O que podemos fazer por você e seus projetos?

Com compromisso de qualidade e inovação oferece serviços de revisão, diagramação e consultoria na produção textual, projetos editoriais de Teses, Dissertações, TCCs para livro impresso e digital, produção de Grupos de Pesquisa, apoio a material didático.

livros para organizar a vida no ano novo

10 livros para organizar a vida no Ano Novo

Obras trazem inspirações e dicas para criar bons hábitos, enfrentar desafios e ajudar em diversas áreas da vida

Por Danilo Moreira

Quando chega aquele momento do fim de ano, é comum que reflitamos sobre nossas conquistas e façamos promessas para o ano seguinte, envolvendo resoluções em áreas da vida como saúde, finanças, profissão, amor...

Para te ajudar a organizar a vida no próximo ano, a Gênio Criador Editora elencou alguns livros com trazem propostas para repensar algumas áreas da vida, como saúde, finanças, gestão do tempo, carreira profissional, criatividade, dentre outras.

Confira a seguir:

1. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Na obra, o professor de psicologia e relações públicas norte-americano, que venceu o Nobel de Economia 2002, aborda sobre duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional. Já a outra é mais devagar, deliberativa e lógica.

Segundo Kahneman, esses dois formatos do pensar influenciam os nossos julgamentos e tomadas de decisões. O especialista então analisa as capacidades extraordinárias e defeitos nesse caminho.

Assim, o autor trata sobre questões como a aversão à perda, a dificuldade de prever o que nos fará felizes no futuro e de identificar os riscos no trabalho e em casa. O especialista também traz insights práticos e técnicas para tomarmos decisões mais assertivas.

No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Objetiva em 2012, com tradução de Cássio de Arantes Leite.

2. Café com eficiência: uma história sobre a diferença entre trabalhar muito e ser produtivo, de Chuck Martin

Bill Taylor foi promovido a um cargo de liderança onde trabalha. Após isso, o executivo é praticamente “engolido” pela nova função, dedicando-se a ela até tarde da noite. Mesmo com esse esforço, não consegue entregar resultados.

Em meio ao desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional, surge um personagem importante na história, o “professor”, lhe faz um convite: “vamos tomar um café?”. Ele acha absurdo a princípio, mas aceita. É por meio desse encontro que o autor Chuck Martin compartilha conosco algumas orientações e reflexões para uma produtividade efetiva.

Dessa forma, o livro pode auxiliar na reflexão sobre rumos de carreira e ressignificar perspectivas profissionais. No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Sextante em 2008, com tradução de Cintia Braga.

3. Faça tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada, de Jake Knapp e John Zeratsky

Quem nunca já planejou fazer algo em certo dia, mas chegou o anoitecer e o que sobrou foi a sensação de não ter feito nada?

Nesse livro, os especialistas reuniram táticas em uma estrutura diária de quatro passos de forma que qualquer pessoa possa esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática e assertiva.

Um dos pontos de destaque do livro é como usar a tecnologia a favor do seu tempo, afinal, não são raras as situações que o seu mau uso pode comprometer a sua produtividade.

No Brasil, a obra foi lançada pela Intrínseca em 2019, com tradução de Jaime Biaggio.

4. O catador de sonhos, de Geraldo Rufino

A obra conta a trajetória do homem que começou a vida como catador de lixo e hoje é presidente da distribuidora de peças de caminhão JR Diesel, com faturamento anual acima de 50 milhões por ano.

Por meio dos desafios que enfrentou, como o fato de ter quebrado seis vezes, Rufino explica como conseguiu se reerguer com elementos como, por exemplo, trabalhar o espírito e a mente.

O livro pode trazer lições quem pretende empreender no ano que vem ou ser uma forma de inspirar quem teve um período difícil nos negócios, mas precisa seguir em frente.

A biografia foi publicada em 2015 pela Editora Gente.

5. Da favela para o mundo, de Edu Lyra

É a biografia do fundador do projeto Gerando Falcões, conhecido ecossistema de desenvolvimento social e empreendedorismo em comunidades brasileiras.

Lyra viveu a infância em um barraco, numa favela de Guarulhos, e vivenciou diversas das dificuldades que permeiam a vida de moradores de periferias Brasil afora, mas conseguiu escrever uma história diferente, chegando a ser selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo.

Livros para organizar a vida

O livro traz uma história de inspiração de quem vem da comunidade, em um país desigual, promovendo reflexões sobre como superar desafios e de que forma fazer a diferença na sociedade.

A obra foi publicada em 2018 pela Buzz Editora.

6. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos, de Thais Godinho

A autora é uma personal organizer brasileira, que criou o blog Vida Organizada em 2006, após descobrir sua paixão por organização e produtividade.

A obra foi o primeiro livro que a especialista lançou, consolidando dicas sobre como organizar a casa, o trabalho e de todos os itens fundamentais para tornar a rotina mais tranquila e o uso do tempo mais equilibrado.

O trabalho foi lançado em 2014 pela Editora Gente.

Além desse livro, a autora também publicou outros recortes dentro das abordagens que costuma fazer em seu blog por meio dos livros “Casa organizada” (2016) e “Trabalho organizado” (2018).

7. 1000 dicas para administrar melhor a sua vida, de Jamie Novak

Lançado há quase 15 anos, o livro da personal organizer norte-americana já é um clássico sobre organização de tarefas e compromissos do dia a dia.

A obra traz várias dicas de organização, desde como arrumar pertences, de que forma se preparar para fazer compras e compromissos pessoais.

O livro é voltado especialmente para quem vive equilibrando tarefas como pratos, oferecendo um caminho para botar ordem na rotina e no ambiente doméstico.

No Brasil, a obra foi publicada em 2008 pela Editora Prumo.

8. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg

Nesse livro, o repórter investigativo do The New York Times, Charles Duhigg, analisa o funcionamento dos hábitos e como podemos transformá-los.

O autor traz casos que ajudam a refletir sobre os impactos dos hábitos na saúde, produtividade, estabilidade financeira e em outros aspectos da vida.

Por meio desses exemplos, o livro busca compreender porque algumas pessoas têm dificuldades em mudar um hábito, enquanto outras conseguem mudá-lo como se desligasse um interruptor.

Best-seller mundial, no Brasil, a obra foi lançada em 2012 pela Editora Objetiva, com tradução de Rafael Mantovani.

9. Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi

Nessa obra, o consultor brasileiro, famoso pelo livro “Casais inteligentes enriquecem juntos” traz diversas dicas de como gerenciar o próprio dinheiro, equilibrar as finanças e planejar um futuro mais rentável.

O autor ajuda a realizar um diagnóstico da sua situação atual, analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos de melhora.

Cerbasi também esclarece algumas dúvidas comuns como investimentos, gestão de dívidas e de que forma utilizar crédito a seu favor.

O livro foi publicado pela Editora Sextante em 2015.

10. Me Poupe! – 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

Criadora do Me Poupe!, famoso canal brasileiro de finanças no YouTube, Nathalia Arcuri é referência em organização financeira.

Nesse livro, a consultora traz dez dicas simples sobre como economizar no dia a dia, como encarar crises econômicas e quais são os melhores e piores investimentos – tudo com sua didática que mistura humor, simplicidade e clareza nas palavras.

Arcuri também traz orientações sobre como fazer renda extra, cultivar hábitos financeiros saudáveis e identificar armadilhas contra o seu bolso.

O livro foi lançado em 2018 pela Editora Sextante, mas é possível encontrar disponível a versão atualizada em 2020.

Esperamos que esta lista que ajude a investir em novos projetos, hábitos e motivações para o próximo ano!

Neste ultimo blog post do ano, a Gênio Criador Editora aproveita para agradecer de coração aos leitores pelo crescimento do blog, o carinho recebido e a credibilidade dada aos nossos conteúdos.

Aqui acreditamos que o conhecimento e os livros podem ajudar as pessoas a fazerem a diferença para si mesmas e o mundo.

Boas Festas!

Gostou da matéria? Compartilhe nas mídias sociais através dos botões abaixo.

Com informações de: Nova Escola, A Gazeta (ES), Vida Simples, Cria UFMG, Livro e Café

Fotos: Pixabay

Blog Gênio Criador

Fique por dentro das novidades e conteúdos atualizados e importantes sobre criatividade, atualidade e o mundo editorial.

Faça a diferença e multiplique!

Busca