Gênio Criador

Lançamento do livro “Interdisciplinaridade – Saberes e fazeres”

Fique por Dentro

 Voltar
23 de Novembro 2014 Lançamento do livro “Interdisciplinaridade – Saberes e fazeres”

A Cabral Editora e Livraria Universitária realizam no dia 26 de novembro (quarta-feira), o lançamento do livro “Interdisciplinaridade – Saberes e fazeres”, iniciativa do grupo de pesquisa em Criatividade e Inovação na Arte, na Ciência e no Cotidiano, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento acontece na Livraria da Vila em Higienópolis, zona oeste da capital paulista, das 18h30 às 21h30. A obra foi organizada pela docente e coordenadora do grupo de pesquisa, Regina Célia Faria Amaro Giora, e conta com a participação de alunos e pós-graduação e professores da Universidade, além de especialistas na área convidados.

O livro tem como proposta estimular a reflexão e discutir sobre a teoria e a prática da interdisciplinaridade – que converge duas ou várias áreas do conhecimento e disciplinas para formar profissionais com visões mais amplas – nas universidades brasileiras, bem como em ambientes corporativos e institucionais. Segundo a organizadora, as primeiras iniciativas dessa linha de pesquisa surgiram na França e na Itália na década de 1960, multiplicando-se pelo mundo em diversas tendências. No Brasil, emergiu principalmente entre as décadas de 1970 e 1990. Os programas interdisciplinares na pós-graduação foram os que tiveram maior crescimento nos últimos anos e atualmente abriga 296 programas, que são subdivididos em quatro câmaras: Meio Ambiente & Agrárias; Sociais & Humanidades; Engenharia, Tecnologia & Gestão; e Saúde & Biológicas.

A obra aborda também os motivos que levaram ao crescimento deste conceito, as diversas teorias aplicadas, o que diz a legislação brasileira, e um panorama completo sobre o que existe de inovador e criativo nos programas interdisciplinares em diferentes regiões do País. Segundo a professora Cleusa Sakamoto, uma das especialistas que participam da obra, a Interdisciplinaridade pode resultar em produtos inovadores híbridos, que associam de modo surpreendente diversos campos de conhecimento e que podem, consequentemente, gerar diversas possibilidades. “A área de Pesquisa Interdisciplinar pode trazer ganhos significativos na produção científica em suas aplicações, já que tem a oportunidade de gerar grandes saltos nos avanços do conhecimento das tecnologias”, explica a psicóloga.

Para quem trabalha ou apenas se interessa por propostas interessantes para o universo da produção de pesquisas, este livro é um prato cheio para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

A Livraria da Vila fica no Shopping Pátio Higienópolis, na avenida Higienópolis, 618 – Higienópolis – São Paulo – SP.

Voltar