Gênio Criador

Diversidade cultural brasileira e criatividade são temas de novo livro

Desperte seu Potencial

 Voltar Diversidade cultural brasileira e criatividade são temas de novo livro

Por Danilo Moreira

O Brasil é um país rico em diversidade cultural, fruto da intensa miscigenação de povos que compõe o seu DNA. Para entender sobre a importância e a potência deste legado em nosso cotidiano, o grupo de pesquisa Criatividade na Ciência, na Arte e no Cotidiano, da Universidade Presbiteriana Mackenzie publicou pela Cabral Editora o livro Diversidade Cultural e Criatividade. A obra tem como objetivo discutir a importância das diversas culturas existentes na sociedade contemporânea e sua influência na criatividade como fator transformador. O pano de fundo é a cidade de São Paulo, que historicamente atraiu e continua atraindo diversos povos e, desta forma, tornou-se um local de convergência de culturas e um importante cenário criativo da América Latina. A obra foi lançada no dia 18 de novembro na Livraria da Vila (Shopping Higienópolis), localizado na capital paulista.

Sob a coordenação da professora doutora Regina Célia Faria Amaro Giora, o livro é uma coletânea dos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa, composta pela organizadora do livro, alunos do Programa de Pós-Graduação do Mackenzie e pesquisadores convidados. A obra é um dos quatro pilares da Declaração Universal da Diversidade Cultural, promulgada pela UNESCO - ONU, em 2002, e compreende os artigos 7º (“O Patrimônio cultural, fonte de criatividade”), 8º (“Os bens e serviços culturais, as mercadorias distintas das demais”) e 9º (“As políticas culturais, catalisadoras da criatividade”).

A professora doutora Cleusa Sakamoto é uma das colaboradoras do livro com o capítulo “Ciberespaço: Hibridismo além de Muros em São Paulo”, escrito em parceria com a Professora Mestre da PUC-SP Janaína Tcheina Antunes. “Faço parte deste grupo há quatro anos e este é o quarto livro que integro. É interessante participar desta equipe que busca estudar a Criatividade e ampliar e aprofundar seu conhecimento”, afirma Cleusa. A pesquisadora reforça que o estudo do assunto é importante para compreender a natureza humana, o processo evolutivo da convivência em grupo e, desta forma, entender e buscar soluções criativas para os problemas atuais como os preconceitos, por exemplo.

O livro também é um convite para entender o potencial da diversidade cultural brasileira, fruto da miscigenação e da tradição do País em ser um polo de recepção de imigrantes. “Essa mistura é o cerne do povo brasileiro. Temos que ter convicções afetivas de que as nossas diferenças somadas nos enriquecem e constituem um misto que compõe a nossa identidade”, reforça Cleusa.

livro

O livro Diversidade Cultural e Criatividade está disponível em livrarias pelo País. Você também pode comprar pelo site da Cabral Editora e Livraria Universitária, clicando aqui.

Fonte: Cleusa Sakamoto, Cabral Editora
Foto: Divulgação



 Voltar