Gênio Criador

ArtBio 2014 apresenta a curiosa parceria entre arte e ciência

Desperte seu Potencial

 Voltar ArtBio 2014 apresenta a curiosa parceria entre arte e ciência

Por Danilo Moreira

A expressão da criatividade pode se apresentar em diversas áreas, inclusive aquelas que para o senso comum são “inimagináveis”. Imagens feitas em pesquisas de laboratório, por exemplo, podem ser consideradas obras de arte e expressões estéticas, que levam a ciência a outros patamares surpreendentes. É o que propõe a ArtBio 2014.

Organizada por um grupo de pesquisadores e cientistas, trata-se da 1º Mostra de Arte Científica Brasileira, que pretende expor curiosas imagens feitas por pesquisadores e que mostram a fascinante relação entre ciência, conhecimento e arte. A ideia, segundo o site da organização, é revelar imagens que se destaquem não só pelo seu valor científico, mas também pelos seus aspectos educacionais, estéticos e artísticos, podendo ser contempladas fora do seu ambiente de produção e podendo criar maior vínculos entre ciência e a sociedade.

Segundo o regulamento do site, o tema é livre e não há qualquer restrição de técnica. Serão aceitas para a seleção imagens fotográficas, micrográficas, imagens de sensores, de instrumentos ópticos, eletromagnéticos e eletrônicos, microscópios, telescópios, satélites, raio x, ultrassom, ressonância magnética e instrumentos similares, que tenham sido produzidas por pesquisadores de qualquer disciplina cientifica. As obras passarão por um júri especializado, que fará as avaliações com base nos seguintes critérios: originalidade, conteúdo de informação, proficiência técnica e impacto visual.

Poderão participar do concurso pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no país, estudantes de graduação, pós-graduação, docentes dos diversos graus de titulação. Os trabalhos de contratados ou estagiários de laboratórios ou centros de pesquisas de empresas e instituições públicas ou privadas também serão aceitos. O tema é livre e cada participante poderá inscrever até cinco imagens que sejam visualmente atraentes e que tragam uma proposta original. Os arquivos serão aceitos nos formatos JPG, TIFF ou Bitmap com até 10MB de tamanho. Os materiais precisam ser descritos com uma legenda de até 100 palavras contendo informações como o nome do autor ou equipe, local de trabalho, e-mail, endereço e telefone para contato.

Além de expor as produções científicas como manifestações artísticas, a Mostra também pretende estimular ainda mais a produção de conhecimento e o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, além de divulgar os trabalhos de desconhecidos e consagrados pesquisadores. Outro objetivo é aproximar a ciência da educação e estimular a interação entre pesquisadores, educadores e estudantes, além de potencializar o debate científico.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto e devem ser realizadas no site da ArtBio. A exposição está prevista para o dia 10 de setembro. Para mais informações, acesse o regulamento clicando aqui. A exposição também possui uma página no Facebook que apresenta mais detalhes sobre o conceito de arte científica, expondo inclusive alguns trabalhos consagrados pelo mundo.

Fonte: ArtBio e Ciência Hoje (Facebook)
Foto: Divulgação



 Voltar