Gênio Criador

Possibilidades criativas do ciberespaço são temas de debate

Desperte seu Potencial

 Voltar Possibilidades criativas do ciberespaço são temas de debate

Por Danilo Moreira

A variedade de culturas na capital paulista é pano de fundo para o debate intitulado “Criatividade e Ciberespaço – hibridismo além de muros em São Paulo” – tema de discussão proposto pela pesquisadora em Criatividade Cleusa Kazue Sakamoto com a professora e pesquisadora em Cultura e Arte Janaína Tcheina Antunes. O objetivo é ilustrar e refletir acerca da influência dos meios digitais nas formas de expressão da criatividade do homem contemporâneo, tendo como principais características a convergência dos ambientes concretos com o ciberespaço.

O titulo do debate é o capítulo produzido pelas duas pesquisadoras para o livro “Diversidade Cultural e Criatividade”, trabalho conjunto do Grupo de Pesquisas sobre Criatividade na Ciência, na Arte e no Cotidiano, coordenado pela professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Dra. Regina Célia Faria Amaro Giora, que também é organizadora do livro. A obra contou com a colaboração de outros pesquisadores convidados e foi publicado pela Cabral Editora. Para saber mais, confira a matéria especial que o Gênio Criador produziu sobre o livro clicando aqui.

Uma das características marcantes da sociedade contemporânea é a sua atuação por meio do ciberespaço, que modificou as relações das pessoas porque eliminou as distâncias geográficas e transformou as características da comunicação que se tornou instantânea. “O ciberespaço é um ambiente que nos traz muitos ganhos em termos de conteúdo informativo e que revolucionou modos de ser e de relacionamento para o ser humano na atualidade”, afirma Cleusa.

De acordo com as autoras, a comunicação em tempo real também trouxe ao cidadão, novos meios de mobilização e potencializou seu poder de participação social, alterando sua dependência das mídias tradicionais. Tais fatores ampliaram as possibilidades de criação, bem como o poder de divulgação e conexão para pessoas que vivem a milhares de quilômetros de certos polos. A cidade de São Paulo, a mais importante da América do Sul, é marcada pelo hibridismo de culturas, fruto das populações que recebeu ao longo dos anos, sendo um lugar privilegiado de turismo e um destino bastante procurado na América Latina por múltiplos interesses. Tais fatores contribuem para que a megalópole seja um grande palco criativo e um exemplo singular de ambiente estimulador da criatividade.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo, que apresenta uma discussão sobre este conteúdo.

Foto: Free Images 

Vídeos





 Voltar