer o Enem, o app conta com mais de 500 questões divididas em oito matérias e que podem ser acessadas individualmente. Uma vantagem interessante é que o aplicativo não necessita de conexão à Internet para ser acessado. As questões podem ser sinalizadas para serem mais facilmente localizadas, e ao fazer uma avaliação promovida pela ferramenta, o resultado pode ser salvo no álbum de fotos do seu dispositivo móvel.

O aplicativo oferece conteúdos de Ciências Humanas (Humanidades, História e Geografia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Matemática e Linguagem. As questões também possibilitam receber comentários, anotações e comparação de desempenho.

Passei Enem

O aplicarivo Passei! Enem está disponível para Android e iOS.

4. AppProva

Voltado em especial para quem está estudando para vestibulares, o aplicativo conta com mais de 40.000 questões dos vestibulares de grandes universidades como UEMG, Cesgranrio e UFRJ para que você possa treinar os seus conhecimentos. Para quem está estudando para o Enem, pode contar com simulados e fazer provas on-line.

AppProva

O AppProva está disponível nas versões paga e grátis para iOS e Android.

Bônus: existe também o AppProva Jurídico, que oferece conteúdos para concurso e simulados para universitários que prestarão o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Disponível para Android e iOS.

5. Semper

Imagina o momento que você pega o seu smartphone e decide desbloquear a tela. Mas, para desbloqueá-lo, você é desafiado a resolver uma questão de matemática, línguas ou conhecimentos gerais, conforme a sua preferência. Essa é a proposta do Semper, um aplicativo que possui esse método curioso, que a empresa chama de “micro-aprendizagem”. Levando em consideração que um usuário regular de smartphones costuma desbloquear a tela várias vezes ao dia, esse desafio pode ser bem interessante e prático para aprender conceitos e até ajudar quem não consegue tempo para se dedicar mais aos estudos. Mas se você estiver com pressa e precisar utilizar o celular, não tem problema, o aplicativo oferece a opção de pular a pergunta.

Semper

O Semper está disponível para Android.

6. Nota 1000

Muitas provas também contam com um teste de Redação, em especial o Enem, que exigem do candidato a dissertação sobre um tema relevante. Para te ajudar na tarefa, o aplicativo oferece temas para que você possa desenvolvê-lo e que depois serão corrigidos por uma equipe de redatores. Basta enviar a sua redação para a equipe de especialistas do Nota 1000 e, em até três dias úteis, o texto será devolvido corrigido por e-mail e sem qualquer custo. Além disso, é possível também esclarecer dúvidas com professores e participar de salas de bate-papo com outros estudantes. Todas as segundas e quartas são elaboradas e lançadas novos temas para aprimorar a prática.

Nota 1000

O Nota 1000 está disponível para Android.

7. Ortografa!

Este aplicativo pode ser útil tanto para quem estuda para os vestibulares e/ou concursos quanto para quem está, por exemplo, redigindo um trabalho acadêmico ou mesmo profissionais que trabalham com texto, mas ainda possuem dúvidas sobre o Novo Acordo Ortográfico. Para utilizá-lo, é só digitar uma frase e a ferramenta notifica se há alguma palavra que não está de acordo com a Nova Ortografia, além de conter uma explicação sobre a forma correta de ser escrita. É importante reforçar que a função do Ortografa! é a de socorrer o usuário nos momentos que ele precisa esclarecer uma dúvida dessa natureza mas não dispõe de tempo para procurar em livros, sites ou consultar professores.

Ortografa

O Ortografa! está disponível para Android e iOS.

8. Manual de Redação

O aplicativo é um guia que ensina a fazer uma boa redação e aborda diversos tipos como a narração, descrição, textos jornalísticos, crônica e até poema. A ferramenta também apresenta exemplos e um modelo passo a passo para que você possa treinar seus conhecimentos em texto.

Manual de Redacao

O Manual de Redação está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

9. Duolingo

Algumas provas também avaliam conhecimentos em outros idiomas, especialmente o inglês. O Duolingo é um dos aplicativos de idiomas gratuitos mais conhecidos, podendo ser utilizado tanto no smartphone como pelo desktop. O app oferece cursos de inglês, espanhol, italiano, alemão e francês. Os assuntos são divididos em módulos, com exercícios simples em áudio e no modo escrito. O aplicativo também oferece algumas recompensas virtuais para incentivar o usuário a continuar os estudos. Você pode também realizar provas de proficiência em inglês, fazer amigos e conversar com outros estudantes para treinar o idioma que ambos estão estudando. Outra vantagem é que os módulos possuem indicadores de desempenho, e também alertam sobre a necessidade de revê-los caso você tenha os visto há muito tempo, o que garante que você não perca o conteúdo que já aprendeu.

Duolingo

O Duolingo está disponível para smartphones Android, iOS e Windows Phone. Você também consegue acessá-lo por meio do site.

10. ClearLock: Block Distractions

Essa ferramenta te ajuda nos estudos através do estímulo à concentração. Afinal, em um mundo conectado e com tantas possibilidades de acesso, é comum que sejamos invadidos por inúmeras notificações de aplicativos e nos sentimos na tentação de navegar por conversas e posts de nossas mídias sociais, o que pode comprometer parcial ou totalmente a produtividade dos nossos estudos. O ClearLock: Block Distractions tem como função bloquear temporariamente determinados apps que podem atrapalhar a sua concentração na hora de estudar.

ClearLock

Se você é daquelas pessoas que costumam procrastinar com frequência nos momentos de estudo, este aplicativo pode te ajudar. O ClearLock: Block Distractions está disponível somente para Android.

11. Formulando

Decorar e aprender fórmulas podem ser tarefas muito estressantes para alguns estudantes, mas no que depender do Formulando, esse desafio pode ser divertido. Por meio de um quiz, a ferramenta apresenta as principais fórmulas de Matemática, Química e Física que costumam cair com frequência nos vestibulares. O objetivo é facilitar a memorização por meio de uma tarefa interativa.

Formulando

O Formulando está disponível para smartphones Android e iPhone.

12. Física Interativa

Como o próprio nome já diz, o aplicativo permite ao aluno estudar conteúdos de Física de forma dinâmica e interativa. São resumos, fórmulas e aulas completas acompanhadas de um banco com 100 questões do Enem comentadas em vídeo, para que você possa praticar o que aprendeu.

Fisica interativa

O aplicativo Física Interativa está disponível para Android.

13. Tabela Periódica Educalabs

A tabela periódica também costuma cair em várias provas. Para facilitar o entendimento dos elementos químicos, este aplicativo apresenta a tabela em 3D, o modelo atômico de cada elemento bem como as distribuições eletrônicas. É uma ferramenta interativa que pode ajudar bastante na memorização da tabela periódica.

Tabela Periodica Educalabs

A Tabela Periódica Educalabs está disponível gratuitamente para iOS e Android.

14. LookBio

Desenvolvido pelo professor de Biologia Rodrigo Acácio, o LookBio é considerado um dos aplicativos mais completos da área biológica, com conteúdos das áreas de Bioquímica, Citologia, Taxonomia e outros temas relacionados. Os assuntos são abordados de forma clara, direta, dinâmica e objetiva. Em cada aba existem vídeos introdutórios comentados por professores e ilustrações.

LookBio

O LookBio está disponível para Android e iOS.

15. GoConqr

O aplicativo possibilita formas de aprendizagem por meio de mapas mentais, notas digitais, FlashCards e grupos de estudo composto por estudantes, professores e especialistas de todo o mundo para compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre temas em comum. Organize também seus conteúdos, planos de estudos e faça simulados para vestibular.

GoConqr

GoConqr é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Gostou das sugestões? Então aproveite, pesquise outras diversas opções disponíveis na loja de aplicativos do sistema operacional do seu smartphone e bons estudos!

Com informações de: UOL Educação, Guia do Estudante, TechTudo, Optclean, Estudar e Aprender, Academia do Concurso
Fotos: reprodução/divulgação



 Voltar