Gênio Criador Editora

Livros para inovar

10 livros sobre inovação

Obras tratam sobre a capacidade de inovar em múltiplas áreas e abordagens

Por Danilo Moreira

O que é inovar para você?

É comum que se atribua a inovação a uma capacidade inata, restrita a poucos e que envolve construir algo completamente novo, um “inventar a roda”. Será mesmo?

Para celebrar o mês em que se comemora o Dia Nacional da Inovação (19 de outubro), a Gênio Criador Editora apresenta uma seleção de livros que abordam caminhos para inovar por diversas frentes como nos negócios, na tecnologia e ciência.

As obras trazem perspectivas de diversos especialistas, que contribuem para desmistificar os caminhos da inovação ou apenas inspirar a repensar práticas e possibilidades.

Confira a seguir:

1. O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen

Clássico do universo da inovação, foi lançado em 1997, sendo até hoje um guia relevante para quem deseja inovar nos negócios.

A obra traz exemplos de empresas que, mesmo seguindo uma cartilha de competição, relacionamento com cliente e investimentos em novas tecnologias, perderam a liderança por conta de mudanças e tiveram que se reinventar.

Dessa forma, o autor traz os conceitos de inovação radical e incremental ao empreendedor, além de dicas sobre quando ouvir o consumidor, em qual momento investir em novos produtos e mercados.

No Brasil, é comum encontrar disponível a primeira edição lançada em 2011 pela M.Books, com a tradução de Laura Prates Veiga.

2. De onde vêm as boas ideias, de Steven Johnson

Já parou para pensar sobre quais processos estimulam a nossa criatividade e quais espaços já fizeram história ao gerar níveis impressionantes de inovação e ideias criativas? Como implementar essa “vibe” de criação em nosso cotidiano?

Baseado nessas e outras perguntas, Steven Johnson investiga duzentas descobertas e invenções, traçando sete padrões fundamentais que direcionam os processos de inovação, desenvolvidos pelo homem e pela natureza, que servem como sugestões para inspirar nosso dia a dia.

O autor analisa vários espaços conhecidos como “fomentadores da inovação”, como laboratórios científicos, redes de informação na Internet, mas também traça paralelos interessantes com ambientes naturais como os recifes de coral, as florestas tropicais, dentre outros.

A obra chegou ao Brasil em 2011 por meio da Editora Zahar, com tradução de Maria Luiza X. de A. Borges.

3. Implementando a inovação, da Harvard Business School (vários autores)

Sustentado pela relevância da instituição de ensino norte-americana, o livro faz parte da série “Gestão Orientada para Resultados”, sendo já um clássico da temática da inovação.

A obra traz diversas orientações práticas e ferramentas para quem deseja elaborar modelos de negócios, serviços e produtos diferenciados e lucrativos. Também serve para quem apenas quer aprimorar a eficiência em processos produtivos essenciais, independentemente se ocupa cargo de liderança ou não.

O livro também fornece dicas sobre como administrar altos riscos para obter melhores resultados.

A edição lançada pela Editora Campus (atualmente um selo da Elsevier) em 2007 costuma ainda ser encontrada nas principais lojas.

4. A bíblia da inovação: princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações, de Philip Kotler e Fernando Trías de Bes

Quem estudou Marketing provavelmente já deve ter ouvido falar de Philip Kotler, considerado o “pai” da área.

Nesse livro, o autor, ao lado do escritor e economista Trías de Bes, traz diversas teorias contemporâneas relacionadas à inovação, mas com foco em suas implementações práticas, voltadas para a criação de novos mercados e stakeholders.

Os autores traçam um caminho de gestão onde uma área da empresa dispara o processo de cultura criativa e fomenta toda a cadeia de inovação, passando do atendimento ao cliente à execução de ideias com boas perspectivas de resultados.

No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Lua de Papel (marca do Grupo LeYa) em 2011, com tradução de Carlos Szlak.

5. Inovando no Brasil, de Elisabeth Reynolds, Ben Schneider e Ezequiel Zylberberg

Escrito por autores brasileiros e estrangeiros especialistas em inovação, a obra traz um panorama sobre os sucessos e erros do Brasil na Economia e um estudo sobre o crescimento sustentável nos países em desenvolvimento, apontando a importância do inovar como um elemento de sobrevivência no país.

O livro também traz exemplos de sucesso nos ecossistemas de inovação no Brasil e Estados Unidos, oferecendo diversas orientações como base de apoio para fomentar novas agendas de inovação e enfrentar diversos desafios.

A obra é indicada especialmente para acadêmicos, decisores políticos, gestores e outros profissionais interessados na pauta do crescimento econômico sustentável nos países em desenvolvimento.

A publicação foi lançada em 2019 pela Editora GEN Atlas.

Olho com efeitos gráficos para representar visão inovadora

6. Os inovadores: como um grupo de hackers, gênios e geeks criou a Revolução Digital, de Walter Isaacson

É consenso que, nas últimas décadas, houve muita efervescência em inovação e transformação digital. Mas essa revolução começou há mais tempo e o livro foca nos personagens dessa importante história.

Desde a invenção da lâmpada, até o desenvolvimento dos primeiros algoritmos de programação por Ada Lovelace, Walter Issacson analisa a personalidade de grandes inventores, que há séculos já inovaram ao criar ferramentas para que hoje testemunhássemos a tão falada revolução digital.

Aclamado pela crítica, o livro avalia quais talentos que permitiram aos inventores e empreendedores transformar suas ideias visionárias em realidades revolucionárias, como concretizaram tais avanços criativos e por que alguns foram bem-sucedidos e outros falharam?

No Brasil, o livro foi publicado pela Intrínseca em 2021, com tradução de Donaldson Garschagen e Renata Guerra.

7. Eco-inovação: caminho para o crescimento sustentável, de Reinaldo Dias

Já é consenso entre especialistas de diversas áreas que o mundo enfrenta problemas ambientais graves que já afetam a humanidade, sendo desafios para as empresas que desejam inovar dentro de um caminho sustentável.

Assim, o livro trabalha o conceito de eco-inovação (também denominada como inovação ambiental ou inovação verde), que trata de trabalhar em melhorias na performance ambiental corporativa.

O livro traz reflexões sobre como implementar e sustentar essa política, mostrando que a eco-inovação envolve um compromisso muito maior do que investir em produção industrial sustentável. Também envolve se conectar aos anseios, valores e costumes de consumidores que cada vez mais estão conscientes sobre a valorização do meio ambiente.

Publicada pela Editora GEN Atlas em 2014, a obra é indicada para profissionais envolvidos com pesquisa científica, tecnológica e ambiental, bem como empresários e, estudantes de áreas correlatas.

8. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção, de Reed Hastings e Erin Meyer

Ainda que hoje a empresa de streaming Netflix esteja presenciando uma queda de assinantes e a multiplicação da concorrência, por anos ela foi sinônimo de inovação.

Por meio desse livro, o cofundador e CEO da empresa, Reed Hasting e a especialista Erin Meyer contam sobre os bastidores da construção dessa reputação.

A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos inéditos na obra, Hastings explica como seus princípios controversos tornaram a Netflix um exemplo de inovação e sucesso global.

No Brasil, a obra foi publicada em 2020 pela Editora Intrínseca com tradução de Alexandre Raposo.

9. Criatividade S/A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, de Ed Catmull

Filmes da Pixar, como “Toy Story”, “Monstros S.A.” e “Procurando Nemo” são adorados por multidões no mundo. Mas como a empresa, fundada em 1986 por Steve Jobs e John Lasseter se tornou um dos estúdios de animação mais importantes e lucrativos da atualidade?

Catmull conta essa história, mostrando como a empresa conseguiu revolucionar a indústria de inovação cinematográfica, mostrando que obras consagradas não surgem de ideias geniais, mas são fruto de um método. Por meio do livro, o conteúdo pode servir de inspiração para os negócios.

A obra traz boas práticas relacionadas à gestão de pessoal, processos criativos, tecnologia e também sobre a história da empresa e do cinema de animação.

O livro foi publicado no Brasil em 2014 para Editora Rocco, com tradução de Nivaldo Montingelli Jr.

10. Estudos sobre a Criatividade – Comunicação e inovação em debate, de Cleusa Kazue Sakamoto e Sérgio José Andreucci Junior (orgs.)

Fechamos a lista indicando um livro lançado pela Gênio Criador Editora em 2019. A obra oferece 22 capítulos, escritos por especialistas de diversas áreas e que propõem uma arejada discussão sobre aspectos inovadores e a prática da Comunicação.

Alguns capítulos abordam, por exemplo, novos conceitos como o Nobrow na área de Comunicação, o uso dos algoritmos nos serviços colaborativos, a hiper-comunicação e a Pedagogia do Silêncio, a Educação Transmídia e outras temáticas que engendram o debate da inovação.

O livro é indicado para pesquisadores de diversas áreas e entusiastas em criatividade e inovação, trazendo diálogos por meio de diversas perspectivas multidisciplinares, propondo novas associações de ideias e fomentando insights tanto para pesquisa quando para práticas inovadoras.

O livro pode ser adquirido em nossa loja.

Essa foi a nossa lista de livros sobre inovação. Esperamos que essas obras te inspirem, não importa a área que você atue ou os sonhos que possua. Ler livros é um ótimo começo para cogitar a busca de mudanças criativas e inovadoras. Boa leitura!

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Com informações de: Distrito (Blog), Aevo (Blog), Voitto (Blog), GEN.Negócios & Gestão

Fotos: Pixabay

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